Pegadas de Jesus

Pegadas de Jesus

sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

FAMÍLIAS, SALVEMOS NOSSOS JOVENS!


Diz-se que, a célula mãe da sociedade é a família, e eu concordo, plenamente. É no grupo familiar, onde os pais, são, ou ao menos deveriam ser, responsáveis pela transmissão de valores, de boa educação, e de bons costumes.
Essa transmissão, a que me refiro, mais do que com palavras, deve ser repassada com exemplos de vida.
Não importa a posição social, a cultura, a riqueza, o conhecimento, a quantidade de diplomas, que os pais detenham, o importante é que haja integração, e interação, com seus filhos, para que a orientação flua de forma espontânea e natural.
Se os pais não cuidarem dos seus filhos, se não os preparem para a vida, se não houver orientação adequada, imposição de limites, as conseqüências serão nefastas, e desembocarão na sociedade. E temos visto isso.
Causa-me tristeza, e dó, ver os jovens de hoje. Não estou generalizando, pois, toda regra tem suas exceções, mas, a grande maioria dos jovens, não têm objetivos, ideais, perspectivas de vida, e assemelham-se a verdadeiras marionetes.
Vivem praticamente para as baladas, como se a vida fosse uma eterna festa.
Alienados, massificados, correm atrás de prazeres imediatos e passageiros, que nada agrega a suas vidas.
Os relacionamentos são descartáveis. O amor virou asneira, cafonice. E as amizades, quando as têm, são freqüentemente motivadas por interesses egoístas.
Já não têm mais respeito pelos pais, avós, professores, pessoas mais velhas, enfim... não respeitam, e nem se dão ao respeito.
Pensam que as orientações, ou aconselhamentos, são intromissões em suas vidas, e isso não admitem, e por isso, tornam-se cada vez mais irresponsáveis.
Os pais, por sua vez, também se descuidam dos filhos. A desculpa, ou alegação, é a falta de tempo, de disponibilidade, a ausência, por causa do trabalho, e por isso compensam os filhos, suprindo-os com coisas materiais, e acham que estão dando tudo que eles precisam. E os filhos, se aproveitam dessa prática, exigindo cada vez mais, e o pedido deles, é sempre mais que um pedido, é uma ordem. Às vezes, me parece que os pais, têm medo dos próprios filhos.
É lamentável, pois, nada material substitui a presença. E presença, não significa, necessariamente, estar junto dos filhos 24 horas por dia, mas, que os instantes possíveis, sejam intensos, e sirvam para exemplar e cuidar com amor.
Que os pais, não deixem para chorar o leite derramado, dizendo, por exemplo: eu daria tudo que tenho pra meu filho sair das drogas, mas, diga, antes de tudo: eu darei tudo de mim, pra meu filho não entrar nas drogas.

Famílias, salvemos nossos jovens!

Imagem do Google.

11 comentários:

Nilce disse...

Apaludo em pé e assino em baixo Socorro.
O futuro do país depende de nossas crianças e nossos jovens, mas a realidade que se apresenta não mostra futuro algum para muitos.
Parabéns pelo texto.

Bjs no coração!

Nilce

^.^ Ana Clara ^.^ disse...

Belíssima postagem, como sempre, nos chamando para uma maior reflexão dos tempos modernos, mas catastróficos de hoje!
De fato, concordo com você, a grande maioria dos jovens são tão alienados, sem valores, sem temores, que só em pensar que, quando nós estivermos mais velhos estaremos nas mãos deles, chego a tremer!
Que Nossa Senhora tenha misericórdia de nós!!

......

Querida, tenha um mais que feliz Ano Novo, renovado e abençoado a cada amanhecer! Que sempre encontres alegria em viver, e que sejas muito feliz.
Receba o carinho de todos nós da Toca dos GAtos.

pensandoemfamilia disse...

Oi Socorro

È incrível como já em crianças assistimos comportamentos tão desrespeitosos e os pais nem se dão conta, coisas simples, como por ex. vc estar sendo atendido num balcão e a criança passa a sua frente como se vc não existisse pra ser atendida. Que adulto poderá se transformar???
bjs,

© Sara Marques disse...

Oi Socorro Querida!
Esses dias estava lendo uma reportagem que abordava este tema...Foi feita uma pesquisa e descobriu-se que uma porcentagem bem alta dos jovens que tem problemas comportamentais e com vícios, é devido à famílias destruturadas, ausência dos pais,e por aí vai...
Li também a seguinte frase...
"NÃO IMPORTA A QUANTIDADE DE TEMPO QUE VOCÊ PASSA COM SEU FILHO E SIM O QUE VOCÊS FAZEM NESSE PERÍODO."
Por isso, jamais devemos perder a oportunidades de ser sempre presentes na Vida de nossos filhos, muito mais do que a presença física é realmente passar tempo de qualidade e se interar de todas as suas necessidades e anseios deles.
Bjs.

diariodumapsi disse...

Ei Socorro!
Concordo com você.A família é o que há de mais importante para qualquer ser-humano.
Os jovens precisam de orientação e de segurança para conquistarem seu lugar no mundo e o apoio da família é fundamental.
Ótima postagem.
Gd beijo

Pati Araújo disse...

Oi Socorro,

FELIZ ANO NOVO!! Com muita saúde, amor e bênçãos! Para vc e sua família.

Socorro, obrigada pelo carinho. É um prazer manter esse contato contigo, sempre saio mais "rica" após uma visita ao seu blog, obrigada!
Sabe, enquanto lia o seu texto, aliás primoroso, parabéns! Pensava em minha filha, Maria Lua, que já com quase 15 anos é a minha companheira constante, desde sempre. Concordo com vc, precisamos estar junto aos filhos se desejamos o bem deles. Se os conhecemos, evitamos sustos e sobressaltos. Procuro viver isso com Lua, e sempre dá certo!

Tudo de bom pra vc, com carinho.
Beijos,
Pati :)

Unknown disse...

A sociedade não é mais do que o desenvolvimento da família: se o homem sai da família corrupto, corrupto entrará na sociedade .

Abraço.

Misturação - Ana Karla disse...

Socorro,
finalmente acontecerá encontro de blogueiros em Recife/Olinda e lembrei de você, clarooo.
Me passe o e-mail que mando detalhes, ok?

Xeros

chica disse...

Quantas verdades aqui...Há tanto a fazer.Tentamos fazer e dar o melhor, mas o amor é o melhor de tudo...beijos,chica

Leci Irene disse...

Olá, garota!!!!!!!
Concordo contigo em número, gênero e grau! A familia é essencial, primordial. Os pais deveriam começar a cuidar dos seus filhotes antes que algo aconteça!!!!!!!

Manuela Freitas disse...

OLá amiga Socorro,
Tudo o que escreves adapta-se perfeitamente ao que se passa aqui, mas há factores sociais que contribuiram e muito para isso e obviamente que me refiro à realidade portuguesa. Lembro-me do tempo em que as mulheres preferencialmente eram mâes e estavam em casa, o facto de terem e quererem trabalhar profissionalmente, abalou o núcleo familiar, isso foi dando aos jovens mais independência. Depois por cá começou uma vaga de divõrcios incríveis e isso resultou num outro abalo para o núcleo familiar, talvez mais grave, porque os jovens andavam perdidos, não só pelos pais separados, como cada um deles a querer recompôr a sua vida. Para agravar ainda mais tudo foi-se instalando um consumismo tremendo, que foi colocando de lado os valores, parece que tudo se compra!
Isto daria para uma longa conversa! rsssss
Beijos,
Manú