Pegadas de Jesus

Pegadas de Jesus

segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

ANO NOVO - INÍCIO DE UM NOVO CICLO


Imagem do Google


Puxei a cortina da janela, e a luz do sol invadiu o recinto do meu quarto. Abri-a, então, e senti no rosto a carícia do vento fresco, e vi um céu azul, e sem nuvens, pairando sobre o ano novo... Novo? Mas, que novo? O que mudou?
Se o calor do sol e sua luz continuam iguais, se o vento sopra como sempre fez, se os passarinhos fazem festa ao redor da minha casa cantando e sobrevoando como de costume, o que mudou?

Se as pessoas vão e vêem, de cá para lá, apressadas, estressadas, mal humoradas, o que mudou? As flores? Também não. Exalam o mesmo perfume, e enfeitam a vida, com toda ternura e beleza que sempre fizeram...

Se o brilho das estrelas, o esplendor da lua, o rio que corre para o mar, as ondas que se levantam, e que se quebram na areia... Se tudo é igual, se tudo continua seguindo a ordem natural, não aconteceu nada de extraordinário, o que de fato mudou, para servir de parâmetro para o ano que se inicia?

Parece que nada foi alterado. O cenário é o mesmo. O Universo dispõe seus elementos na mais perfeita ordem, e a vida continua...

E será que algo mudou com a chegada de 2012? É óbvio. A mudança de tempo é apenas um fechar e abrir de ciclos. A natureza age, como sempre agiu: esparge, brota, recolhe, espalha, seca, enche, renasce...

A transformação, a mudança propriamente dita, acontece no nosso ser, mediante a renovação das nossas esperanças. Nos retiramos em nós mesmos, nessa passagem, nesse findar e reiniciar, nessa dança dinâmica, nesse intervalo do tempo, para aspirar novos propósitos, para almejar novas realizações, para buscar caminhos diferenciados, para crescer, para melhorar, para ser feliz...

A vida é uma roda, que gira incessantemente. E nessas voltas, muito se perde, e muito se ganha. É preciso que acreditemos em nós mesmos, para que tiremos todo o proveito dessa coreografia da vida, sem que nos machuquemos e sem que machuquemos alguém.

A ordem, da vida, é que sigamos sem olhar para trás, sempre para frente, avante, buscando agregar novos valores, novos aprendizados. É imprescindível que estendamos as mãos, nessas viravoltas, e acolhamos àqueles que estão ao nosso lado, também lutando, para se firmarem no vai e vem da grande roda.

E é essa confiança renovada que faz a grande diferença, que se torna um marco em nossas vidas, e que divide o tempo em frações de segundos e de anos...

Se não sonharmos novos sonhos, se não nos abrirmos ao desconhecido, se não projetarmos ideais, se não almejarmos grandes coisas, a roda da vida trava para nós, e vamos morrendo aos poucos, sucumbindo em meio às trevas da depressão, que mina o ânimo e a alegria de viver, e tolhe nossa vontade e nosso querer.

Somos seres dotados de capacidades fenomenais: de liberdade, de inteligência, de vontade, e tudo podemos realizar, basta que tenhamos a coragem e a disposição de buscar nesse baú do tesouro, as ferramentas de que precisamos para empregar no nosso trabalho.

Vamos girar com a vida, e vamos pensá-la como uma enorme roda gigante, iluminada e colorida, onde em determinados instantes estaremos por baixo, sem uma visão do belo, sem a emoção de uma grande aventura, mas com a certeza de que logo subiremos, que chegaremos às alturas, e que lá desfrutaremos do que há de melhor, da mais prazerosa sensação, da visão mais privilegiada.

No entanto, é importante não perder o foco, e não esquecer que se trata de uma roda gigante, e que estaremos subindo e descendo sempre, e somando as nossas experiências com as dos companheiros que conosco viajam, que descem e sobem, e que certamente um dia, terminam suas corridas, deixando lugares vazios, nas cadeiras, que serão ocupadas por outros tantos, que dividirão conosco suas histórias. E assim, a roda gigante continua girando, independente dos términos e reinícios dos ciclos que demarcam a história da humanidade.

