Pegadas de Jesus

Pegadas de Jesus

segunda-feira, 31 de maio de 2010

MINHA AMIGA DE FÉ, IRMÃ, CAMARADA...


Ceiça



Um bolinho, pra comemorar


Você, minha irmã, minha amiga, companheira... de todas as horas, alegres e tristes, certas e incertas...

Assim como nos menores frascos encontram-se os melhores perfumes, eu digo que, nas pessoas naturalmente simples se encontram as grandes almas, as maiores virtudes, e você é um exemplo disso.

Você é essencialmente corajosa e dinâmica e sua vida é sinônimo de desprendimento, doação e presteza.

Não cobra nada da vida, e vive cada dia como se não existisse o amanhã. É feliz na sua simplicidade.

É perspicaz, divertida e observadora.

Nunca fala de si, dos seus sonhos, anseios, medos, planos... a sua alma é impenetrável, mas, transbordante de auto estima, segurança e confiança.

Alegra-se e realiza-se com as conquistas dos que ama, como se fossem suas próprias conquistas.

Nos momentos especiais da vida estivemos juntas, assim como no cotidiano, dividindo problemas, somando experiências, subtraindo tristezas e multiplicando alegrias.

A vida sem você não seria a mesma. Com quem compartilhar minhas idéias? Com quem trocar opiniões? Com quem discorrer sobre a vida, a família, a novela, os livros que lemos? Com quem vivenciar tantas coisas aparentemente banais, corriqueiras, mas de valor inestimável?

Mana, amiga, que as bênçãos de Deus sejam abundantes na sua vida, assim como foram abundantes os seus gestos de amor para com a minha família. Agradeço-lhe por sua dedicação, e peço-lhe perdão se em algum momento não correspondi a sua bondade.

Feliz aniversário!
Eu amo você!


Neste dia especial, receba flores, com carinho.


Se todos fossem iguais a você

Vai tua vida
Teu caminho é de paz e amor
A tua vida
É uma linda canção de amor
Abre os teus braços e canta
A última esperança
A esperança divina
De amar em paz
Se todos fossem
Iguais a você
Que maravilha viver
Uma canção pelo ar
Uma mulher a cantar
Uma cidade a cantar, a sorrir, a cantar, a pedir
A beleza de amar
Como o sol, como a flor, como a luz
Amar sem mentir, nem sofrer
Existiria a verdade
Verdade que ninguém vê
Se todos fossem no mundo iguais a você.
(Tom Jobim/Vinícius de Morais)


Um brinde à sua vida!
Parabéns!



Imagens da Net

sexta-feira, 28 de maio de 2010

A PAZ INTERIOR


Imagem da Net


Aconteça o que acontecer na sua vida, não perca a sua paz interior, ela é a força que você precisa para manter-se em equilíbrio mesmo durante as piores tempestades.

Nessa época de pessoas atormentadas por pesadelos, por frustrações e sonhos desfeitos, manter a paz é fundamental para não cair nas armadilhas da depressão.

A carga de informação que você recebe durante o seu dia, a pressão do trabalho, dos estudos e dos relacionamentos, acaba deixando seus nervos em pedacinhos.

Se você não estiver com o pensamento voltado para o seu bem estar, você não consegue manter o equilíbrio e ai, o seu fígado começa a sofrer as primeiras conseqüências, daí para as doenças do estômago como a gastrite, a úlcera e outros nomes não muito recomendáveis, é um passo.

É preciso que você coloque filtros em sua vida, e ao receber as notícias, sejam elas quais forem, analisar e rapidamente descartar o que não for realmente importante para sua caminhada.

Manter-se em paz é um exercício diário, porque muitos obstáculos estarão presentes no seu dia a dia, a começar pelo seu lar, onde sob o mesmo teto reúnem-se pessoas que não compartilham as mesmas idéias que você.

No trabalho outros problemas nos aguardam. Manter o emprego esta cada vez mais difícil, devido a enorme competição imposta pelas empresas entre os funcionários, tornando o clima às vezes "infernal e insuportável".

