Pegadas de Jesus

Pegadas de Jesus

terça-feira, 25 de agosto de 2015

ESPIRITUAL IDADE - CONFIANÇA VIRTUAL

  

Esta é a minha participação na festa do Blog Espiritual-Idade (http://www.idade-espiritual.com.br/ ) da Rosélia Bezerra.
Parabéns, Rosélia, por nos presentear com uma página tão iluminada, e com a sua amizade tão calorosa. Que o  Espiritual-Idade continue mostrando a sua beleza e vivacidade, alegria e inocência (de seus seis aninhos), e nos ensine a perseverança, que passa pela confiança, para fortalecer os laços de amizade que se fazem por aqui. 



CONFIANÇA VIRTUAL
A pessoa humana é a maior maravilha do mundo. E justamente por ser inexplicável, incompreensível, exerce tanto fascínio.  A amizade é o que nos aproxima desse mistério. Uma vez amigos, vamos descobrindo as grandezas de cada um. E para viver essa aventura, muitas vezes pagamos um preço. Até que tenhamos mergulhado no universo de cada ser, precisamos de ousadia para adentrar. A confiança requer ousadia. Ter confiança é dar crédito ao outro. É acreditar na sinceridade e na retidão moral. Ela cresce e se estabelece à medida que vamos levantando o véu, conhecendo a outra pessoa.
No mundo virtual, eu, particularmente, sondo as pessoas pelo que escrevem, pelo que pensam,  pelo que creem, pelo que lutam, pelo que se indignam. Pelas atitudes. Porque até mesmo nesse universo podemos perceber comportamentos, sutilezas, grandeza de alma, humildade, mas também pretensão, imaturidade, vaidade e preconceito.
A confiança virtual é acima de tudo ousadia, que nada mais é que prudência. Prudência é respeito, é cautela. E quando não nos esquecemos disso, podemos sim, firmar amizades sadias e verdadeiras, que passam a agregar valores em nossas vidas.
Nunca passei por qualquer experiência desagradável, negativa ou impertinente, durante mais de cinco anos em que navego nas redes sociais. Pra isso tomo minhas precauções: sou respeitosa, não me envolvo em polêmicas, e não me relaciono com pessoas que não demonstram prezar os princípios que me norteiam. E assim, vou desfrutando dessa aventura que é construir amizades, e foi assim, que nasceu a minha amizade com Rosélia e com tantos outros nesse mundo virtual, em quem confio e com quem partilho minha experiência de vida.

(Socorro Melo).


14 comentários:

Toninho disse...

Socorro uma boa noite que finda amiga.
Linda sua visão e sabedoria de vida que lhe faz entrar e sair de qualquer relação, pois quem assim procede nos descobri-se e se permitir errar sabe como selecionar e criar a confiança.
Um mundo novo que nos apresenta com todas suas armadilhas e belezas e cabe mesmo muita sabedoria para dele extrair o bom, o que nos enleva e agrega valores.
Como na parábola do joio e do trigo vamos selecionando o trigo e manipulando o pão.
Que bom voltar aqui e encontrar tão belas palavras que nos estimulam a prosseguir nesta família que criamos e zelamos.
Que a sus semana esteja a fluir belamente abençoada.
Meu carinhoso abraço de muita paz.

chica disse...

Tão bom, temos sorte de não ter encontrado nada nos nossos caminhos que nos machuquem a confiança! Isso é muito legal! Linda participação! bjs, chica

Carmen Lúcia.Prazer de Escrever disse...

Adorei sua participação sobre Confiança Virtual é exatamente como você nos relata.
É muito importante saber com quem nos relacionamos virtualmente para tê-los como amigos virtuais.
Obrigada Socorro pela visita e comentário.
Bjs-Carmen Lúcia.

maria claudete disse...

Ola minha querida você souber colocar na telinha como pautar a relação virtual ...Precisa ousadia e.muita perspicácia. ..Sabemos que a psique de cada pessoa é única , mas deixa rastros ...Não se consegue enganar a todos durante muito tempo .Os exemplos dos outros também ajudam.Linda sua participação Socorro!

Roselia Bezerra disse...

