Pegadas de Jesus

Pegadas de Jesus

segunda-feira, 4 de outubro de 2010

ALTO DO MOURA - CARUARU/PE



O Alto do Moura é um bairro do município de Caruaru, capital do agreste pernambucano, localizado a cerca de 135 km do Recife. Reconhecido pela Unesco como o maior Centro de Artes Figurativas das Américas. No Alto do Moura, praticamente toda casa é ateliê, e todo morador é artesão.
A arte do barro, passada de geração para geração, retrata cenas do cotidiano e dos costumes do povo nordestino. Mestre Vitalino, que começou a modelar bonecos aos seis anos de idade, foi o primeiro artista da comunidade a ganhar fama nacional e internacional. Hoje, a cerâmica figurativa e utilitária do Alto do Moura ultrapassa as fronteiras do país. (fonte:
Imaginário Pernambucano).
Considerado pela UNESCO - O maior Centro de Artes Figurativas das Américas, é o Alto do Moura uma comunidade de artistas. Distante 7 Km do centro da cidade de Caruaru, este povoado concentra mais de 1.000 artesãos que moldam dia-a-dia o homem nordestino, levando nossa cultura até os pontos mais distantes do nosso planeta. Lá, cada residência se transforma em ateliê, envolvendo toda a comunidade local, desde o mais simples ajudante àqueles que moldam o barro transformando-o em arte. Hoje, arte e artesãos vêem suas peças ultrapassarem as fronteiras do país, retratando uma terra, sua cultura, seu povo, sua gente. (Fonte: Prefeitura Municipal de Caruaru)











Museu Mestre Vitalino


Artesã




Fonte: Net

4 comentários:

Misturação - Ana Karla disse...

Socorro esse Alto do Moura é arretado mesmo!
Tenho ótimas recordações em fotos e sempre que posso apareço por lá.

No colégio dos meus filhos, eles fizeram um passeio pra lá e meu mais velho adorou. Claro!!!

Boa semana!

Xeros

Deia disse...

Socorro, sou apaixonada pelas figuras de barro! retratam o povo, retratam nossa história, resgatam a nossa dignidade!! Que belo post! Adorei! Um beijo, Deia.
PS: O Rumo fez, pela primeira vez, um selo próprio, inspirado nessa minha viagem. Como você gentilmente participou da brincadeira de Marco Polo, venho lhe oferecer esse carinho! Um beijo!

Pati Araújo disse...

Oi Socorro, bom dia!

Adoro os bonecos de Vitalino, são tão lindos, bem feitos e originais, uma marca registrada do nosso Nordeste. Amei as fotos!

Beijos :)

Nilce disse...

Ah, esse "Brasilzão" é cheio de maravilhas.
Adorei tudo, mas a casinha, a Santa Ceia e essa menininha me encantaram.
Obrigada por compartilhar, Socorro. Adorei!

Bjs no coração!

Nilce