Para complicar tem o seu relacionamento que anda às vezes tão complicado por coisas tão bobas, que você fica pensando, será que vale a pena?

E quando você está a sós, fica imaginando que não nasceu para amar e ser amado, que os anjos te esqueceram e outras besteiras que a solidão causa.

Tudo isso e mais aqueles amigos que acreditam que você é poderoso e usam seu ombro como se fosse um grande muro das lamentações e deixam você mais carregado de energias nada boas.

Cuide-se enquanto é tempo. Para que sua paz continue, use estas regrinhas básicas:

- Use o bom senso ao ler as notícias.

- Pare de ir no embalo dos alarmistas de plantão.

- Ao entrar no local de trabalho, faça uma prece em silêncio e cumprimente a todos com alegria.

- Respeite-se, se não estiver com vontade de falar com ninguém, retire-se e pare de fingir que está tudo bem.

- Peça ajuda. Para ajudar alguém precisamos estar muito bem. Se você não estiver bem, esqueça, você vai prejudicar a você e a quem pediu ajuda. A paz é uma conquista daqueles que se amam.

- Ame-se pelo amor de você mesmo! Ninguém tem o direito de invadir a sua paz e se o estão fazendo é porque você está permitindo.

- Reveja seus atos. Para manter a sua paz vale tudo: banhos relaxantes, orações, terapias, e muito amor. A paz é um exercício diário.

- Sorria mais, relaxe, busque um cantinho dentro de você para ser feliz. Você é responsável pelo seu bem estar. Estando feliz, o outro seguirá o seu exemplo.

- Acredite em você.

- Valorize-se. Você merece muito mais do que tem hoje, e vai conquistar se mantiver seu pensamento voltado para suas conquistas, sonhos e desejos.

Só existem dois dias no ano em que nada pode ser feito. Um se chama ontem e outro amanhã. Portanto, hoje é o dia certo para amar, acreditar, fazer, e principalmente viver.

Autor desconhecido.

quarta-feira, 26 de maio de 2010

VENDA NOS OLHOS


Imagem da Net


O pai leva o filho para a floresta durante o final da tarde, venda-lhe os olhos e deixa-o sozinho.
O filho se senta sozinho no topo de uma montanha durante toda a noite e não pode remover a venda até os raios do sol brilharem no dia seguinte.
Ele não pode gritar por socorro para ninguém.
Se ele passar a noite toda lá, será considerado um homem.
Ele não pode contar a experiência aos outros meninos porque cada um deve tornar-se homem do seu próprio modo, enfrentando o medo do desconhecido.
O menino está naturalmente amedrontado.
Ele pode ouvir toda espécie de barulho.
Os animais selvagens podem, naturalmente, estar ao redor dele.
Talvez alguns humanos possam feri-lo.
Os insetos e cobras podem vir picá-lo.
Ele pode estar com frio, fome e sede.
O vento sopra a grama e a terra sacode os tocos, mas ele não remove a venda.
Segundo os Cherokees, este é o único modo dele se tornar um homem.
Finalmente.....
Após a noite horrível, o sol aparece e a venda é removida.
Ele então descobre seu pai sentado na montanha perto dele.
Ele estava a noite inteira protegendo seu filho do perigo.
Nós também nunca estamos sozinhos!
Mesmo quando não percebemos, Deus está olhando para nós, 'sentado ao nosso lado'.
Quando os problemas vêm, tudo que temos a fazer é confiar que ELE está nos protegendo.

Moral da história:
Apenas porque não vemos Deus, não significa que Ele não esteja conosco.
Nós precisamos caminhar pela nossa fé, não com a nossa visão material.

Se você gostou desta história, repasse-a.
E evite tirar a sua venda antes do amanhecer...

