Pegadas de Jesus

Pegadas de Jesus

sábado, 9 de janeiro de 2016

PEDREGULHO


Porta estreita e caminho apertado, significam desconforto, dificuldades, falta de espaço para se dar vazão a alguma coisa.
E é dessa imagem que Jesus se utiliza para mostrar a passagem que conduz à vida plena. A porta estreita e o caminho apertado que exigem sacrifícios de quem por eles adentra. Há momentos em que será preciso se espremer para dar lugar à outros também passarem.
E é exatamente assim que acontece. Quando nos empenhamos em levar uma vida de virtudes, passamos a ser perseguidos. Perseguições sutis, desafios que parece não fazer sentido. Aí, bate um desânimo, uma apreensão, como se alguma coisa conspirasse contra nós, e vem a tentação de largar tudo e mudar de rota, ou de tática.
Caminho difícil é o caminho estreito. Sempre estamos encarando alguém de mal humor, ou nos atritando com algo que se atira à nossa frente, ou escorregando e voltando ao ponto de partida, e como é custoso dar um passo à frente... Quantas vezes é preciso cair para que alguém prossiga, silenciar para que alguém fale, emudecer para que os ânimos se acalmem, e ferir os pés nos pedregulhos vivos que estão dispersos …
E dói tanto. O coração chora, a alma sangra, o espírito se inquieta e quase se desespera. E descobrimos o quanto somos frágeis e o quanto ainda estamos distantes da chegada.
Esse é o caminho do amadurecimento. Como disse Santa Teresa de Ávila, o caminho da perfeição. Nele somos forjados, somos convidados a aprender a ter o domínio sobre nós mesmos, sobre nossas emoções e sentimentos, sobre nossas atitudes, e a reconhecer os nossos equívocos, as nossas fragilidades e infantilidades.
Nosso orgulho e nossa vaidade estão sempre a nos derrubar. É importante ter objetivo e determinação, saber o que queremos e onde almejamos chegar. É preciso reinventar, recolher os cacos e retomar a caminhada tantas vezes quanto se faça necessário. E ter em mente que trata-se do caminho que conduz à vida, e isso, por si só, basta. Certa vez Jesus disse: “Aquele que se põe no arado e olha para trás, não está apto para o reino de Deus”. Estamos?

 (Socorro Melo).

4 comentários:

Elvira Carvalho disse...

UM texto muito bonito, que nos leva a reflectir naquilo que realmente somos.
Um abraço e bom domingo

chica disse...

Lindo,Socorro e orgulho e vaidade de nada nos fazem bem! beijos, lindo fds! chica

Toninho disse...

Bonito texto numa reflexão perfeita para se chegar ao Pai.
Os caminhos contem pedras e espinhos. Não é facil ser e estar do lado do bem, há sempre uma força que contradiz.
Abraços minha amiga.
Que bom vir e encontrar uma bela reflexão.
Um bom fim de semana com paz e muita luz.

Lúcia Bezerra de Paiva disse...

Olá, Socorro!
Primeiro vim aqui, me inteirar desse belos texto e de outros, para sair refletindo em seus ensinamentos.
Tenho postado pouco e vistado os espaços menos ainda. Deixo meu abraço,
desejando-lhe um bom final de semana.