Pegadas de Jesus

Pegadas de Jesus

segunda-feira, 19 de julho de 2010

EU SOU O CHEFE, E AGORA???


Parte da Equipe do Sopol/Campina Grande (2ª Fila)


Sempre trabalhei na área de Gestão, desde o início da minha vida profissional, porque optei, porque gosto, e porque tenho lá algumas habilidades.
Em 2002 fui convidada para assumir uma função de chefia, e aceitei, mais por consideração, pois, é coisa que não aprecio. Na verdade, fui pega no laço.
Minha antecessora era uma pessoa bastante segura, experiente, influente, reconhecida, e isto, de certo modo, me deixava temerosa, tendo em vista a responsabilidade que estava sendo depositada em minhas mãos.Conversei com ela sobre meus temores, e ela, em outras palavras, me disse mais ou menos assim: cada pessoa tem o seu próprio brilho, ninguém ofusca ninguém, utilize os seus métodos. E foi o que fiz.
Pensei em dar à minha gestão, a minha cara. Lembrei de todos os chefes que eu já tivera na vida, e escolhi como modelo aqueles que me marcaram. Cheguei com humildade, e decidi que trataria gente como gente, e o resto ganharia como acréscimo. Acertei.
Reuni a equipe, conversei com todos, sobre quais as minhas perspectivas e objetivos, me coloquei à disposição de todos, facultei a palavra a cada um, para que pudessem dar opiniões, sugestões, idéias, críticas, e principalmente soluções. E isso passou a ser uma rotina. Conquistei a equipe, que passou a ter confiança em mim, pois, sabiam que podiam contar comigo, que não estaríamos sós. Escolhemos um lema: Um por todos, e todos por um, assim como os Mosqueteiros.
A equipe se comprometeu de tal maneira que, o problema de um, era de todos, e havia sempre disponibilidade e companheirismo.
O trabalho era árduo, pois, fazíamos a logística da Unidade, e logística, é uma área diversificada, imprevisível, dinâmica, estressante, e pouco valorizada, mas nos motivávamos uns aos outros. Aquilo que decidíamos em nossas reuniões, sempre saía do papel, se concretizava, e era muito gratificante pra mim, pois, detesto reuniões infrutíferas, onde o mesmo blá, blá, blá... se repete por sucessivos encontros. Só não fazíamos, aquilo que não estava ao nosso alcance.
Foi uma experiência marcante na minha vida, uma lição de superação, pois, me saí melhor que a encomenda.
É claro que nem tudo foi um mar de rosas, tivemos problemas, dificuldades, e trabalhar com gente é sempre muito delicado. Decerto, não agradamos a gregos e troianos, pois, às vezes, uma decisão nossa vai de encontro aos interesses alheios, mas, me sinto privilegiada, uma vez que sei ter atendido meus objetivos, e principalmente, os objetivos da Instituição. Nossa equipe fez um bom trabalho. A evidência maior desse resultado positivo são meus próprios colegas, hoje amigos, que vivenciaram, por aproximadamente cinco anos, uma gestão de compromisso, responsabilidade, mas, acima de tudo, de harmonia e respeito de uns para com os outros.
O conselho que dei ao meu sucessor, quando, a pedido, me desliguei das atividades nessa função, foi: Conquiste a equipe, cuide bem dela, e você jamais estará sozinho.
Agradeço a todos os meus amigos, daquela equipe maravilhosa, do Sopol de Campina Grande/PB. Valeu, gente! Vocês estarão sempre na minha melhor lembrança.



4 comentários:

Anônimo disse...

Oi, Socorro, é assim mesmo, a independência e a autenticidade precisam estar ao nosso lado, senão, nada funciona. Ótimo conselho e um lindo trabalho que ve demonstrou aqui. Quando valeu a pena, a gente sempre lembra.
Beijos pra ti, ótima semana. Já voltei da serra, mas que frioooooo...

Vanessa disse...

Amiga é você,que me faz feliz
Com suas amais visitas.
Amiga é você ,que oferece flores.
Quando espinhos me ve colher.
Amiga é você, que acompanha .
Amiga é você,que aconselha.
Quando alguem me faz chorar.
Amiga é você ,que nunca me deixa sózinha.
È vocÊ amiga ,que me segue sempre.
Tem na sala para você,
Um presente de amiga especial.
Um feliz dia do amigo.
Hoje e sempre,
Evanir
www.fonte-amor.zip.net
Estou aqui atravez do blog do meu amado ,Everson.
Estou seguindo seu blog , convido você a seguir o meu .
Beijos

*** Cris *** disse...

Belíssimso conselho querida.
Obrigada pelo carinho, feliz dia do amigo pra vc tb!

marinaebrunaartes disse...

Ola!
Obg e tb retribuio dia do amigo!!
Gostei de ler o q aqui escreveu e vemos que foi a melhor decisao que tomou e q tudo correu bem!!bjinhos e seja feliz!!
Marina