Pegadas de Jesus

Pegadas de Jesus

segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

ANO NOVO - INÍCIO DE UM NOVO CICLO


Imagem do Google


Puxei a cortina da janela, e a luz do sol invadiu o recinto do meu quarto. Abri-a, então, e senti no rosto a carícia do vento fresco, e vi um céu azul, e sem nuvens, pairando sobre o ano novo... Novo? Mas, que novo? O que mudou?
Se o calor do sol e sua luz continuam iguais, se o vento sopra como sempre fez, se os passarinhos fazem festa ao redor da minha casa cantando e sobrevoando como de costume, o que mudou?

Se as pessoas vão e vêem, de cá para lá, apressadas, estressadas, mal humoradas, o que mudou? As flores? Também não. Exalam o mesmo perfume, e enfeitam a vida, com toda ternura e beleza que sempre fizeram...

Se o brilho das estrelas, o esplendor da lua, o rio que corre para o mar, as ondas que se levantam, e que se quebram na areia... Se tudo é igual, se tudo continua seguindo a ordem natural, não aconteceu nada de extraordinário, o que de fato mudou, para servir de parâmetro para o ano que se inicia?

Parece que nada foi alterado. O cenário é o mesmo. O Universo dispõe seus elementos na mais perfeita ordem, e a vida continua...

E será que algo mudou com a chegada de 2012? É óbvio. A mudança de tempo é apenas um fechar e abrir de ciclos. A natureza age, como sempre agiu: esparge, brota, recolhe, espalha, seca, enche, renasce...

A transformação, a mudança propriamente dita, acontece no nosso ser, mediante a renovação das nossas esperanças. Nos retiramos em nós mesmos, nessa passagem, nesse findar e reiniciar, nessa dança dinâmica, nesse intervalo do tempo, para aspirar novos propósitos, para almejar novas realizações, para buscar caminhos diferenciados, para crescer, para melhorar, para ser feliz...

A vida é uma roda, que gira incessantemente. E nessas voltas, muito se perde, e muito se ganha. É preciso que acreditemos em nós mesmos, para que tiremos todo o proveito dessa coreografia da vida, sem que nos machuquemos e sem que machuquemos alguém.

A ordem, da vida, é que sigamos sem olhar para trás, sempre para frente, avante, buscando agregar novos valores, novos aprendizados. É imprescindível que estendamos as mãos, nessas viravoltas, e acolhamos àqueles que estão ao nosso lado, também lutando, para se firmarem no vai e vem da grande roda.

E é essa confiança renovada que faz a grande diferença, que se torna um marco em nossas vidas, e que divide o tempo em frações de segundos e de anos...

Se não sonharmos novos sonhos, se não nos abrirmos ao desconhecido, se não projetarmos ideais, se não almejarmos grandes coisas, a roda da vida trava para nós, e vamos morrendo aos poucos, sucumbindo em meio às trevas da depressão, que mina o ânimo e a alegria de viver, e tolhe nossa vontade e nosso querer.

Somos seres dotados de capacidades fenomenais: de liberdade, de inteligência, de vontade, e tudo podemos realizar, basta que tenhamos a coragem e a disposição de buscar nesse baú do tesouro, as ferramentas de que precisamos para empregar no nosso trabalho.

Vamos girar com a vida, e vamos pensá-la como uma enorme roda gigante, iluminada e colorida, onde em determinados instantes estaremos por baixo, sem uma visão do belo, sem a emoção de uma grande aventura, mas com a certeza de que logo subiremos, que chegaremos às alturas, e que lá desfrutaremos do que há de melhor, da mais prazerosa sensação, da visão mais privilegiada.

No entanto, é importante não perder o foco, e não esquecer que se trata de uma roda gigante, e que estaremos subindo e descendo sempre, e somando as nossas experiências com as dos companheiros que conosco viajam, que descem e sobem, e que certamente um dia, terminam suas corridas, deixando lugares vazios, nas cadeiras, que serão ocupadas por outros tantos, que dividirão conosco suas histórias. E assim, a roda gigante continua girando, independente dos términos e reinícios dos ciclos que demarcam a história da humanidade.