Obs: Autor desconhecido.

terça-feira, 25 de maio de 2010

TRISTE REALIDADE


Imagem da Net


A professora *Duda, uma jovem educada e gentil, prestou concurso público para o cargo de professora em Caruaru, e foi aprovada. Alguns meses depois foi nomeada, e designada para exercer suas atividades em um bairro muito pobre e muito violento. A princípio ficou assustada e pensou até em desistir, mas, por necessidade, resolveu encarar. Até então, Duda havia trabalhado com educação infantil, apenas na rede particular de ensino. Seria uma experiência diferente, pensou (e como foi). Quando começou o ano letivo, e Duda começou lecionar na escola pública, percebeu de cara que a nova realidade era bem diferente de tudo que conhecia, devido as condições precárias da escola, do bairro e daquela gente tão sofrida. Algumas crianças eram educadas e aplicadas, outras, mau comportadas, e ainda outras, verdadeiros capetas em forma de gente. Duda comentou que era comum as crianças, na escola, apontarem outras, como filhos de bandidos reconhecidamente perigosos da área, e demonstrarem até certo respeito por elas. Certa feita, o *Bio, aluno de Duda, um dos capetas de carteirinha, extrapolou sua cota de indisciplina e mau comportamento, e Duda enviou um comunicado para os seus pais. Na verdade, nem esperava que atendessem, pois, normalmente, os pais daquelas crianças não atendiam os chamados da escola. No dia seguinte, quando Duda já iniciara sua aula, a mãe de Bio apareceu na escola, e adentrou a sala de aula, sem sequer cumprimentar a professora. Dirigiu-se a carteira de Bio, seu filho, e o arrastou pelos cabelos, e começou a bater-lhe impiedosamente. Enquanto a mãe enfurecida batia, resmungava que aquilo era pra ele aprender a nunca mais desobedecer a professora. Duda ficou entre apavorada e horrorizada, vendo aquela cena grotesca se desenrolar à sua frente. Correu em socorro de Bio, tentando conversar com aquela mãe descontrolada. A cena chamou a atenção de toda escola, e as crianças se aglomeravam na porta da sala, umas assustadas e outras divertidas com a situação. Resultado: Bio, envergonhado, deixou de freqüentar a escola, e Duda, indignada, sentiu-se com a consciência pesada por ter enviado aquele comunicado. E eu, chocada com essa história, fiquei a pensar: O que levaria uma mãe a agir dessa maneira com seu filho? Será que o mal comportamento de Bio não seria reflexo dessa violência? E a professora Duda, errou em cumprir seu dever? Não seria a mãe de Bio também uma vítima da miséria e da violência? E o amor maternal? E vocês, o que acham?

* Nomes fictícios.

segunda-feira, 24 de maio de 2010

VITÓRIA




















Essa é Vitória, minha sobrinha número três. Dia quatro de maio completou cinco anos. Ela é estudiosa, gosta de balé, adora passear e seu hobby preferido é posar pra fotografias. Vitória é uma garota muuuuuuuuuuuito esperta, e quando contrariada é beeeeeeeeeeeeeeem chatinha, rsrsrs.Deixo um grande beijo pra minha sobrinha, nesta fase tão linda da sua vida. Que Deus continue lhe abençoando.
Tia Nena.

Fotografias: Cillene Melo

sexta-feira, 21 de maio de 2010

CONDENADO POR SONEGAÇÃO


Imagem da Net


VALOR ECONÔMICO
20/05/2010
Legislação
Condenado por sonegação

O juiz Ali Mazloum, da 7ª Vara Federal Criminal em São Paulo, condenou um empresário do Estado a pagar R$ 3,78 milhões ao governo federal, além de multa e reclusão de quatro anos e oito meses - regime semi-aberto -, por omitir informações em duas declarações do Imposto de renda (1998 e 1999) e sonegar quase R$ 7 milhões. Os R$ 3,78 milhões serão destinados ao ensino fundamental, a título de reparação dos danos causados à coletividade. De acordo com a denúncia, o empresário teve, entre 1998 e 1999, significativo acréscimo patrimonial injustificado, sem origem comprovada, realizando vultosas movimentações bancárias. Para calcular o valor a ser pago a título de reparação, o juiz utilizou como base os dados atuais do Ministério da Educação, que informa ser de R$ 900,00 o custo médio por aluno/ano. Esse valor foi multiplicado pelo número de crianças prejudicadas (4.200) pela conduta do acusado à época. "É necessário alertar a sociedade dos malefícios causados pelo sonegador. Precisamos criar o sentimento de que cada um tem uma enorme responsabilidade social e deve, portanto, contribuir para a melhoria da qualidade de vida de todos. É preciso que a sociedade reprove a conduta do sonegador e que ele, sonegador de impostos, sinta essa reprovação social", diz o juiz.



