Pegadas de Jesus

Pegadas de Jesus

segunda-feira, 25 de outubro de 2010

PORTO DE SUAPE - PE


Imagem do Porto de Suape (Fonte: Google)


Olá, amigos!

Gostei do texto abaixo, e quero compartilhá-lo com vocês, tendo em vista a importância de conhecermos o que existe de bom no Brasil.


O porto de Suape representa hoje a maior aposta de desenvolvimento do estado de Pernambuco, assumindo papel estratégico na captação de novos investimentos. É um porto de enorme potencial na logística moderna do transporte aquaviário, já tendo apresentado nos últimos cinco anos a maior taxa de crescimento no montante de carga movimentada entre os demais portos do país. Foi classificado pelas revistas Exame e Veja como o maior ‘pólo de investimento’ (ed. 07/04/2008) e ‘canteiro de obras’ (ed. 23/07/2008) do país, respectivamente. A COPPEAD/UFRJ (2008) classificou-o como o melhor porto público do país. E, de longe, representa o maior investimento do Governo Federal no estado.

Suape possui localização central em relação ao nordeste do país e América Latina; é um porto industria, com enorme retroárea para instalação de complexo industrial (superior a 6 mil hectares); apresenta águas profundas (calado operacional de 15,5 m), modernas instalações portuárias e modelo de exploração econômico (privatizado), que, cada vez mais, atraem novos investimentos na área portuária e industrial.

Em uma estratégia planejada pelos armadores internacionais, Suape passou a ser visto como o porto que poderia realizar, na Costa Atlântica da América do Sul, as operações de "transhipment" para todo o nordeste e parte do país (baldeação de cargas de navios de grande porte, full-containers de 4ª geração, para navios de menor porte).

Com os grandes investimentos estruturadores em curso, na área de refino de petróleo, industria petroquímica (PET, PTA e filamentos de poliéster-POY) e naval, o porto se encontra em posição estratégica para captação de novos investimentos não apenas no âmbito nacional, mas global. O projeto Suape Global, desenvolvido pela UFPE, visa transformar o porto em um pólo nacional provedor de bens e serviços para o setor de petróleo, gás natural, offshore e naval. Atualmente, Suape já concentra o maior moinho de trigo da América Latina; o maior estaleiro do hemisfério sul e a maior fábrica de PET do mundo (em um mesmo sítio).

Diante destes novos investimentos, estimados na ordem de U$ 15 bilhões, com prazo de conclusão para os próximos dois anos, o porto passará por uma verdadeira explosão de crescimento, com taxas bem superiores aos últimos anos. O reforço da estrutura aduaneira no porto torna-se imprescindível, de forma a dotá-la de capacidade de atendimento à crescente demanda, dentro da celeridade e segurança fiscal necessários.

Eni Sávio Nunes dos Santos - Inspetor de Alfândega do porto de Suape

11 comentários:

Nilce disse...

Nossa Socorro, não sabia da importância deste porto. Também já tinha ouvido falar, mas você fez um post muito bom. Adorei saber.

Ah, encontramos um casal de Recife lá em Blumenau, acredita? Fizemos amizade e trocamos telefones. Genial né? E tanta gente se desfazendo. Eu hein?
Obrigada pelo carinho.

Bjs no coração!

Nilce

Thais disse...

navegando pelo blog do ronda, encontrei o seu e nao pude deixar de me surpreender quando vi de onde vc é: Belo Jardim. Explico, meu pai nasceu ai, minha avo que acaba de completar 101 anos é dai! e eu fui qdo era bem pequena, com uns 5 anos de idade, mas me lembro que iamos as praças da cidade, entao me encatou a foto que vc colocou! O sobrenome da minha familia é mergulhão, por parte de avô e Leite, da vovo centenaria, apelidada de maroquinha. Quem sabe nao somos parente? Prazer em conhecer o seu blog. beijos

chica disse...

Que legal saber disso.passei por lá esse ano!Um beijo e linda semana,chica

sonho disse...

Em todo o lado há bom e mau...temos que valorizar sempre o melhor de nos...do nosso pais;)
Beijo d'anjo

diariodumapsi disse...

Ei amada!
Ainda não conheço a costa do Sauípe, adoraria conhecer!
Gd beijo

Mônica - Sacerdotisa da Deusa disse...

Arrasou minha flor!
Vivendo e aprendendo né?
Bela imagem vc colocou.
Beijinhos.

Flores e Luz.

♕Miss Cíntia Arruda Leite ღ disse...

Socorro arrasou no post!
Eu sou encantada por mar, navios e portos, muito bom conhecer esse e saber de sua importância. Não vejo a hora da revitalização do Porto do RJ, que está absurdamente abandonado.

beijos

orvalho do ceu disse...

Olá, Socorro querida
Conhecer novos lugares deperta a vontade de prosseguir feliz a vida que nos foi presenteada.
Venho porpor-lhe algo no meu post de hoje...
Conto com sua participação amiga.
Excelente semana,cheia de ricas bênçãos!!!
Abraços fraternos

welze disse...

Bela postagem, é um jeito bom de se conhecer o brasilsão, não é mesmo?

Leci Irene disse...

Sabe, lindo é este brasilzão! Tem lugares, história e encantos que a gente não conhece!!!!!!

Michelle Siqueira disse...

Os Portos tem um sentido conotativo mais amplo e que me conduz por um imaginário muito particular. Desse aí eu já passei perto e ficou mesmo na memória. Bom vc ter publicado isso.

Gosto muito de passar por aqui pra ler as suas percepções e gosto da sua presença por lá, pelo meu blogue. Agora vou dar uma sumidinha, mas I'll be back soon!

Um abraço,
Michelle