Feliz Ano Novo!

Paz e Bem!

14 comentários:

✿ chica disse...

Linda mensagem nesse texto,Não podemos perder o foco mesmo e vamos nesse novo ano com alegria esperando sempre o melhor!Feliz 2012!beijos,chica

Élys disse...

Vamos seguir girando, buscando viver o momento presente sempre com muita paz e amor.
Feliz 2012.

Néia Lambert disse...

Maravilhoso, profundo e reflexivo texto Socorro.
Feliz 2012! Desejo-lhe muita saúde e paz!

Beijos

Jaque disse...

Disse tudo Socorro. Nós usamos esse tempo pra refletir e pra renovar. Mudar o que não servia e dar um novo rumo. É sempre assim ;)

Feliz Ano novo pra você também!
Beijos

manuel marques disse...

Um 2012 cheio de muita paz e amor.

Beijo.

Claudia disse...

Que mensagem maravilhosa amiga! parabéns, tuas palavras nos remetem ao nosso interior...bjs

She disse...

Concordo com a Linda Jaque, vc disse tudo, minha querida! ;)
Feliz Ano Novooooo tudo de bom, sempre!
Beijo, beijo!
She

♫*Isa Mar disse...

Oi Socorro um lindo texto cheio de verdades.
Vim lhe desejar um maravilhoso 2012, com muitas realizações, beijos com carinho!

Beth/Lilás disse...

Querida Socorro!
Desculpe a demora pra chegar aqui, embora teu blog não estivesse atualizando pra mim.
Devo dizer-lhe primeiramente que o seu texto foi o melhor e mais bem escrito que já vi neste final de ano.
Fantástico!
É isso mesmo, tudo a nossa volta parece continuar igual, mas é dentro de nós que tem que acontecer as mudanças. Nós sabemos disso, mas quanta gente não sabe e acha que vai mudar quando vira o calendário.
Que você tenha um ano cheio de novidades boas e muita saúde.
Feliz 2012 para você e sua querida família!
beijinhos cariocas

blog da Paraguassu disse...

Olá querida Socorro,
Linda sua postagem. Um texto real e belo que traz a semente do amor e da esperança que deve ser plantada em cada coração, não somente quando finda um ano, mas sim diariamente, para que possamos exercitar o amor, a caridade e o perdão com igualdade entre nossos irmãos.
Desejo um 2012 repleto de paz, saúde e prosperidade.
Um beijo, com carinho,
Maria Paraguassu.

Liliane Carvalho - Blog Sonhar e Ser disse...

oi Socorro...
querida...
faço minhas as palavras da Beth.
o que precisa mudar realmente são nossas atitudes, nossas crenças.
Um ano de luz e transformação pra você minha doce e suave amiga.
te quero muito bem.
grande abraço.

Guma Kimbanda disse...

Querida amiga.

Focados sim, olhando em frente e partilhando. Uma mão segurando o que foi e outra estendida para receber o porvir.
Quando estamos por baixo, sempre uma mão amiga e dedicada nos puxa para cima. É aí que temos a constatação de que também podemos influenciar pela positiva outros mais e este elo gigante toma a forma dessa roda que felizmente equilibra o nosso universo.
Uma ano com muita saúde e paz nesse teu coração maravilhoso. Obrigado por seres uma amiga presente.
Kandados... Inté!

SARA disse...

Socorro Querida;
Feliz Ano Novo!!!
Que 2012 seja para vc e sua família um ano de muita alegria, saúde, amor e realizações.
Bjs.

Gina disse...

Socorro,
Não me canso de admirar sua forma de escrever e refletir sobre o cotidiano.
A mudança interior é a mais difícil e a passagem de ano serve pra dar uma sacudida no nosso íntimo. Costumeiramente, fazemos um balanço e posso afirmar que 2011 foi intenso pra mim.
Renovemos a esperança, mas não esperando cair do céu o que nos compete fazer, não é mesmo?
Sigamos compartilhando nossas amizades, porque todos ganhamos com isso.
Bjs.