Pegadas de Jesus

Pegadas de Jesus

quarta-feira, 18 de março de 2015

SER LIVRE...


O que fiz com a minha liberdade? Sou, de fato, livre? Quantas vezes me deixei levar por opiniões que não condiziam com as minhas? Quantas vezes me sujeitei a viver como não quis? Quantas vezes fui vítima da massificação? Do materialismo? Dos modismos? Quantas vezes não expressei minha opinião por medo ou por vergonha? Quantas vezes usei máscaras? Interpretei papéis? Não sou livre apenas porque tenho o direito de ir e vir. Sou livre quando vivo de forma coerente com as minhas convicções. Sou livre quando não tenho medo de dizer quem sou, o que penso, e como quero viver, mesmo que para isso tenha que nadar contra a corrente. Se minto, se me engano, se tento enganar, não sou livre, decididamente. Penso que toda pessoa humana é escrava de si mesma, porque toda pessoa humana é egoísta, em maior ou menor grau. E somente quem ama, de verdade, é capaz de se libertar das correntes. O meu maior exemplo de liberdade é Jesus. Fico extasiada diante das respostas que ele dava aos hipócritas, mesmo que fossem seus anfitriões, ou autoridades constituídas. E não fazia isso por pretensão, mas com autoridade, porque de fato vivia o que acreditava e pregava. A liberdade interior é sinônimo de autenticidade. Quero ter consciência plena desta verdade e me empenhar na luta para me libertar, primeiro, de mim mesma.

Por Socorro Melo


Nenhum comentário: