Pegadas de Jesus

Pegadas de Jesus

segunda-feira, 9 de maio de 2011

ATENDIMENTO


Imagem do Google

Há poucos dias atrás, num sábado, resolvi comprar refrigerantes para o almoço. Não costumo ter estoque de refrigerantes, para evitar consumi-los, mas, em fins de semana, abro exceções.O Supermercado mais próximo da minha casa fica a uns duzentos metros aproximadamente. Era por volta de meio dia, e o calor estava insuportável, então pensei em desistir.

Alguém me lembrou de um lugar mais próximo, uma vendinha que fica a uns sessenta metros. Vendinha, por aqui, é sinônimo de Mercearia.

Para enfrentar o sol forte, pus protetor solar, peguei os óculos, e fui à vendinha...

Caminhei até lá, tendo como ponto de referência à ponte. A porta da Mercearia estava fechada, com grade, e após tocar a campainha, aguardei a frente, por quase dez minutos, eu e uns quatro a cinco clientes, que foram chegando depois de mim.

Enquanto esperava, me pus a analisar a pequena Mercearia. Pequena é bondade, na verdade, é minúscula. Deve ter mais ou menos uns seis metros quadrados. No entanto, pude verificar que tem uma grande variedade de produtos: água mineral, bolachas, biscoitos, cervejas, refrigerantes, doces, balas, sandálias havaianas, produtos de limpeza, perfumaria, cereais, e até ração para animais... Tudo misturado.

Quando o proprietário chegou, abriu a porta, sem dar um sorriso, sem cumprimentar ninguém, sem pedir desculpas pela demora, nada. Bem altivo, o Ciço. É, descobri seu nome, é Cícero, mas, chamam-no de Ciço.

Chegando minha vez de ser atendida, e quase não suportando mais o calor, pedi guaraná. E o Ciço me disse, na maior antipatia do mundo, que só tinha rosa. Como assim, rosa? – pensei. Conheço vinho, martine e licor, rosé, mas, refrigerante, não conheço, e falei isso pro Ciço. E ele, mais antipático ainda, talvez por lidar com uma ignorante que não conhecia um refrigerante rosa, me mostrou, sem articular uma palavra, uma embalagem de refrigerante, com RÓTULO cor de rosa, onde estava estampado o sabor da bebida: Tutti Frutti.

Mas, por que Ciço mereceu esse post? Porque não gosto, e não aprovo, o mau atendimento, e penso que quem trabalha com público, seja em comércio ou não, deve respeitar as pessoas, ser gentil, e atender bem, pois, o cliente, é a alma do negócio. E não estou aqui falando do que desconheço, pois trabalho com público, e me esforço para prestar um bom serviço.

Ciço poderia estar atravessando um momento ruim, naquela ocasião, pois, só estive na sua Mercearia uma vez, e não o conheço, mas, a primeira impressão é a que fica. Com certeza, se continuar tratando a clientela com antipatia tem grandes chances de não prosperar, e de continuar com seus seis metros quadrados de estabelecimento a vida inteira.

Se volto na venda do Ciço? Não sei, pode ser que sim. Penso que todos merecemos uma segunda chance, porém, se o tratamento dispensado for o mesmo, com certeza ele perderá uma cliente em potencial. Bom atendimento é fundamental.

17 comentários:

Nane Cabral disse...

Olá, passando para desejar uma ótima semana.Beijinhos, Nane www.vovoqueensinou.blogspot.com ah, tem sorteio Sazón no blog!!

welze disse...

eita lelê minha linda. mandou mal o tal de ciço. detesto ser mal atendida tb. o exame que vc falou lá no bloguinho, já está agendado para mim para o dia 20 desse mes. estou rezando para ser operada antes dele. beijos e boa semana

pensandoemfamilia disse...

Olá
O trato com as pessoas é fundamnental. mas hoje está cada dia pior . Eu escrevi um texto Desamparo e amor que se reporta ao individualismo em que vivemos.

bjs

manuel marques disse...

A simpatia é o imã da vida.

Beijo.

claudete disse...

Corretíssimo Socorro, o bom atendimento deve prevalecer em quaisquer circunstâncias, o nosso "momento" não deve interferir no relacionamento com o cliente :Nunca! Já pensou um Profissional da Área de Saúde , um Socorrista, um Bombeiro, apenas para citar estes, atender mal humorado? Coitado do cliente...Feliz Dia da Mães , querida, que são todos os dias da nossa vida.

✿ chica disse...

