Pegadas de Jesus

Pegadas de Jesus

segunda-feira, 7 de outubro de 2013

TODA VIDA É VIDA


TODA VIDA É VIDA

Que coisa estranha! Se toda vida é vida, por que pensamos que uma vida é melhor que outra vida?

Por que pensamos que os nossos critérios de decidir quem vai viver está correto, em detrimento de quem vai morrer? Quem é nocivo deve morrer, sem piedade, e quem não é, deve viver. Mas, se tudo é vida... Tudo criatura...

Será que quem é nocivo aos nossos olhos, não pode ter sua utilidade? E quem nos parece inofensivo não tenha também sua nocividade?

Ai, que dúvida! Dúvida?

De relance, vi a sombra se mover, numa rapidez vertiginosa. Não deu tempo de ver o que era. Passou-se um dia. Dia seguinte vi, pela segunda vez, mover-se ligeiro, e não tive dúvida, era o que eu pensava.

Preparei as armas. Coloqueia-as a postos. Horas mais tarde ouvi o disparo. Corri ao encontro, achando que o meliante tinha sido pego, mas, para minha surpresa, lá jazia outro, que não deveria morrer, e que me deixou penalizada e com tanto remorso, que fiquei remoendo a questão, e reconsiderando meus valores.

A ratoeira havia capturado um passarinho...

Por que, me perguntei (e ainda me pergunto) posso matar o rato e não me sentir culpada, e sofrer tanto com a morte do passarinho?  Se toda vida é vida...

Por Socorro Melo

9 comentários:

maria claudete disse...

Socorro, amiga, você levantou uma questão importante...mas,creia , sem culpa nenhuma ,certas situações mexem conosco,por vezes não conhecemos as nossas reações imprevisíveis , que passado o momento nos deixam perplexas! Esta ambiguidade é que nos acorda e refletir , o que por si só já é benéfico,mas por que agimos desta forma? Creio , por razões culturais mesmo, se compararmos o mal que o rato traz com os "ratos humanos" que impestam a sociedade , talvez ambos mereçam o mesmo destino:ratoeira neles! Entretanto nosso lado cristão e solidário condena o primeiro e absolve o segundo,pelas mesmas razões, apenas para dar um exemplo, creio ser por aí , não excluindo outras vertentes pertinentes. Olha o tema levantado é muito bom! beijos.

pensandoemfamilia disse...

Esta é uma grande reflexão que não fazemos.
Toda vida é viada, mas colocamos prioridades nossas.
bjs

BLOGZOOM disse...

Saudades de voce, Socorro!

Não há comparações. Mas as pessoas fazem. E tambem há tantas duvidas do que vemos ou fazemos.

Bjs

Toninho disse...

Poxa Socorro,demorei para vir aqui e encontro um questionamento terrível pela frente.Isto me reportou a uma parodia da Ratoeira na casa de um fazendeiro.Em nenhum animal se preocupou, porque era para pegar um rato,o que deveria ser problema para ele e não para os outros.Mas que no fim todos pagaram com a vida e o rato saiu numa boa.

Temos esta falha de julgar e determinar sentenças,sem a devida analise das consequencias e relações.

Gostei amiga.
Um abração de paz e luz.

Beth/Lilás disse...

Socorro querida, que saudade, quanto tempo, ainda bem que voltou e nos traz este belo texto para reflexão.
Hoje mesmo alguém me disse que não torcia para a operação que a Cristina Kirchner (presidente da Argentina) fará no cérebro. Eu fiquei meio confusa com o que ouvi, pois por mais que eu não goste de alguém não consigo imaginar sua morte ou algo tão terrível lhe aconteça.
E no caso dos bichos é o mesmo, mas porque será que temos tanta ojeriza à ratos?!
um beijo grande e carioca


chica disse...

Estranho mesmo ,mas tuas reflexões sempre fazem bem! beijos,chica

Mônica - Sacerdotisa da Deusa disse...

Oi linda flor, saudades!!!

Pois é...toda vida é vida...sabia que sofro muito com isso?
Tenho pena dos animais que morrem para o nosso sustento, quase já não comia mais carne por conta disso...mas tudo mudou, e por questão de saúde preciso comer todos os dias...vai entender os desígnios da vida...
Bela sua reflexão querida, como sempre!
Beijinhos.

Flores e Luz.

Élys disse...

Infelizmente não se para a fim de se refletir. Cada vida está vivendo o seu ciclo na evolução... Um dia tudo será diferente, embora precisamos, ainda muito caminhar.
Beijos.

Socorro Melo disse...

Olá amigos!

Que maravilha vê-los por aqui! Obrigada! A vida nos oferece tantas oportunidades de reflexão, de crescimento. Pena que muitas vezes não entendemos ou não queremos aprender as lições da vida.
Fiquei com pena do passarinho, mas, por outro lado, pensei seriamente na vida do ratinho...

Beijos
Socorro Melo