Pegadas de Jesus

Pegadas de Jesus

segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

BONECA DE PANO


Imagem do Google

As mãos calejadas da dócil Maria
Movia tesouras, retalhos deitavam
E a arte esperada tão bem se fazia
Ante os meus olhos que ansiavam
E do nada, aos poucos, o sonho surgia
Das mãos de Maria que ágeis moldavam

Retalhos de cores, poás e listrados...
Sinhaninhas e fitas, viés e botões...
Xadrezes, estampas e lindos rendados...
Colchetes, fivelas, bicos e galões...
Em potes ou cestos tão bem arranjados
Compunham a beleza das criações


E as mãos de Maria bonecas criavam
Morenas ou loiras, a lã decidia
De tiaras e laços os cabelos enfeitava
E de belos modelos também as vestia
E não só as meninas é que se encantavam
Mas também a terna e doce Maria


O mundo era o campo, lá onde morava
E se teve um amor, não sei, não dizia
Seu olhar sereno por vez denotava
Talvez solidão, ou melancolia...
E uma triste canção sempre cantava
Entre os suspiros de nostalgia

E imprimia por certo a sua tristeza
E seu medo contido, e por vezes insano
Nos traços riscados com tanta leveza
Nos detalhes precisos e quase humanos
Nos semblantes sisudos e de muita beleza
Das suas amadas bonecas de pano.


Por Socorro Melo

17 comentários:

chica disse...

Profundos e tão lindos teus versos inspirados,Socorro! beijos,linda semana!chica

pensandoemfamilia disse...

Através das bonecas a vida sonhado,quem sabe????
bjs

sapekinhas eva disse...

Olá Socorro, obrigada pela visita, pelas palavras carinhosas. Os versos sempre lindos e retratando a vida como ela se apresenta, é atual. Adorei suas fotos de portugal, lindas. Tem selinhos de sapekinhas no blog, ficarei muito contente se aceitares. Sua visita trará sempre muita alegria. Um natal repleto de inspirações, alegria, muita saúde e paz. Um grande e carinhoso abraço, Maria Sônia
sapekinhaseva.blogspot.com

Anne Lieri disse...

Ai,que lindo poema,Socorro!Num simples ato de costurar toda magia e emoção em belos versos!iNSPIRADA e COMOVENTE!bjs,

Jaque Gonchoroski disse...

A emoção transformada em arte :)
Belas palavras querida!

E obrigada pelo comentário no blog, acho que você conseguiu transformar em palavras o que eu senti!

beijo :)

Bombom disse...

Não imaginas como gostei deste teu poema. Fez-me regressar aos tempos de infância em que os meus tios que viviam no Porto se entretinham a fazer bonecas de pano. Ele fazia as bonecas e a tia fazia-lhes os vestidos. Nós não tinhamos posses para ter brinquedos caros, só os víamos nas montras, mas aquelas bonecas que recebiamos de vez em quando eram uma maravilha. O corpo era feito com meias de vidro velhas e as caras eram pintadas com uma tinta especial e ficavam lindas! E a tia tinha imenso jeito para lhes fazer os vestidos.
Parabéns pela poesia que retrata bem o sentimento da Maria!
obrigada por mais este excelente post. Bjs. Bombom

Toninho disse...

Esta Maria e sua bonecas,fiava a linha e tecia sua vida como numa magia.Excelente sua poesia de reflexão e beleza de construção com palavras envolvidas em panos multicoloridos.
Belo trabalho Socorro.
Meu abraço.

LEIDSON SANTANA disse...

Olá Socorro!!
Você sabe que eu simplesmente adoro esse poema, pois ele retrata uma realidade em que eu vi muitas vezes Vó Franscina fazendo bonecas de pano (bruxinhas) para as netas, e que lá em casa Cleidinha (minha mulher) ainda guarda suas bonecas da infãncia feita por Francina. Ressalto o ato subjetivo de criar, e nisto você é mestre, pois cria emoção na alma de quem lê seus poemas. Beijão.
Sou seu fan.
Leidson

Eliane disse...

