Pegadas de Jesus

Pegadas de Jesus

sexta-feira, 24 de janeiro de 2020

A ARTE DA GUERRA


É interessante como de algo triste, feio, sofrido ou paradoxal podemos tirar preciosas lições de vida, e até mesmo, enxergar alguma beleza. Já vi tantos exemplos de superação que, a princípio, pareciam situações irreversíveis. Portanto, estou me esforçando para aprender com a dualidade da vida: vida/morte, alegria/tristeza, paz/guerra...

Tenho acompanhado um canal no Youtube, que me chamou a atenção, e tem me prendido por horas, chamado: A ARTE DA GUERRA. Esse canal trata do universo militar e, muitos dos vídeos, são histórias e análises de guerras e operações militares especiais.

É pertinente dizer que tenho uma certa paixão por História, e que me encanto quando a mesma é contada com seriedade, entusiasmo e propriedade, o que é o caso desse canal a que me refiro. A maneira entusiasta como o "comandante" conta e analisa as situações e circunstâncias, de forma leve, com uma linguagem acessível, bem mastigada, vai me envolvendo cada vez mais.

Gosto de disciplina, sou analítica/precisa e primo por situações controláveis. Talvez por isso me chame a atenção a cultura militar. A guerra é de fato uma arte. Pena que seu produto e efeitos sejam tão nefastos.

É bem interessante a questão da articulação, das estratégias, do mistério, da formação e disposição dos componentes de guerra, das surpresas, do inusitado, da perspicácia dos agentes, além da coragem que é um dos elementos essenciais em todo processo.

Fora o combate propriamente dito que acho truculento, cruel e desumano, a arte da guerra tem sim uma beleza, na sua organização e disposição. É um jogo interessante.

Porém, EU SOU DA PAZ!

Por Socorro Melo

Nenhum comentário: