Pegadas de Jesus

Pegadas de Jesus

sexta-feira, 25 de setembro de 2015

NOVA CHANCE


Ouvia-a dizer: não me arrependo de nada do que fiz na minha vida. Faria tudo de novo, igualzinho. E outras vozes, se uniram à dela em coro, concordando e repetindo a mesma coisa.

Fiquei pasma. Será que eu ouvi bem? Sim, porque não consigo conceber que uma pessoa  se arvore em dizer que não fez nada do que se arrependa. Todos nós fazemos. Uns mais, outros menos.

Errar é bem próprio do ser humano. E onde há erros, falhas, mal entendidos, também há angústias, frustrações, e desamor. E somente à medida que formos aprendendo com as experiências da vida é que vamos nos ajustando, crescendo, e mudando nossas atitudes, consequentemente.

Quando erramos é imprescindível que reconheçamos o nosso erro, mesmo que isso nos traga dor ou constrangimento, e o primeiro passo para a mudança é justamente o arrependimento. Como não se arrepender de nada do que se fez durante uma vida inteira?

Não nos arrependermos do que fizemos, significa que não queremos descer do nosso pedestal, não queremos dá o braço a torcer, em suma, agimos motivados por um orgulho exacerbado.

E o orgulho, nos priva do prazer de sermos pessoas honestas e autênticas conosco mesmas e com as pessoas da nossa interação.

O que motivaria uma pessoa, a se sentir tão segura, a ponto de achar que fez tudo certo na vida? A vida humana é uma sucessão de desencontros. Quantas vezes somos agressivos, impacientes, hostis, egoístas e imprudentes? E quando agimos assim, até mesmo por força das circunstâncias, acabamos ferindo alguém, com nossos gestos e atitudes. E isso não seria um bom motivo de arrependimento?

Será que ao afirmar que faria tudo igualzinho, sem tirar nem pôr, sem arrependimentos, a pessoa não estaria buscando afirmação, ou quem sabe, desafiando os desafetos? E neste caso, não seria melhor aplicar a lição do perdão, e recomeçar?

É lógico que muito do que fizemos, se nos fosse dado uma nova chance de recomeçar, faríamos de novo. Escolheríamos, por exemplo, viver ao lado de uma pessoa que amamos, mesmo conhecendo-lhe os defeitos, pois o importante seria o amor que sentimos por ela.

Poderíamos, quem sabe, exercer uma determinada atividade que exercemos no passado, que nos era prazerosa, mesmo sabendo que não era rentável, mas, o que importaria verdadeiramente, seria o prazer de  fazer o que se gosta.

Se tivéssemos chance, poderíamos morar em um determinado lugar onde já moramos, e que gostamos muito, repetir uma viagem, participar de umas tantas coisas, mas, isto não significaria que tudo deveria ser exatamente igual, pois nada é igual, nunca foi, e jamais será.

E a novidade é importante, pois, há muita coisa que fizemos, no passado, e que nos trouxe tristezas, que já foi suficiente, e que não valeria a pena repetir.

Portanto, o essencial da vida é seguir em frente, sempre em frente, buscando o novo, pois, cada dia nos traz as suas próprias novidades. E nós, os seres humanos, somos ávidos por inovações.

Quando nos for dada uma nova chance, aproveitemos para fazer melhor, para cuidar melhor do nosso interior, dos nossos sentimentos, das nossas aspirações, sempre na expectativa de vivermos em harmonia.

E jamais nos esqueçamos de manter aceso o ânimo, que é o nosso combustível por excelência, e que possamos ter sempre a humildade de saber avaliar e discernir o que precisa ser mudado, e abraçar com ímpeto a diversidade de oportunidades.

Eu me arrependo de muita coisa que fiz no passado, e com muito gosto, procuraria fazer melhor. Sempre.


(Socorro Melo)

7 comentários:

Roselia Bezerra disse...

Olá, querida Socorro
Ânimo e generosidade é característica das almas santificadas...
Mudança de direção é um excelente sinal!
Bjm fraterno

Elvira Carvalho disse...

O ser humano é presunçoso por natureza. Daí que faça afirmações dessa natureza. Estou absolutamente de acordo consigo. Pois se até nas biografias doa maiores santos, surgem erros dos quais se penitenciam.
Um abraço e bom fim de semana

Silenciosamente ouvindo... disse...

Quem faz uma afirmação dessas define-se de imediato.
Eu estou sempre a errar e a arrepender-me.
Desejo-lhe um bom fim de semana.
Bj.
Irene Alves

✿ chica disse...

Que lindo te ler e sempre tentamos faze4 nosso melhor, nem sempre dá! bjs, chica

Ane disse...

Concordo com você Socorro!Todos nós já fizemos algo que nos arrependemos depois.Não que isso seja desculpa pra fazer da vida uma sequencia de erros.Temos que tentar acertar sempre!Um abraço!

Evanir disse...

Eu sei que só venho correndo lhe visitar,
mas no momento é tudo que posso fazer.
È necessário saber que sua amizade é muito importante para mim
e que durante todo esse tempo fiz de tudo
para não cair no esquecimento.
Estou sempre postando a viagem os outros pode atrasar ,
mas a viagem é muito importante para mim.
Foi nele que conheci pessoas lindas de alma e coração.
O tempo nos faz entender que aquele ,
que tem carinho por mim jamais deixaram de viajar
comigo.
Que Jesus te abençoe sempre com saúde .
Uma semana de paz , alegria , amor e fé acima de tudo.
Beijos carinhosos.
Evanir.

Gracita disse...

Querida Socorro
O mais importante é aprender seja com os nossos erros ou com os erros dos outros, procurar não repeti-los e fazer o melhor sempre (ou quase)
É um prazer ler a sua pujante reflexão amiga
Uma linda semana plena de paz e amor
Beijos e carinhos perfumados