Oi Socorro!!!! São tantas Marias na vida que vela em palavras traz uma certeza todas somos marias sonhando com bonecas de vida. Obrigado por sua visita. Estou muito feliz tambem com a realização de meus sonhos . o texto nasceu da reflexão que estava fazendo sobre o ano que passou e não resisti em dividir. meu gato diz que as vezes sou meio feiticeira pois costumo declarar coisas que se realizam. Em janeiro disse a ele que esse seria nosso ano. E foi então tinha que dividir. Mais uma vez obrigado suas palavras serviram como um belo complento a meu modo de pensar. um beijo grande da Eliane.

Maria Alice Cerqueira disse...

Bom dia prezada amiga,
Venho agradecer o seu carinho, atenção e compreensão durante este ano que foi coberto de lindas rosas e com alguns espinhos, que me ajudaram a crescer e a compreender ainda mais o valor da minha vida!
Amiga muito obrigada por cada uma de suas carinhosas visitas, sua companhia, sua presença e sua força e apoio.
Quero pedir desculpas pelo meu silencio, mas gostaria que soubesse que não foi proposital! Mas por conta de alguns desafios que a vida me trousse.
Gostaria de lhe desejar um Santo Natal e que o Ano 2012 venha coberto de muita paz e Amor!
Gostaria de lhe oferecer o selinho de Natal , tem dois pode leva-los ou escolha o que mais gostar, tem também o selinho de 400 seguidores que fiz com muito carinho!
Dentro do mundo magico do coração quero muito lhe agradecer por tudo! Muito Obrigada de todo o coração!

Tenha um lindo dia!
Abraço Amigo!

Maria Alice Cerqueira disse...

Bom dia prezada amiga,
Venho agradecer o seu carinho, atenção e compreensão durante este ano que foi coberto de lindas rosas e com alguns espinhos, que me ajudaram a crescer e a compreender ainda mais o valor da minha vida!
Amiga muito obrigada por cada uma de suas carinhosas visitas, sua companhia, sua presença e sua força e apoio.
Quero pedir desculpas pelo meu silencio, mas gostaria que soubesse que não foi proposital! Mas por conta de alguns desafios que a vida me trousse.
Gostaria de lhe desejar um Santo Natal e que o Ano 2012 venha coberto de muita paz e Amor!
Gostaria de lhe oferecer o selinho de Natal , tem dois pode leva-los ou escolha o que mais gostar, tem também o selinho de 400 seguidores que fiz com muito carinho!
Dentro do mundo magico do coração quero muito lhe agradecer por tudo! Muito Obrigada de todo o coração!

Tenha um lindo dia!
Abraço Amigo!

Élys disse...

Uma belíssima inspiração vinda das bonecas de pano. Poesia linda!...
Um abraço

a vida em toda a dimensão disse...

Sempre excelente poesia.
Venho desejar um Feliz e Santo
Natal.
Bj.
Irene Alves

Luma Rosa disse...

Por certo Maria, se teve um amor, substituiu por outros amores. Uma boneca tem sonhos, várias tem muito mais e na alegria de cozer o encanto, ela fez do amor águas passadas e preferiu ter um mar de bonecas à sua volta!!
Uma doçura o seu poema!! Beijus,

sandrafofinha disse...

Venho desejar-te um excelente final de semana e desejar que tenhas um natal super maravilhoso com tudo de bom. beijinhos minha santa amiga.

Roselia Bezerra disse...

Olá, querida
Sabe que nunca tive uma boneca de pano???? Mas comprei pra filha... ainda bem!!! São tão lindas!!!
Bjm de paz

Socorro Melo disse...

Queridos amigos e amigas!

Parece que alguns se identificam mais um pouquinho com as bonequinhas de pano, hein? Bombom e Leidson, é isso mesmo, as bonequinhas exercem um carinho todo especial sobre nós, e nos fazem lembrar de pessoas queridas.

Mui grata a todos, e um grande abraço
Socorro Melo