Pegadas de Jesus

Pegadas de Jesus

sexta-feira, 17 de setembro de 2010

BLOGAGEM COLETIVA:SENTIMENTOS E EMOÇÕES - PERDÃO


Imagem da Net


Blogagem coletiva proposta pela Glorinha do http://cafecomglorinha.blogspot.com/

Perdoar não é fácil. O perdão sincero e verdadeiro exige um grande esforço nosso, pois, perdão é fruto de uma mudança de pensamento, de uma transformação íntima. É um processo, e exige tempo e compreensão.

Quando ofendidos, temos nossas estruturas abaladas, até mesmo nossas convicções são postas à prova. A ofensa traz à tona nossos sentimentos mais delicados, porque não dizer mais baixos, nos fere o orgulho, e nos impele a tomadas de decisões nem sempre acertadas.

Às vezes somos vítimas de nós mesmos, e não nos perdoamos por determinados atos, carregando conosco um peso imenso que nos turva o olhar e acinzenta nossas vidas.

O perdão é um bálsamo, um corretivo. Ele nos confere novas oportunidades, nos faz refletir na fragilidade do outro, no que o impulsionou a agir de modo errado conosco, e independente do outro estar arrependido ou não,de suas más ações, podemos perdoar, e nos sentir livres da ofensa, uma vez que a mágoa é uma prisão.

Perdoar é uma ação nobre e benéfica, pois, traz paz e repouso interior, e nos confere a possibilidade da reconciliação, até conosco mesmos, pois, muitas vezes somos mais severos conosco do que com os outros.

O perdão verdadeiro é gentil, é sincero, não visa ostentação, e não impõe condições para acontecer.

Só quem ama é capaz de perdoar, pois, sabe avaliar a importância do bem e da paz, e tem a consciência do quanto é importante vencer a si mesmo.

Eu, particularmente, já vivi uma experiência forte, de separação, uma ruptura que me machucou e me fez derramar lágrimas e repensar meus conceitos. Porém, consegui sobreviver, apanhei os meus pedaços, meus destroços, colei tudo, e resolvi dar a volta por cima. Perdoei, e muito tempo depois me reconciliei. Apaguei o passado, aprendi com o sofrimento, superei a mim mesma.

Sinto dificuldades em aplicar o ensinamento cristão do perdoar não apenas sete vezes, mas, setenta vezes sete vezes, pois, não entendo como se é capaz de persistir no mesmo erro, machucando os outros, e se passando por vítima. Ofensas novas, vá lá que seja, mas, o mesmo pecadinho de estimação, ninguém merece, fica ainda mais difícil perdoar reincidências permanentes, ainda não aprendi essa lição, espero que consiga, um dia.

Hoje é o último dia dessa coletiva, e fico feliz por ter feito essa viagem pelos sentimentos e emoções, e partilhado com amigos virtuais tantas experiências de vida. Aprendi muito, com certeza, e deixo aqui o meu agradecimento a todos que me visitaram, bem como, a Glorinha do Café com Bolo, idealizadora desse projeto. Valeu, gente!

18 comentários:

chica disse...

Linda participação e nos encontraremos , com ou sem blogagens,certamente.A amizade continua,né?beijos,chica

Leci Irene disse...

O perdão éfruto de uma transformação íntima. Muito lindo!!!!!!!!!!!!!

Misturação - Ana Karla disse...

Socorro, como tenho dito,,, o perdão é para mim um dos maiores sentimentos nobres que possamos sentir, pois se perdoado de verdade, elevamos a nós mesmos.
Bom final de semana
Xeros

Françoise disse...

É sim Socorro. Perdoar faz bem aos dois lados, nos liberta e nos deixa na paz. Quanto a dificuldade, todos nós temos, somos seres humanos não é? Mas o mais importante é que estamos dispostos a melhorar. Não somos "turrões".
Gostei do seu texto!
Abraços.

Isadora disse...

Assim como você, passei por uma situação em que consegui depois de alguns tempo e dos cacos recolhidos desculpar e não sentir nenhum ressentimento ou mágoa.
Agora, é verdade também que alguns tem aquele "" atitude" de estimação e mesmo que não queira, está lá fazendo novamente. Difícil perdoar setenta vezes!
Um beijo

Michelle Siqueira disse...