A Justiça cumpriu o seu papel: o de defender a sociedade contra abusos. Em virtude dos descasos, da banalização do crime, da impunidade exacerbada, nos tornamos cada dia mais céticos, porém, quando a Justiça impera, nos alegramos e nos enchemos de esperanças. Sentença deveras justa, a do meritíssimo juiz Ali Mazloum.

Socorro Melo

quinta-feira, 20 de maio de 2010

COMO DIZIA O POETA



Quem já passou por essa vida e não viveu
Pode ser mais, mas sabe menos do que eu
Porque a vida só se dá pra quem se deu
Pra quem amou, pra quem chorou, pra quem sofreu
Ah, quem nunca curtiu uma paixão nunca vai ter nada, não
Não há mal pior do que a descrença
Mesmo o amor que não compensa é melhor que a solidão
Abre os teus braços, meu irmão, deixa cair
Pra que somar se a gente pode dividir
Eu francamente já não quero nem saber
De quem não vai porque tem medo de sofrer
Ai de quem não rasga o coração, esse não vai ter perdão
Quem nunca curtiu uma paixão, nunca vai ter nada, não.

Vinícius de Moraes

quarta-feira, 19 de maio de 2010

RIVOTRIL? NUNCA MAIS.




Eu fiquei assustadíssima quando, em 2002, ocorreram freqüentes tremores de terra em Caruaru. Aliás, eu entrei em pânico, e até pedi remoção do trabalho e fui morar em Campina Grande, na Paraíba. Em virtude dessa situação, procurei ajuda médica, e o profissional me receitou RIVOTRIL (um sossega leão) pra me acalmar, porém, ele me deixava dopada e não resolvia o meu medo dos tremores. Pois bem, neste mesmo período, houve uma convocação para que eu participasse de um evento de trabalho em Recife. Fui convidada por uma amiga a me hospedar na casa dela e aceitei. A família me recebeu muito bem, fiquei à vontade. Na primeira noite, minha amiga saiu para uma reunião, com a família, e eu fiquei com uma tia. Após o jantar, certo tempo depois (ainda cedo), tomei meu rivotril e deitei-me um pouco pra descansar, não pra dormir, pois, iria aguardar minha amiga. APAGUEI, literalmente. Dormi como uma pedra, e sonhei. Sonhei que tomava banho de mar... imaginem... e pela manhã, quando acordei, senti que o sonho tinha sido mais real do que eu gostaria que tivesse sido, pois, eu estava molhada da cabeça aos pés (do banho de mar, rsrs). Entrei em desespero. Que situação vexatória! Como encarar minha amiga? Porém, quando finalmente ela foi informada do ocorrido, foi de uma grandeza fenomenal, não tenho nem palavras pra descrever como a admirei naquela hora, pela postura e pela forma nobre como me tranqüilizou. Solange, amiga, lembra dessa? rsrsrs.