Olá, querida amiga Socorro
A gratidão faz-se presente em meu coração feliz por vc distribuir tanto carinho fraterno ao meu blog e interagir comigo à medida do possível.
É bom e salutar que nos irmanemos sem competições destrutivas e sempre procurando alegrar-nos no cotidiano, muitas vezes, tão cheio de afazeres que podem desestimular-nos...
Agradeço a Deus, em primeiro lugar, e, logo em seguida, a vc, amiga virtual em quem confio sempre e tenho sido muito contemplada...
Deus é Fiel e Generoso para comigo e creio que o é para VC...
Peço a Deus por v e a recomendo à sua Proteção para dias posteriores onde almejo estarmos juntas, unidas e amparando-nos em todas as circunstâncias que poderão nos suceder...
Menina do céu, a cada postagem que leio e saboreio encontro novidades em termos de Confiança Virtual... que lindo!
Aqui, vc nos apresenta uma linguagem muito inteligente e poética: levantar o véu... fiquei contemplando a cena de uma noiva de antigamente... onde o noivo não conhecia muito da noiva e levantava o véu depois de casados... Cena linda e bárbara para retratar o tema da festa de 6 anos do meu blog... Vc foi muito feliz na colocação... perfeito!!!
A cada dia levantando véus e descobrindo o que for para acrescentar... para ajudar ou enriquecer ambas as partes... Bravo!
A ousadia dos matrimônios antigamente era fenomenal... a confiança virtual é uma tremenda ousadia igualmente... paralelos estupendos vc nos brindou...
Muito feliz com sua chegada e enriquecimento!
Seja abençoada e feliz!!!
E vamos confraternizar?
A vida merece...
Excelente semana e dias de festa (6 dias por lá no blog) para VC !
Bjm fraterno e festivo de muita gratidão

Alfa & Ômega disse...

Que linda e certa a sua mensagem, Socorro. Também sondo pelas entrelinhas, pelas palavras, enfim, quando meu coração diz sim, então a confiança de imediato aparece.Também como você, Deus cuida de mim nas amizades virtuais e nunca fui ferida! Continuemos então a festejar! Abraço forte!

Ailime disse...

Olá Socorro, ainda estou ausente por motivo de um pequeno período de férias mas não podia deixar de participar no aniversário do Blogue de Roselia.
Adorei a sua participação, pois fala das subtilezas que a mim também me dizem muito comungando na íntegra com o que de forma sublime partilha.
Até hoje tem sido muito gratificante a minha interação na blogosfera.
Um beijinho e muito obrigada pela sua visita e comentário.
Até breve.
Ailime

Alessandra disse...

Olá!
Sou igual a vc...penso exatamente igual!
E graças à Deus nunca me envolvi em nada que me causasse algum mal estar! Mas sempre vou com cautela!
Lindo FDS!
Um super bjo!

Alê - Bordados e Crochê
Fã Page

Lucia disse...

Socorro,
Belíssima a sua participação!
Texto perfeito! Assim como vc, nunca me envolvi em polemicas ou passei por algum constrangimento.
Roselia eh uma das pessoas da blogosfera que respeito e admiro.
Bjs e um final de semana de paz!

Dorli Ramos disse...

Oi Socorro
É predominante da sua região: beleza, inteligência, sabedoria e astúcia, você se saiu muito bem.
Eu sou mineira, inteligente, mas meio ingênua....., mas venci.Agora estou mais astuta na blogosfera e eu tenho um defeito: não perdoo, uso de sinceridade e quero retorno.
Adoro os nordestinos
Beijos
Dorli Ramos

pensandoemfamilia disse...

Escreveste bem sobre a confiança e como neste mundo virtual podemos conhecer os que nos rodeiam. bjs

Gracita disse...

Olá Socorro
Aqui no virtual como no real temos que nos aproximar com cautela.
É terreno onde as emoções são colocadas ao olhar de todos. E vamos nos mostrando através de nossas palavras e essas palavras ditas de formas diferenciadas nos permite aprofundar o conhecimento e estabelecer vínculos de confiabilidade. Você nos brinda com um texto magnífico de conduta neste excepcional meio de comunicação e interação
E a Rosélia é uma das pessoas que merece o carinho por ser uma menina iluminada
Um excelente final de semana
Beijos

Sileni Machado disse...

Olá Socorro, um tema muito bem escolhido pela nossa amiga Roselia que foi bem desenvolvido por todos que participaram! Assim como vc, no mundo virtual, vou dando uma sondada e lembrando sempre das palavras de São Paulo: "Examinai tudo, abraçai o que é bom!" (1 Tes 5, 21) e assim vou conquistando as amizades virtuais, algumas se tornaram reais o que me proporcionou momentos de grande alegria! Parabéns pela linda participação!

Bjs e uma ótima semana! =)
Vivendo e Aprendendo
Fotos e Prosas

Anete disse...

Socorro, pensei que tinha vindo aqui ver a sua participação...
Muito boa e sincera!
Obrigada pelo carinho por lá...

O mundo virtual tem mesmo seu valor extraordinário e tenho me surpreendido com amizades que já tenho conhecido pessoalmente!
Muita paz e o meu abraço...