O mesmo pecadinho de sempre, é Socorro? Ah, adorei! Olha, sou obrigada a concordar... O mesmo pecadinho de sempre é difííííííííícil de perdoar. O bem que temos dentro de nós tem de ser múltiplas vezes transcedental para cumprir com esta tarefa.

Abraço grande! Bj acarinhoso.

Michelle

Jaque Gonchoroski disse...

Olá Socorro, belo tema esse...
Eu consegui perdoar de coração já. E isso me fez muito bem, porque com o perdão eu deixei tudo que me magoava pra trás e comecei vida nova.

PErdão é divino. E nos faz bem mesmo.
Beijos!

Lúcia Soares disse...

Socorro, perdoar é mesmo um dom, não é fácil.
Não agi contra ninguém a ponto de precisar pedir perdão. Peço desculpas nos pequenos erros, muitas vezes involuntários.
Perdoar exige uma doação grande de nós mesmos.

Também gostei de conhecer você e enquanto não vem outra blogagem coletiva, não vamos deixar de "nos ver" pela blogosfera, de jeito nenhum!
Beijo!

Tati disse...

OI Socorro, eu não guardo mágoas em meu coração, mas também não conseguiria perdoar tantas vezes assim. Tudo tem limites. Acho que quando somos ofendidos, assim como, quando ofendemos, o que se quebra é um elo de confiança. E refazê-lo não é simples. Não acho que seja impossível, mas é preciso cuidado redobrado quando isso acontece.
Foi um prazer estarmos juntas nesta blogagem dos sentimentos. COntinuaremos juntas!
Um grande beijo.

Anônimo disse...

É Socorro, as reincidências são mesmo um capítulo à parte na história do perdão. Você tem toda a razão. Eu toco nesse assunto, bem de leve no meu post. Você viu né? Aliás, nossos posts estão em perfeita sintonia. Acho que a Biblia não exige tolerância com as recidivas, pelo menos não da forma que parece à primeira vista. Tenho outra idéia a respeito. Quando eu postar sobre o perdão e a impunidade, pretendo expor melhor o meu pensar. A-do-rei o post. Bjsss

disse...

..."Porém, consegui sobreviver, apanhei os meus pedaços, meus destroços, colei tudo, e resolvi dar a volta por cima. Perdoei, e muito tempo depois me reconciliei. Apaguei o passado, aprendi com o sofrimento, superei a mim mesma." Olha que lição você aprendeu e agora está ensinando. Perfeito. Obrigada! Bjoss

orvalho do ceu disse...

Oi, querida Socorro
Depois de ter colado tudo... fica a grande possibidade de ser muito mais feliz e de se sentir intacta...
O perdão nos restaura totalmente.
Um bj em seu coração.

Glorinha L de Lion disse...

Oi Socorro, pensamos bem parecido. é difícil perdoar sim, mas se pode aprender. obrigada por ter participado de maneira tão carinhosa e atuante! bjs

Renata Boechat disse...

Perdoar é aprender, superar a nossa capacidade, dar uma nova chance, nem sempre é fácil, mas perfeitamente possível!

Bordados e Retalhos disse...

Querida, é difícil mesmo, mas o perdão, pode ter certeza faz muito bem para quem o concede. Mas somos humanos, então peça a Deus pra te livrar de todas as mágoas e ressentimentos. Vai se sentir bem melhor. Bjs

Gina disse...

Socorro, reincidências são difíceis mesmo de suportar. Posso te dizer que já perdoei reincîdência, mas não saí ilesa, não esqueci. Aprendi, refleti pra caramba e acho que saí fortalecida. Até quando não sei...
Bom final de semana!

Mônica - Sacerdotisa da Deusa disse...

É isso aí minha linda flor:
Levanta sacode a poeira e dá a volta por cima...♫
E vamos todos praticar o perdão e aproveitar do seu bálsamo.
Beijinhos flor.

Flores e Luz.

Michele disse...

Olá querida, vim agradecer sua visita e seu carinho no meu bloguinho.Bjins da Mi