Feliz Ano Novo!

Paz e Bem!

14 comentários:

chica disse...

Linda mensagem nesse texto,Não podemos perder o foco mesmo e vamos nesse novo ano com alegria esperando sempre o melhor!Feliz 2012!beijos,chica

Élys disse...

Vamos seguir girando, buscando viver o momento presente sempre com muita paz e amor.
Feliz 2012.

Néia Lambert disse...

Maravilhoso, profundo e reflexivo texto Socorro.
Feliz 2012! Desejo-lhe muita saúde e paz!

Beijos

Jaque Gonchoroski disse...

Disse tudo Socorro. Nós usamos esse tempo pra refletir e pra renovar. Mudar o que não servia e dar um novo rumo. É sempre assim ;)

Feliz Ano novo pra você também!
Beijos

Unknown disse...

Um 2012 cheio de muita paz e amor.

Beijo.

Claudia disse...

Que mensagem maravilhosa amiga! parabéns, tuas palavras nos remetem ao nosso interior...bjs

She disse...

Concordo com a Linda Jaque, vc disse tudo, minha querida! ;)
Feliz Ano Novooooo tudo de bom, sempre!
Beijo, beijo!
She

Isa Martins disse...

Oi Socorro um lindo texto cheio de verdades.
Vim lhe desejar um maravilhoso 2012, com muitas realizações, beijos com carinho!

Beth/Lilás disse...

Querida Socorro!
Desculpe a demora pra chegar aqui, embora teu blog não estivesse atualizando pra mim.
Devo dizer-lhe primeiramente que o seu texto foi o melhor e mais bem escrito que já vi neste final de ano.
Fantástico!
É isso mesmo, tudo a nossa volta parece continuar igual, mas é dentro de nós que tem que acontecer as mudanças. Nós sabemos disso, mas quanta gente não sabe e acha que vai mudar quando vira o calendário.
Que você tenha um ano cheio de novidades boas e muita saúde.
Feliz 2012 para você e sua querida família!
beijinhos cariocas

blog da Paraguassu disse...

Olá querida Socorro,
Linda sua postagem. Um texto real e belo que traz a semente do amor e da esperança que deve ser plantada em cada coração, não somente quando finda um ano, mas sim diariamente, para que possamos exercitar o amor, a caridade e o perdão com igualdade entre nossos irmãos.
Desejo um 2012 repleto de paz, saúde e prosperidade.
Um beijo, com carinho,
Maria Paraguassu.

Unknown disse...

oi Socorro...
querida...
faço minhas as palavras da Beth.
o que precisa mudar realmente são nossas atitudes, nossas crenças.
Um ano de luz e transformação pra você minha doce e suave amiga.
te quero muito bem.
grande abraço.

Guma disse...

Querida amiga.

Focados sim, olhando em frente e partilhando. Uma mão segurando o que foi e outra estendida para receber o porvir.
Quando estamos por baixo, sempre uma mão amiga e dedicada nos puxa para cima. É aí que temos a constatação de que também podemos influenciar pela positiva outros mais e este elo gigante toma a forma dessa roda que felizmente equilibra o nosso universo.
Uma ano com muita saúde e paz nesse teu coração maravilhoso. Obrigado por seres uma amiga presente.
Kandados... Inté!

© Sara Marques disse...

Socorro Querida;
Feliz Ano Novo!!!
Que 2012 seja para vc e sua família um ano de muita alegria, saúde, amor e realizações.
Bjs.

Gina disse...

Socorro,
Não me canso de admirar sua forma de escrever e refletir sobre o cotidiano.
A mudança interior é a mais difícil e a passagem de ano serve pra dar uma sacudida no nosso íntimo. Costumeiramente, fazemos um balanço e posso afirmar que 2011 foi intenso pra mim.
Renovemos a esperança, mas não esperando cair do céu o que nos compete fazer, não é mesmo?
Sigamos compartilhando nossas amizades, porque todos ganhamos com isso.
Bjs.