Pegadas de Jesus

Pegadas de Jesus

quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

LÁPIS LAZÚLI?


Imagem do Google

De origem latina, o significado de lápis é pedra e de lazúli, azul. Assim o lápis-lazúli pode ser, a primeira vista, apenas uma pedra azul, mas ele é uma gema que, depois de lapidada e polida, torna-se uma pedra preciosa, de um azul magnífico e brilho vítreo (parecendo vidro). Assim como outras gemas, ela apresenta-se mais opaca que brilhante. É resultado da combinação de diversos minerais, entre eles a lazurita, o sódio, o alumínio e a pirita, sendo conhecida mais como rocha.

O uso do lápis-lazúli, segundo arqueólogos, remonta há 7000 anos. Nas tumbas egípcias, foram encontradas sendo usadas não apenas como jóia, mas em outros objetos decorativos como caixas, escaravelhos e esculturas. Os egípcios, na antiguidade, fabricavam amuletos usando pedras. Achados sugerem o uso do lápis-lazúli também em maquiagem, como sombras para os olhos. Na Idade Média e na Renascença, seu uso cresceu quando artistas o usavam para criar pinturas azuis brilhantes.

Atualmente, a maior produção do lápis-lazúli vem do Afeganistão e seus mineiros tentam encontrar pedras com azul profundo, vindo de depósitos de pirita, também conhecida, como “ouro dos tolos”. As melhores podem ser usadas em adornos para porta-jóias ou como peças de joalheria. Preferido entre os joalheiros profissionais, o lápis-lazúli é avaliado em sua forma de conta. As próprias pedras servem para esculpir, mas deixam um odor meio desagradável, fazendo com que aqueles que trabalham com ele, usem roupas e máscaras protetoras, para evitar o depósito de sílica nos pulmões.

As contas feitas com o lápis-lazúli estão disponíveis em grande variedade, tendo um preço razoável, porém, uma gema de melhor qualidade, contribui para um preço mais alto. São encontrados na forma de fusos, cilindros, tubos facetados, lágrimas e contas redondas, sendo estas usadas em rosários há séculos.

Cordões de lápis-lazúli, com formato de fusos podem custar menos de 1 dólar cada conta, já as contas compridas, como tubos facetados, chegam a 3 dólares cada. Pedras soltas também são baratas, sendo que a tendência dos comerciantes é medi-las em gramas, não em quilates. Vale lembrar que 1 quilate equivale à metade de 1 grama. Pedras de grande qualidade podem chegar a 40 dólares o grama.

Usado também em anéis, o lápis-lazúli precisa de cuidados especiais. Na Escala de Mohs (escala que mede a dureza dos minerais), apresenta dureza 5-6, apenas – equivalente ao vidro. Visando garantir uma melhor qualidade, as lojas que o comercializam questionam os fornecedores sobre a procedência, uma vez o lápis-lazúli pode ser colorido artificialmente, imitando, assim, pedras qualidade superior.

Na Antiguidade, o lápis-lazúli era visto como o símbolo da verdade, sendo que em algumas crenças, era considerado como um portal para o mundo espiritual. No Catolicismo Romano, em muitas das pinturas da Virgem Maria, tanto na Idade Média quanto no Renascimento, aparece o lápis-lazúli, estando assim, sempre associado ao misticismo e à pureza.

Por Geraldo Magela Machado
Fonte: InfoEscola.com.br

Paz e Bem!

21 comentários:

Beth/Lilás disse...

Socorro,
Eu acho linda esta pedra e quando estive no Chile ano passado, uma dessas lojas que vendem artesanatos e coisas originárias do país, apresentava lindos badulaques nesta pedra e a mocinha que me vendeu, disse que era muito bom colocar a pedra em contato direto com o corpo, pois tem também a capacidade de agir e ajudar no problema da tireóide.
Usei um tempão o meu coraçãozinho azul, mas agora está na gaveta. Acho que vou procurá-lo agora.
beijinhos cariocas

Unknown disse...

Obrigada pela partilha deste excelente texto.


Abraço.

Élys disse...

Sempre é bo aprender um poco mais. Não tinha conhecimento destas propriedades do lapis-lazúli

Mônica - Sacerdotisa da Deusa disse...

Oi minha linda flor!
Nem preciso dizer né...amoooo lápis lazuli rsrsrs.
Beijinhos querida.

Flores e Luz.

Toninho disse...

Bela informação Socorro,ela é linda mesma e creio carregar uma serie de misticismo.Grato pela partilha.Meu abraço de paz e luz.

Bombom disse...

