Pegadas de Jesus

Pegadas de Jesus

segunda-feira, 21 de junho de 2010

CONVIVER COM AS DIFERENÇAS


Imagem da Net


Todos somos diferentes. Nenhum ser humano é igual. E talvez a beleza da vida consista mesmo na diversidade. Cada pessoa pensa diferente, escreve diferente, tem comportamento diferente, preferência diferente, enfim...
A troca de experiências, com pessoas diferentes, nos enriquecem, certamente.
Diz-se que, o convívio com as diferenças, são primordiais para a evolução espiritual, o aprendizado, mas, às vezes, eu acho controverso esse entendimento, pois, existem diferenças e “diferenças”.
Quando esse convívio acontece com pessoas civilizadas, imperam o respeito, a liberdade de expressão, o diálogo, as concessões, renúncias, então há uma oportunidade de crescimento, de agregação de valores, mas, quando somos obrigados a conviver com pessoas brutas, orgulhosas,egoístas, mimadas, oportunistas, interesseiras, arrogantes, e dissimuladas, com valores completamente opostos aos nossos, a vivência passa a ser conflitante e desesperadora. O máximo que conseguimos ser, é tolerantes.
Para se conviver com este tipo de diferença, é preciso muito amor. Normalmente são pessoas grosseiras, indelicadas, inoportunas, que não sabem ouvir, dialogar, não fazem concessões, não respeitam, são inconseqüentes, e só enxergam no outro, aquilo que lhes interessa. Não têm noção do que significa interagir.
Mesmo quando amamos, somos limitados, e penso que ao invés de evoluirmos, a convivência com pessoas assim, pode até nos prejudicar, pois, não é saudável, nem agradável, e nos conduz a emoções às vezes indesejáveis, como a raiva, a decepção, a frustração, e tantos outros sentimentos negativos.
Penso que eu ainda não evoluí o bastante para vivenciar uma experiência dessa, e aprimorar minhas virtudes, principalmente a da paciência. Arre!!!

3 comentários:

Pati Araújo disse...

Oi Socorro, bom dia!

Vixe... que eu também não tenho paciência não!
Convivo bem com Lua e mãinha porque nos parecemos muito, mas, já tem umas pessoas na família que só deixo pra ver nas quatro festas do ano, e olhe lá!
Considero muito importante essa percepção de que algumas pessoas fazem vir à tona o nosso melhor, mas, em contra partida, existem as que além de trazer à tona o nosso pior ainda alimentam em nós esse mau sentimento, essas, confesso, prefiro nem ver...
Preciso mesmo é fazer um curso intensivo de tolerância *rsrsrs*
Socorro que vc e sua família sejam felizes, uma ótima e abençoada semana pra vcs!

Beijos :]

Regina Coeli disse...

Olá Socorro,
As diferenças nós fazem ampliar nossos horizontes e aceitação quando há realmente o respeito...
Caso contrário fica muito díficil a convivência.
Precisamos trabalhar no dia-a-dia sobre os nossos preconceitos, esses sim muitas vezes nos impedem de conhecer o outro lado da moeda.
Beijos no seu coração,
Regina Coeli

Regina Coeli disse...

Olá Amiga Querida,
Como você eu já passei pela angústia e tristeza de ver uma enchente em 1979.
Minha casa foi invadida por 1,80m de água e todos os pertences foram danificados pela água e que sobrou não funcionava mais e das roupas de cama, mesa, banho e pessoais,não saia o mau cheiro impregnado, pois fcamos sem poder voltar a casa por 10 dias e ai tudo apodreceu...
Um caos e posso imaginar o sofrimento e desolação desse povo guerreiro que está sofrendo com os prejuízos causados pelas chuvas em excesso.
A natureza tem cobrado seus espaços e a cada dia nos cobra os estragos que temos feito nela...
Graças a Deus que tudo está bem com você e o marido, vamos rezar!!!
Beijinho afetuoso.
Regina Coeli