Pegadas de Jesus

Pegadas de Jesus

quarta-feira, 11 de agosto de 2010

BRAZÃO


Brazão


Apresento-vos brazão, nosso peixinho de estimação. Foi um presente que meu filho ganhou da namorada, e que cativou a todos nós, e já faz parte da família(rs). Deu-lhe esse nome em homenagem a um jogador do time que ele torce, o Santa Cruz, de Pernambuco (Recife).

Gosto de ficar olhando para o aquário, por longos minutos, brincando com ele, e me divertindo com as evoluções que faz. Na hora das refeições, especificamente, ele é uma graça, dada a rapidez e a gulodice com que devora a ração.

A presença desse minúsculo ser, em nossa casa, faz diferença sim, pois, transmite uma sensação de paz, de ternura, e de cuidados. Apesar da sua fragilidade, descobri que ele é brigão, pois, é um BETTA.

O Betta splendens , ou mais conhecido como betta ou peixe de briga, ganhou este nome pois na região do antigo Sião (hoje Tailândia, na Ásia), vivia uma tribo muito guerreira chamada Ikan Bettah.

Este peixe originado dos açudes, córregos, pântanos e arrozais da Tailândia, Sri-lanka e Malásia pode viver em média 3 anos, podendo ter uma vida mais longa se observados seus hábitos alimentares, fornecendo a eles uma dieta bem variada com ração industrializada de qualidade (mais de 40 % de proteína) e principalmente oferecendo aos bettas alimentos vivos e congelados como a artêmia salina, enquitréias, larvas de bicho de amendoim e etc.

Quando adultos, mais ou menos aos seis meses de vida, os bettas macho podem atingir até 8 cm e já estão prontos para reprodução.

Como os outros peixes, o betta é pecilotérmico, ou seja, a temperatura de seu corpo varia de acordo com a temperatura da água, procure manter essa temperatura entre 22 a 30ºC, evite sempre mudanças bruscas na temperatura da água dos peixes, pois isto pode ser fatal.

O betta gosta de água mais velha e não é muito exigente quando o assunto é o oxigênio dissolvido na água, pois, como dito anteriormente vivia em arrozais, pântanos, córregos e açudes dos países asiáticos, por isso é um peixe que vive bem em pequenos potes individuais. Sendo assim o aquariofilista não deve descuidar das trocas parciais da água, que devem acontecer toda semana para evitar a acidez da água, tendo o pH ideal entre 6,8 a 7,2, e a ocorrência de várias doenças.

O betta é um peixe ovíparo e ao final do acasalamento a fêmea deve ser separada, enquanto o macho cuida dos filhotes todo o tempo com toda dedicação e carinho, até mais ou menos seus 5 dias de vida, onde já começam nadar por todo aquário.

Alerta: Nunca deixe dois machos juntos, pois estes irão brigar até a morte. As fêmeas podem ficar juntas, até mesmo em aquários comunitários sem problema algum.

Fonte: altavista.com

Leia, A História de Marcos, http://www.bomespirito.com/search/label/Hist%C3%B3ria%20de%20Marcos

P.S. Brazão morreu no dia 7 de setembro de 2010. Snif! Snif!

8 comentários:

Bordados e Retalhos disse...

Socorro, já tive vários Bettas, que morreram e eu nunca entendi o porque. Eles vivem sozinhos pois brigam comseu scompanheiros. Adoreisaber mais sobre esse peixinho que adoro. Bjs

chica disse...

Que amor o Brazão! Adorei conhecer e saber mais deles.beijos,chica(vou mandar esse post pro meu netinho que tem um, o Branquinho)

♕Miss Cíntia Arruda Leite ღ disse...

Querida,

O Betta é um peixinho muito interessante, eu comprei um para meu filho, que infelizmente morreu...

beijos

Anônimo disse...

Cuidei de um desses uma vez e não gosto de lembrar, hahaha. Menina, a trabalheira que isso dá. Gostei mesmo quando ele se foi, kkkkkkkkkk...
Brincadeiras à parte, eles são muito fofos, apesar do trabalho que dão. E que nome original, hein, Socorro1 Adorei! Beijos pra ti!

Beth/Lilás disse...

Oi, Socorro!
Acho tão lindinhos peixes como este, mas não sei cuidar e o único que tive morreu (faz tempo isso). Daí não me animei a tê-los mais, fiquei com peninha.
Mas, esse aí tá lindão.
um grande beijo carioca

Angélica Roz disse...

Oiii! Que lindo! Eu gostaria de ter um aquário, amooo! Esse é o meu signo... :) Mas, tenho 3 gatos, então fica complicado... Bjss

Unknown disse...

Oi Socorro!
Adorei conhecer o Brazão! Ele é lindo!
Adoro bichos, tenho cochorro e porquinho-da-índia, mas o nosso peixinho morreu!
Cuide bem do seu, eles são tão sensíveis, né?

Beijos

Lia

Blog Reticências...
http://liaks25.blogspot.com/

JB disse...

Adoro animais! O meu preferido é o cão, mas logo seguido de muitos outros.
De qualquer forma, gostei de conhecer o Brazão!

Ter animais em casa é extraordinário!

Abraço