Pegadas de Jesus

Pegadas de Jesus

terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

DEZ MANDAMENTOS PARA UMA BOA REDAÇÃO




Imagem do Google

Olá gente boa, que passa por aqui!


             Achei interessante, e pertinente, para nós que gostamos de escrever, este texto da Sabrina Vilarinho. É sempre oportuno reciclar  conhecimentos. Vamos ao texto?     

Conhecemos os 10 mandamentos de Deus que nos alerta sobre pecados que atrapalham nossa vida e podem ter consequências gravíssimas! Assim também acontece na redação, há erros bastante cometidos pelas pessoas, sem maiores preocupações! Mas é bom ficar alerta, pois o julgamento das bancas é rigoroso e não há ninguém que possa corrigir seus erros depois! Então, em um trocadilho com as leis bíblicas, o ideal é se arrepender enquanto pode e não cometê-los mais!
Vejamos os dez mandamentos para que sua redação surpreenda a banca:

1) Não escreva difícil, usando palavras para parecer que sabe de tudo! Prefira uma linguagem mais simples. Não falo aqui do uso de coloquialismo, sem restrições!

2) Críticas sem fundamento, sem objetivo não devem ser feitas. A análise sobre algo deve ser realizada baseada em fatos, acontecimentos reais. Sempre aponte soluções coerentes para os problemas levantados.

3) Uso de palavrões, jargões, gírias e coloquialismo é proibido!

4) A linguagem do msn ou orkut deve ficar em casa. Nunca abrevie palavras: vc, qdo, msm, dentre outras. Exceção: etc.

5) Não faça repetição desnecessária de palavras! O texto fica enfadonho e pobre, pois o leitor verá que você não tem muita leitura, uma vez que não tem muito vocabulário. Use sinônimos: menina, garota, criança, guria.

6) Não “encha linguiça”, como dizem! Uns dizem coisas sem sentido, outros falam a mesma coisa várias vezes, de vários modos. Seja objetivo, claro. Melhor qualidade do que quantidade. No entanto, processos seletivos exigem o mínimo de 15 linhas. Escreva sobre algo que você tenha conhecimento. Baseie-se (não copie) em um texto da coletânea, nas ideias expostas ali. Faça um parágrafo para introdução, um para o desenvolvimento e um para a conclusão, pelo menos!

7) Não esqueça a cedilha no “c”, o cortado do “t”, o pingo do “i”, as letras maiúsculas em nomes próprios!

8) Coloque ponto final! Começou um novo argumento, uma nova ideia? Coloque ponto final e não vírgula! Os períodos ficam tão confusos que o leitor não sabe nem mais qual é o assunto inicial ou quem é o sujeito do período!

9) Faça a concordância verbal. Se o sujeito está no plural, o verbo também deverá estar! Ficou em dúvida? Leia a oração e identifique o sujeito, quem pratica a ação.

10) Releia o texto! É impossível tentar organizar melhor o texto, corrigir os erros e tirar nota boa sem reler o que se escreveu! Detalhe: Coloque-se no lugar de um leitor que não sabe nada sobre o assunto abordado em seu texto e se pergunte: Será que ele entenderia sobre o que estou escrevendo e o meu ponto de vista?

Saiba que mandamentos foram feitos para serem seguidos, mas não como obrigação ou por imposição, mas para nosso bem! Pense nisso!

Por Sabrina Vilarinho
Graduada em Letras
Equipe Brasil Escola



12 comentários:

chica disse...

ótimo texto e é sempre bom dar uma lida e revisada. Aprender faz bem!beijos,chica

Gilmara Wolkartt disse...

Muito bom, um texto para ser lido, guardado,decorado.
Linda semana para você.
Gd beijo

Néia Lambert disse...

Ótimas dicas Socorro!

Beijos

Bel Alves disse...

Já aconteceu comigo de ter programado e quando fui abrir o blog estava lá um "baita" erro...Então tento sempre dar uma lida de novo e de novo..Mas de vez em quando escapa...
Paz e bem

Sandra Puff disse...

Olá, Socorro..
Ótima ideia trazer para o Blog a Redação Nossa de Cada Dia.
Dicas importantíssimas, desculpe se sou superlativa..rs
Abraço,
Sandra

Silenciosamente ouvindo... disse...

Muito interessante este texto amiga,
tenho que o voltar a ler com muito
cuidado.
Joselito era um miúdo espanhol
que tinha uma voz fantástica.
Foi um grande êxito na altura.
Depois cresceu e a voz foi desaparecendo.
Desejo que esteja bem.
Beijinho
Irene

She disse...

SENSACIONAL, excelente! ;)
Amei, né?! Tudo a ver com a minha profissão, show de bola! Todos deveriam ler essas dicas, principalmente algumas etapas, como por exemplo a insistência de abreviar as palavras como se tudo fosse o MSN, Orkut, Facebook e Twitter da vida. Show! ;)
Beijo, beijoooo
She

Juju Porcino Loureiro disse...

OLÁ SOCORRO!
ESSES MANDAMENTOS SÃO IMPORTANTES E DEVEM SER MOSTRADOS NÃO SÓ PARA PESSOAS QUE GOSTAM DE ESCREVER COMO TAMBÉM PARA PESSOAS QUE ESTÃO SE PREPARANDO PARA CONCURSOS.
O MAIS IMPORTANTE É...

" Faça a concordância verbal. Se o sujeito está no plural, o verbo também deverá estar! Ficou em dúvida? Leia a oração e identifique o sujeito, quem pratica a ação."

OBRIGADA PELAS DICAS.
PARABÉNS E BOA NOITE!!!

Flor de Lótus disse...

Oi,Socorro!Saudades de vir aqui.Sempre bom ler dicas de redação.
Beijosss

sapekinhas eva disse...

Olá Socorro, bom te saber de volta, fiquei muito alegre com tua visita, obrigada pelas palavras gentis. Adorei as últimas publicações, as técnicas para uma boa redação, a meditação, e principalmente o fado Foi Deus, acho lindo e gosto de cantá-lo. Que Jesus te ilumine sempre poetisa nossa, que valoriza o nosso torrão. Um grande e carinhoso abraço, Maria Sônia

Terê. disse...

Olá socorro, obrigada pela visita, e desculpe por não te visitar amis vezes, bjus tere.

Isa Martins disse...

Oi Socorro, ótimas dicas pra uma boa redação.
Sempre tirei boas notas nesse quesito, mas hoje quando escrevo textos pro blog ou poesias uso de algumas gírias e fujo um pouco do padrão convencional, os leitores ficam mais descontraídos rss
De qualquer forma em redações é importante que se mantenha as regras.
Beijos pra ti!