terça-feira, 18 de maio de 2010

REQUINTE E SOFISTICAÇÃO








Oi gente, aqui estou, de volta pro meu aconchego, depois de uma semana cansativa, mas, agradável. Fui a São Paulo, semana passada, para participar de um curso de capacitação profissional, o qual foi bastante satisfatório. Nas horas vagas, aproveitei para fazer compras, passear e conhecer alguns lugares novos. Como não sobrou muito tempo livre, foi um verdadeiro corre-corre pra tentar cumprir a agenda programada, mas, deu tudo certo. Estive na companhia de um casal amigo, Valdenilson e Genoveva, e fizemos uma verdadeira maratona da 25 de março ao Bom Retiro, Santa Ifigênia e Oscar Freire, entre outras. Porém, o ponto alto destas horas livres foi conhecer um ponto turístico bastante agradável, o Restaurante Terraço Itália, localizado no Edifício Itália (o 2º maior de São Paulo, com 165 metros de altura). O Terraço Itália está a 160 metros de altura, na cobertura, no 42º andar, e de lá se tem uma vista panorâmica da cidade de São Paulo de 360 graus. O Terraço Itália possui quatro ambientes sofisticadíssimos e aconchegantes, além da beleza e da discrição. A sala São Paulo destina-se a eventos como confraternizações, casamentos, reuniões de negócios, etc. A sala Nobre destina-se a almoços e jantares ao som de piano e muito requinte. A sala Panorama é bastante romântica, com jantar à luz de velas, música ao vivo e pista de dança, e o Piano Bar também muito requintado e confortável, oferece uma visão linda da cidade de São Paulo. Eu e meus amigos, Valdenilson e Genoveva, tivemos o prazer de jantar na sala Nobre e enquanto esperávamos por vagas minutos antes, aguardamos no Piano Bar. Foi um momento de descontração e boas conversas, muito legal. O Terraço Itália serve comida da cozinha clássica italiana e oferece serviços de alto padrão. Portanto, para quem for a São Paulo, recomendo. No entanto, advirto que os preços não são populares. Mas, vale a pena conhecer.






Imagens da Net

sexta-feira, 7 de maio de 2010

VIRGINIANA, SIM SENHOR!


Imagem da Net


Coincidência ou não, as características abaixo, do signo de virgem, tem muito a ver comigo.

"Mente aguçada e dom da oratória. Hábito de entrar em detalhes. Pessoa engraçada, muito leal, fiel, pessoa que sabe o que fazer na hora certa e na hora errada, pessoa que gosta de fazer amigos. Muito inteligente, amigo, gosta de ajudar.
Reservado, o signo de virgem é muito cuidadoso em relação ao que oculta e ao que revela – e também quando e como o faz. O mundo interior do virginiano não é sonhador (como o de Câncer ou Peixes), mas preocupado com a análise, a solução e a avaliação. O futuro é também foco primário do virginiano, que tende a planejar e trabalhar suas metas. Por exemplo, organizar um esquema de trabalho que permita mais tempo livre, traçar planos cuidadosos e utilizar bem o espaço para a bagagem ou transporte são características da maneira virginiana de preparar-se para as férias.
Isto não significa que o virginiano não goste de espontaneidade e improvisação, mas sim que é importante haver uma estrutura essencial subjacente.Os traços de rapidez e independência encontrados no lado mercuriano de Gêmeos são em geral temperados em virgem, preferindo a tendência deste de empregar seus talentos a serviço dos outros. Os virginianos são excelentes familiares e colegas de trabalho, capazes de contribuir enormemente (às vezes em excesso) ao trabalho em equipe.
Os virginianos tendem a tomar as coisas literalmente, portanto, se algo lhes é prometido, esperam que seja cumprido. Às vezes seu senso de humor é refreado por seu literalismo, embora gostem de jogos de palavras e de comentários espirituosos. O virginiano muitas vezes faz pedidos sem palavras, esperando que suas necessidades sejam satisfeitas sem ter de expressá-las verbalmente. Tradicionalmente, o signo de virgem é descrito como modesto, até puritano, mas muitos virginianos podem deixar de lado uma atitude moral convencional e expressar seus sentimentos e desejos sem restrições. Ainda assim, esta liberdade que concedem a si mesmos (mas raramente aos que amam) dificilmente fica fora de controle".


Em virtude de viagem para capacitação, ficarei afastada por alguns dias, mas, voltarei. Até lá!

quinta-feira, 6 de maio de 2010

HOJE É FESTA, SÓ ALEGRIA...


