Pegadas de Jesus

domingo, 21 de julho de 2013

ESTIVE EM CANINDÉ - CEARÁ

Três horas da manhã. Madrugada fria de dezesseis de julho. E lá fomos nós, sonolentos e animados rumo a Canindé-CE, para um encontro de fé, com São Francisco das Chagas. Enquanto o micro ônibus deslizava na pista, observávamos, nas sombras, os contornos das árvores que iam ficando para trás.

Poucas horas depois, vislumbrávamos, de nossas janelas, encantados, a aurora boreal, com sua luz dourada que, aos poucos, ia pincelando as cores e afastando as sombras da noite.

E assim, continuamos nossa jornada, cantando e nos preparando para o nosso destino.

Nos quatrocentos quilômetros de nossa viagem, tivemos um problema, e ficamos a tarde inteira, sentados na praça central de Juazeiro do Norte, aguardando a manutenção e correção do nosso transporte. Foram horas cansativas, de ansiedade, pois iam de encontro aos nossos planos. Porém, nos animamos, e às vinte horas, retomamos a nossa romaria, sob um céu estrelado e uma lua brilhante... Numa estrada solitária e inquietante. Rezamos, cantamos, sorrimos... Até que o cansaço nos venceu, e mais uma vez, sonolentos, nos recostamos nos nossos assentos em busca de repouso.

Às quatro horas da manhã, chegamos a Canindé. Nos hospedamos em Pousada simples, sem muito conforto, depois de mais de vinte e quatro horas de viagem: verdadeira peregrinação.

Dia seguinte, bem cedo, lá estávamos nós, depois de uma refeição simples, feita às pressas, no nosso quarto, a postos, para vivenciar o nosso sonho de conhecer a Basílica de São Francisco, para agradecer a Deus, que por intercessão do Santo de Assis, acolheu as nossas preces, e a de tantos peregrinos que para lá se dirigem durante todo o ano.

Canindé. Cidade pequenina. Lugar de oração. Tudo gira em torno da fé. A Basílica de São Francisco, majestosa, imponente, ergue-se no centro da cidade, e nos convida a adentrarmos. No seu interior, nos envolve uma grande paz. É como se o próprio Francisco estivesse ali nos recebendo...

Emoção. Diante do sacrário, de Jesus na Eucaristia, e da imagem de São Francisco, no altar mor da Basílica, com seu jeito humilde e doce, que nos cativa e nos atrai.

A Basílica é linda. assemelha-se às igrejas da Europa. Os vitrais, as imagens antigas, os móveis, os quadros, as pinturas... Simbologia que nos reporta ao verdadeiro sentido de nossa fé. Nossa igreja é linda, é diversificada, e eu aprendi a amá-la e respeitá-la, e a entender as expressões do sagrado nas obras de arte, criadas e inspiradas pelo povo de Deus.

Visitamos a Casa dos Milagres. Pelas imagens fotográficas,  pela quantidade de peças retratando partes do corpo humano, imagens fortes, pelas mensagens de agradecimentos, conhecemos a dor do povo, mas também a fé, e especialmente a vitória, o acolhimento divino, expressados nos ex-votos... Lindo!

Fomos ao Zoológico de São Francisco, um ambiente agradável, arborizado, bem cuidado, e com muitos animais, entre eles: Leões, Tigres, Ema, Cutia, Porco do Mato, Cobras, Araras coloridas, Macacos, etc.

O Museu, que fica próximo ao Zoo, é uma viagem pelo passado. Quantos objetos, sacros ou não, móveis, máquinas, artigos indígenas, moedas, armas, utensílios domésticos, instrumentos musicais, esculturas em madeira, mármore, etc., nos fascinam à medida que tentamos imaginar a realidade dos tempos idos de suas utilidades...

Perambular no centro de Canindé, tentando encontrar um souvenir que se pareça com cada um dos nossos amigos queridos, é outra aventura sem par...

A cidade oferece uma boa estrutura, para receber os peregrinos. Quem não pode pagar hospedagem, pode ficar nos abrigos, bem estruturados, que a cidade dispõe, para acolher os romeiros.

A maior estátua de São Francisco, com mais de 30 metros, vela pela cidade, de certo ponto, com suas mãos estendidas, chagadas, abençoando quem lá chega, com o coração aberto e movido pela fé.

Canindé, a nossa Assis latina. Maior peregrinação franciscana, depois de Assisi-Itália. Um celeiro de bênçãos, um lugar onde podemos refletir sobre nós mesmos, a quanto anda a nossa humildade. No encontro com os romeiros de São Francisco, os pagadores de promessas, com seus hábitos meio desengonçados, velhos, crianças e jovens, todos felizes por estarem ali, assim como fui eu, agradecer por uma (entre tantas) graça recebida, percebemos o rosto de Cristo, o Cristo presente, que sofre, mas que espera,na misericordiosa bondade de Deus, que tudo pode, e que aos humildes cumula de bênçãos. Obrigada, Senhor, pela minha vida, pela minha saúde, minha família, meu trabalho, e todos os benefícios que me dispensas. Obrigada, meu Pai Seráfico, São Francisco das Chagas, de Assis, dos pobres, dos necessitados... Obrigada porque fui a Canindé, e lá encontrei singeleza e beleza, como tudo que é próprio de Deus.

Conheça você também, e veja pela sua própria ótica, Canindé.

Paz e Bem a todos que por aqui passarem!