Pegadas de Jesus

Pegadas de Jesus

sexta-feira, 8 de outubro de 2010

ADEUS, PROFESSOR ULISSES!


Maestro Ulisses, à frente da Banda de Música

Professor, maestro, músico renomado. Respirava música, e com ela preencheu cada espaço de sua vida .Ulisses de Souza Lima, faleceu, aos 96 anos, no dia 12 de setembro próximo passado. Saiu da vida e entrou na história, dada a importância do seu trabalho na cultura de Pernambuco, mas, especialmente, de Belo Jardim, considerada a Terra dos Músicos.
Tive o privilégio de ser sua aluna, quando no período de 5ª a 8ª séries, na Escola Estadual Frei Cassiano de Comachio, em Belo Jardim-PE, tínhamos música na grade curricular.
Adorava suas aulas.As turmas, em média, eram formadas por 45 a 50 alunos, e juntos, cantando, parecíamos um imenso coral. Cantávamos, além dos hinos nacional, de Pernambuco, de Belo Jardim e da escola, alguns clássicos do cancioneiro nordestino, como Asa Branca e Luar do Sertão, de Luiz Gonzaga.
O professor Ulisses era exigente. Muitas e muitas vezes, quando cantávamos, em suas aulas, ele nos fazia recomeçar para corrigir os erros. Nós não percebíamos nada, mas ele, colocando sua mão em forma de concha por trás da orelha, percebia que alguém ali, entre nós, desafinara, e com sua voz firme determinava: pára, pára, pára... tem alguém desafinando. E não precisava de muito esforço pra descobrir o infeliz que destoara, hehehe, e como nos divertíamos com isso! Repetíamos inúmeras vezes o mesmo trecho da música, até nos aproximarmos da perfeição.
Periodicamente ele fazia testes, para selecionar pessoas, para participar do coral da escola, ou da cidade, que ele regia. Era um verdadeiro tormento pra mim. Ele saía de carteira em carteira, ouvindo cada um. Eu, particularmente, nunca fui aprovada num teste pro Coral, pois, era impossível passar no teste, de tão nervosa que ficava (não só por isso, hehehe).
Quanto à música, tive o privilégio de vê-lo discorrer com paixão, sobre o que tanto amava, o que corria-lhe nas veias, o seu maravilhoso dom.
De música, tudo que consegui aprender, foi identificar a pauta, a clave de sol, e as sete notas musicais (e isso me lembrará pra sempre dele), mas, foi um enorme prazer ter vivido essa experiência.
Creio que música é um dom, a pessoa já traz consigo, pois, quem não tem esse talento dificilmente torna-se um bom músico. Pode até arranhar, fazer barulho, mas, nunca composições harmoniosas, como fez o mestre Ulisses, a quem eu presto essa singela homenagem, pela pessoa humana, pelo profissional, mas, acima de tudo por ser um ícone na história da música de Belo Jardim, minha cidade natal.
Obrigada, professor, pelo legado que nos deixou. Com certeza, um lindo coral de anjos, ficará feliz em recebê-lo, para embelezar ainda mais a morada celestial.



Pauta da música Asa Branca, em homenagem ao professor Ulisses

Imagens da Net (Google)

10 comentários:

Deia disse...

Querida Socorro, justa homenagem a quem lhe influenciou e lhe passou lições importantes para a vida. O céu tem um regente de peso a seus serviço agora! Um beijo, Deia.

Nilce disse...

Belo reconhecimento e homenagem a alguém tão importante e especial, Socorro.
Que bom que você teve a oportunidade de conhecê-lo bem e dele ter feito parte da tua vida.

Bjs no coração!

Nilce

José disse...

Olá Secorro!
E muito bonito homenagear alguém, que de alguma maneira marcou a nossa vida positivamente.
Como diz e muito bem o professor saiu da vida, mas entrou na história, os artista nunca morrem completamente.
Secorro tive aqui a ver e ainda não sou seu seguidor,não era!

bom fim de semana,
beijinho,
José.

sonho disse...

É sempre glorioso homenagear pessoas que de uma forma ou de outra foram importantes...ao longo da nossa vida...
Beijo d'anjo

welze disse...

que linda homenagem, querida. uma grande perda, sem dúvida. junto meus sentimentos aos seus. nossos queridos mestres estão nos deixando orfãos. mas com certeza engrandecem o céu com sua sabedoria, amizade e carinho. Não o conhecia, mas percebi em suas palavras, a perda que a música sofreu.

chica disse...

Linda homenagem a esse maestro que foi tocar em outro lugar!beijos,chica

Lidia Ferreira disse...

Minha querida amiga,
Linda homenagem, existem pessoas que marcam a nossa vida
bjs

Manuela Freitas disse...

Olá querida Socorro,
Um grande homem sem dúvida e com merecida homenagem.
Eu gostava muito de ter aprendido´algum instrumento, porque considero que as pessoas que vivem no mundo da música, vivem com mais magia.
Beijinhos,
Manú

Flor de Lótus disse...

Mais uma estrela que brilhará no céu e fará muita música boa por lá também.Vá em paz...
Beijos

Silenciosamente ouvindo... disse...

Bonita homenagem.
Um beijo./Irene