Ewerton e suas avós




Almoço em família


Ewerton e a tia Ceiça

Ewerton e a namorada Diana



Ewerton, Eu e Assis


Ewerton



Hoje é um dia especial, o dia do aniversário do meu amado e único filho. Dezoito anos. Uma data tão significativa, um marco na vida de qualquer pessoa. Estive recordando com saudade de tantas coisas da sua jovem história: dos seus primeiros passos, primeiras palavras, primeiros dentes, primeira escola, das festinhas de aniversário, onde de palhaço a super heróis, tudo foi motivo de alegrias. Rememorei suas conquistas, seus esforços, suas vitórias, e me senti feliz por meu filho ter sido sempre muito abençoado por Deus. Hoje, adquire o passaporte para a vida, a maioridade. Com ela passa a ter a liberdade tão sonhada, mas, também, e principalmente, passa a responder por todos os seus atos. Filho, aproveite essa liberdade pra viver de forma intensa, pois, há muito pra se fazer neste mundo. Alce vôo, o mundo é seu, e viva a aventura de viver! Um novo caminho se descortina à sua frente, com novas responsabilidades e inúmeras possibilidades, agora tudo é permitido, mas, nem tudo é lícito, portanto, filho, cuide para que suas escolhas não lhe tragam conseqüências desagradáveis e irremediáveis. Até hoje respondi por você, fiz suas escolhas ou ajudei-o a escolher, impus limites, e disse “sim e não” para tantas questões, porém, agora, é você quem decidirá por si. Estarei sempre contigo, e nunca deixarei de orientá-lo, pois, este é o meu dever, mas, procurarei respeitar suas decisões, afinal, pra isso lhe preparei. Sinto-me realizada como mãe, sou grata a Deus por esta missão, e digo-lhe que não foi difícil, não com você filho, mas, foi antes de tudo um grande prazer. Esta data é muito especial, é como se o cordão umbilical fosse finalmente cortado, é como receber um cheque em branco e gastá-lo como quiser, é a conquista da liberdade de ir e vir, é o sinal verde para a vida. Feliz aniversário, filho! Que mais posso desejar-lhe senão que Deus continue lhe abençoando? Sejas feliz, e nunca esqueças de que és muito amado. Feliz aniversário! Feliz maioridade! Um milhão de beijos...

quarta-feira, 5 de maio de 2010

E DEUS ME OUVIU


Imagem da Net


A vida é cheia de altos e baixos, mas, nem por isso deixa de ser bela. Nos momentos alegres devemos agradecer a Deus, e nos momentos tristes clamar a Deus, e Ele atravessará conosco o vale da sombra da morte, como bem diz o salmo 23. Há exatamente 14 anos atrás, dia 05/05/1996, vivi um momento ímpar, tão doloroso, que na verdade não tenho palavras pra descrever, e creio ter sido o pior da minha vida, sem sombra de dúvidas. Foi quando quase perdi meu filho. Na época, ele tinha quatro anos, era véspera do seu aniversário. Começou com uma dor de barriga normal, e culminou numa cirurgia para retirada do apêndice. Parece simples, mais não foi. Até se descobrir qual era o problema, vi meu filho se esvaindo, se contorcendo de dor. Depois da cirurgia, houve umas complicações: aderência nas alças intestinais e inflamação da cavidade abdominal, o que provocou obstrução e teve que se fazer nova cirurgia. Houve um momento de grande desespero, em que eu já não sabia mais o que fazer, sentia-me impotente. Ajoelhei-me no quarto, com o rosto banhado em lágrimas, o coração dilacerado pelo medo e pela angústia, e me rendi diante de Deus. Entreguei meu filho nas mãos Dele e disse: Senhor, tudo o que está ao meu alcance tenho feito, sinto-me perdida, sem saber que mais posso fazer. Eu o entrego em tuas mãos, ajude meu filho ..., e saí às pressas, mais uma vez, para o Hospital. Em menos de 30 dias foram duas cirurgias (e quase que acontece uma terceira), e um sofrimento terrível e constante. Passamos quase um mês hospitalizados, eu, meu marido e nosso filho, porém, a partir do dia que supliquei a Deus por meu filho, ajoelhada no quarto, as coisas começaram a melhorar e com poucos dias voltamos pra casa, numa cura que creio firmemente ter tido a mão de Deus. È horrível a rotina de um hospital, o medo, as incertezas, o desespero, a impotência, são os companheiros de todas as horas. O trauma foi tão grande que nunca consegui superar, pois, basta ouvir a sirene de uma ambulância que vem à tona todo o trajeto que percorri em estado de choque e de desespero, quando removia meu filho de um hospital para outro. No entanto, esta experiência me ensinou muitas lições de vida, pois, além de considerar um verdadeiro milagre o que Deus nos concedeu, a cura do meu filho, tive a ajuda, o carinho e a presença de tanta gente que me ouvia, me acalmava, rezava comigo, e depois do caso passado agradeceram a Deus conosco.