Li há muitos anos que o Lápis Lazuli era a pedra que condizia com o meu signo de Touro. Não sou muito dada a estas crenças, mas nunca mais o esqueci, embora nunca tivesse tido ocasião de possuir tal pedra preciosa. Gostei muito de ler este teu post, pois aprendi muita coisa que não imaginava!
Estive uma semana sem computador por causa de uma reparação e por isso não tenho aparecido por aqui. Obrigada pelas tuas visitas ao Meu Estaminé. Fiquei contente por teres gostado do poema do aniversário da minha Mãe. Podes ficar com ele, sim, com muito gosto. Bjs. Bombom

BLOGZOOM disse...

Socorro,

A cor azul é a minha predileta.
Esta pedra me encanta pela beleza e tonalidades, não sabia nada a respeito. Já a minha mãe tem adoração por este tipo de pedra.

beijos

Jorge disse...

Que pedra maravilhosa. E um aprendizado a mais.
Que beleza!!!

Um beijo!!!!

Elisa T. Campos disse...

Aprendi muito sobre o lápis lazúli.
Interessante e oportuna postagem,Socorro.

Um carinhoso abraço.

Terê. disse...

olá querida. obrigada pela visita, amei, bjus tere.

Del Rodrigues disse...

Olá Socorro,sou professora,conheci seu blog através de uma amiga, gostaria de fazer um pedido para que me ajude indo no link abaixo e deixando um recadinho.Estou concorrendo com o meu texto:"Transformando um Sonho em Realidade" no concurso Educação Nota 10 do Globo.
A seleção acontecerá agora no dia 30/01/2012.
Por favor, visite o link e deixe um comentário por lá.
Será que vc pode me dar uma força?
Conto com a sua ajuda!
Qualquer problema, postei também o link no post do meu blog, é só ir lá e clicar (http://ler-com-prazer.blogspot.com).
Obrigada!Paz e Luz!
Esse é o link:
http://www.educacao10.syncmobile.com.br/?p=576

Evanir disse...

Antes que o dia acabe e te roube a esperança,
antes que a noite chegue e traga incerteza,
e quando menos esperar, eis você realizando,
e sem perceber, já estará mais uma vez,
sonhando um novo sonho, pra começar tudo de novo,
por que a vida, a vida é um eterno recomeçar.
Que Deus te proteja hoje e sempre.
Não se esqueça que ♥ ... ♥ Estou seguindo -te e te amando .
Um feliz final de semana.
Beijos no seu coração.
Evanir..

Yolanda Hollaender disse...

Que pesquisa ótima, Socorro!
Textos como esse contribuem para acrescentar e encantar...
Na minha cidade natal tem uma loja que, sempre que posso, visito só para ver os minerais em exposição. São rochas e pedras semi-preciosas de todos os tipos. Suas propriedades dão um grande bem-estar...
Meu abraço,
Yolanda

pensandoemfamilia disse...

Obrigada pelas informações que me eram desconhecida, apesar de gostar desta pedra.
bjs

Giovanna Valfré disse...

Socorro, vc nem imagina, mas sua toalha (brinde mais que atrasado do aniversário do meu blog) está pronta, bordada, faltando apenas colocar o bordado inglês para o acabamento. Essa semana estarei enviando pra vc. Estou muito feliz por ter dado conta do compromisso. Bjs

Misturação - Ana Karla disse...

A pedra é sem dúvida maravilhosa e as informações completam.

Socorro, vamos ter um encontro de blogueiros aqui em Recife no dia 04 de Março e vim te convidar. Vamos?
Passa lá no meu blog.

Anônimo disse...

eu gosto mto dessa pedra, acho mto bonita! a arte que fazem com ela é fantástica.

gostei de saber mais sobre o assunto.

ótimo fim de semana! manda calor pra cá rs.
bjs

Isa Martins disse...

Oi Socorro, obrigada pelo carinho.
Eu já trabalhei muito com cristais e minerais, é de grande ajuda estarmos em contato com eles, pois ajudam a harmonizar.
Uma bela postagem instrutiva, beijos e uma ótima semana!

Luma Rosa disse...

Você conhece a pedra turqueza? Ela também é bastante bonita e representativa em várias nações. Por coincidência, outro dia, estava lendo sobre o lápis lazuli e o texto que escolheu para postar é bastante abrangente com muitas novidades para mim. Boa semana! Beijus,

Bordados e Retalhos disse...

Socorro, enviei ontem sua toalha. Espero que goste. Bjs

She disse...

Ai que pedra mais linda e que azul divino! Amei!
Beijo, beijo, minha querida, e excelente final de semana!
She