Incrível isso.Ninguém merece não ser bem atendida nos estabelecimentos e em qq lugar. Eu me irrito muito com isso!Estão ali pra nos atender e devem nos conquistar...

beijos,chica

LILIANE disse...

Socorro..
e o pior é que ele nem imagina o mal que ele faz pra ele mesmo né.

é muito dificil prosperar desta forma.

beijinho...

Lina disse...

Olá, Socorro!Mas esse Ciço era mesmo sisudo, hã!Não gosto nada de ser mal atendida, se a pessoa não tem vocação para estar atrás de um balcão é melhor fazer outra coisa, não acha? Mas dá mais uma chance, quem sabe não era um dia mau?
Beijinhos e boa semana

♫*Isa Mar disse...

Oi amiga, é muito chato isso, eu acabei de me mudar e a padaria que tem aqui perto os proprietários tb atendem com má vontade, e é todo dia!
Acabei que cada vez que entro lá tb fecho a cara, mas é mais perto e acabo indo
Acho que agora de tanto me verem acostumaram e me tratam um pouquinho melhor, mas se me fizerem alguma grosseria falarei numa boa e deixarei bem claro que perderam uma cliente, pois não voltarei
Eu não sei porque tem pessoas que agem assim e ainda por cima em comércio, e parece contagioso... e é... pois o campo energético fica tao pesado que todos que estão por perto ficam mal
Beijos e ótima semana pra ti!

♫*Isa Mar disse...

Oi amiga, é muito chato isso, eu acabei de me mudar e a padaria que tem aqui perto os proprietários tb atendem com má vontade, e é todo dia!
Acabei que cada vez que entro lá tb fecho a cara, mas é mais perto e acabo indo
Acho que agora de tanto me verem acostumaram e me tratam um pouquinho melhor, mas se me fizerem alguma grosseria falarei numa boa e deixarei bem claro que perderam uma cliente, pois não voltarei
Eu não sei porque tem pessoas que agem assim e ainda por cima em comércio, e parece contagioso... e é... pois o campo energético fica tao pesado que todos que estão por perto ficam mal
Beijos e ótima semana pra ti!

Lúcia Bezerra de Paiva disse...

"Falou, e disse", Socorro...é isso mesmo. Todos precisam atender bem a todos, sem distinção.
Estive ausente, volto, e vejo uma porção de parabéns a aniversariantes. Li os anterires. Tudo muito família, o que eu amo...
Obrigada, por sua visitas e suas palavras. o Dr. Bezerra de Menezes era irmão de meu bisavô materno,que era o irmão mais velho dele, ajudando-o a formar-se em Medicina no Rio de Janeiro. Mas, como líder católico, emFortaleza, nunca aceitou o irmão ter abraçado o Espiritismo...coisas de família e religião...vá entender!!!

Beijos, amiga

Bel Rech disse...

Diz que dessa água não beberei, mas geralmente quando sou mal atendida nunca mais volto...
Paz e bem

Néia Lambert disse...

Socorro, muitas vezes acho que nem é uma questão de bom atendimento que desejamos, mas sermos tratados com educação, que é a base de tudo nessa vida. Um bom dia e um muito obrigado fazem a diferença para voltarmos, principalmente, quando se trata de uma "vendinha".

Beijos

Silenciosamente ouvindo... disse...

Esse Sr. Ciço foi de fato
muito deselegante com uma pessoa
que se prestou a ir ao seu estabelecimento fazer uma compra.
Até esse hábito de atender bem
se está a perder...Concordo com
o seu post, que possivelmente ele
nunca lerá, mas "fez bem em o
escrever".
Bj.
Irene

Claudiaroma disse...

Super verdadeiro...valeu! aproveitando, amanhã é o niver do meu blog e tem sorteio por lá! te aguardo...bjs

orvalho do ceu disse...

Olá, querida Socorro
Estive viajando por 20 dias e estou com as visitas em "dívida"... mas vou, aos poucos, recuperando o contato e apreciando o seu Blog que tanto gosto de fazer...
Espero que tudo esteja na perfeita paz!!!
O meu apreço fraterno
Deus seja a sua Força!!!
Fraternalmente,
Roselia (Orvalho do Céu)

Socorro Melo disse...

Olá, gente!

Acho que todo mundo tem uma historinha parecida, de mau atendimento, não é? É uma pena, pois, a gentileza é uma grande virtude, e conquistamos muitos amigos e admiradores, quando sabemos ser gentis.

Adorei as visitas.

Beijos
Socorro Melo