Jamais esquecerei a disponibilidade do Sr. Gena que tanto nos ajudou, da minha amiga Carmem (de Maceió) que me ofereceu sua casa e seu ombro amigo, e da dedicação e cuidados do Dr. Walter Filho (cirurgião pediátrico da Santa Casa de Misericórdia de Maceió/AL), dos amigos e familiares.

“ Há três métodos para ganhar sabedoria: primeiro, por reflexão, que é o mais nobre; segundo, por imitação, que é o mais fácil; e terceiro, por experiência, que é o mais amargo.” Confúcio.

segunda-feira, 3 de maio de 2010

PATATIVA DO ASSARÉ


Patativa do Assaré
Imagem da Net


Desilusão
Patativa do Assaré
(Antônio Gonçalves da Silva)


Como a folha no vento pelo espaço
Eu sinto o coração aqui no peito,
De ilusão e de sonho já desfeito,
A bater e a pulsar com embaraço.

Se é de dia, vou indo passo a passo
Se é de noite, me estendo sobre o leito,
Para o mal incurável não há jeito,
É sem cura que eu vejo o meu fracasso.

Do parnaso não vejo o belo monte,
Minha estrela brilhante no horizonte
Me negou o seu raio de esperança,

Tudo triste em meu ser se manifesta,
Nesta vida cansada só me resta
As saudades do tempo de criança.
(Patativa do Assaré)


Imagem da Net


Patativa do Assaré era o nome artístico (pseudônimo) de Antônio Gonçalves da Silva. Nasceu em 5 de março de 1909, na cidade de Assaré (estado do Ceará). Foi um dos mais importantes representantes da cultura popular nordestina.

Dedicou sua vida a produção de cultura popular (voltada para o povo marginalizado e oprimido do sertão nordestino). Com uma linguagem simples, porém poética, destacou-se como compositor, improvisador e poeta. Produziu também literatura de cordel, porém nunca se considerou um cordelista.

Sua vida na infância foi marcada por momentos difíceis. Nasceu numa família de agricultores pobres e perdeu a visão de um olho. O pai morreu quando tinha oito anos de idade. A partir deste momento começou a trabalhar na roça para ajudar no sustento da família.

Foi estudar numa escola local com doze anos de idade, porém ficou poucos meses nos bancos escolares. Nesta época, começou a escrever seus próprios versos e pequenos textos. Ganhou da mãe uma pequena viola aos dezesseis anos de idade. Muito feliz, passou a escrever e cantar repentes e se apresentar em pequenas festas da cidade.

Ganhou o apelido de Patativa, uma alusão ao pássaro de lindo canto, quando tinha vinte anos de idade. Nesta época, começou a viajar por algumas cidades nordestinas para se apresentou como violeiro. Cantou também diversas vezes na rádio Araripe.

No ano de 1956, escreveu seu primeiro livro de poesias “Inspiração Nordestina”. Com muita criatividade, retratou aspectos culturais importantes do homem simples do Nordeste. Após este livro, escreveu outros que também fizeram muito sucesso. Ganhou vários prêmios e títulos por suas obras.

Patativa do Assaré faleceu no dia 8 de julho de 2002 em sua cidade natal.


Fonte: Net (Sua Pesquisa.com).