Pegadas de Jesus

Pegadas de Jesus

terça-feira, 2 de agosto de 2011

PROJETO PERNAMBUCO SINFÔNICO



                        Imagem do Google


Formada por músicos, cujas idades variam entre 14 e 28 anos, a Orquestra Sinfônica Jovem do Conservatório Pernambucano de Música, dirigida pelo maestro José Renato Accioly, apresentou-se ontem, aqui em Caruaru, na Paróquia do Coração Eucarístico (Convento).

O projeto Pernambuco Sinfônico, pretende unir música sinfônica, aboio, frevo, maracatu, caboclinho, e diversas manifestações pernambucanas. Numa diversidade de música para o grande público do Nordeste. O espectador é um público eclético: das capitais nordestinas ao sertão, passando pela zona da mata e pelo agreste de Pernambuco. Em igrejas e teatros, os acordes encantam adultos e crianças.

No repertório destas apresentações, compositores como Bach, Beethoven, Haydn, Mozart, Tchaikovsky, Sibelius, Elgar, Prokofiev, Villa-Lobos, Breno Blauth, entre tantos outros mestres.

A missão dos músicos, neste projeto, é divulgar especificamente a música sinfônica produzida em Pernambuco. Mais precisamente, interpretar a obra de Clóvis Pereira, compositor, arranjador, pianista e maestro (pernambucano, de Caruaru) que impressiona por mesclar tão bem as linguagens sinfônica e popular, sacra e profana. Nas suas composições, o grande público aprecia não apenas a música pernambucana, mas ainda pode identificar traços de jazz, blues, num conjunto de sonoridade que vai da época de ouro do rádio ao caboclinho mais tradicional.

O programa conta com a participação dos Coros Contracantos e Opus 2, grupos vocais pertencentes ao Departamento de Música da Universidade Federal de Pernambuco, e dos solistas: Virgínia Cavalcanti (mezzo soprano) e Jadiel Gomes (tenor), que abrilhantam ainda mais o concerto.
 
Foi um grande prazer assistir ao concerto. É inexplicável como a música nos arrebata, e nos toca tão profundamente. Eu não poderia deixar de registrar um momento tão agradável, de tanta beleza, talento e maestria.

Fonte: Folder distribuído no local do concerto.

12 comentários:

Misturação - Ana Karla disse...

Um espetáculo Socorro!
Isso é que é programa.
E você tem razão, a música nos toca profundamente.
Xeros

Toninho disse...

Um belo cultural projeto,que seja incentivado mesmo Socorro.Pela musica podemos incentivar o desenvolvimento das pessoas e que ela seja acessivel a todos os cidadãos.
Um abraço de paz e luz.
Estive lá na Norma.

Mônica - Sacerdotisa da Deusa disse...

Oi flor!
Que coisa mais linda! Ainda mais com esse seu olhar poético...embelezou ainda mais este momento que realmente deve ter sido único!
Beijinhos minha querida, e obrigada pelo carinho das suas visitinhas, eu adoro, de ♥.

Flores e Luz.

Claudia disse...

Bárbaro! um concerto sempre ilumina mais a nossa caminhada bjsssssssss

Vinicius Carvalho disse...

Boa tarde!!

Venho conhecer seu blog e gostei muito de tudo que vi e li.

O bom gosto é evidente!

Um beijo enorme e uma ótima tarde- se puder, venha conhecer o Alma- meu blog!

Gina disse...

Impossível não se contagiar pela música de boa qualidade!
Bjs.

Yolanda Hollaender disse...

Amiga Socorro, vim prestigiar seu espaço.
Fico feliz em saber sobre a Orquestra Sinfônica Jovem, atuando nessa linda cidade pernambucana. Imagino que bonita deve ter sido a apresentação desses músicos.
Ainda bem que a orquestra é levada para todos os públicos, para, assim, despertar o interesse de outros jovens pela música, que inegavelmente é mágica...
Meu forte abraço,
Yolanda

Gilmara Wolkartt disse...

Ei Socorro!
Não há nada melhor que a música, ela acaricia a alma!
Gd beijo

Néia Lambert disse...

Que momento maravilhoso, a música eleva a alma!

Beijos

Luma Rosa disse...

Apreciaria muito assistir concerto como este, bastante criativo e diversificado! Neste fim de semana, a cidade que moro estará em festa e terá apresentação de música erudita, mas nada se compara a esse projeto em Caruaru, com mostragem de tantos estilos musicais! Beijus,

Socorro Melo disse...

Olá, gente!

Cada um de vocês, sinta-se abraçado por mim... Gostei de vê-los aqui.
Gente, música clássica, canto lírico, dispensa comentários...
Mas, vou comentar assim mmesmo: é fantástico!

Abração a todos
Socorro Melo

Marlova disse...

Eu adorei seu blog, gostaria de pedir tua permissão para divulgar teu trabalho na minha página do Orkut!Com teu nome.Adorei e gostaria que amigos também conheçam tua obra.Bjs no ♥
Claudia.
claudiamarlova@gmail.com