Pegadas de Jesus

Pegadas de Jesus

segunda-feira, 19 de abril de 2010

MEU LEGADO: A EDUCAÇÃO


Imagem da Net


Estudar foi mais um dos grandes desafios da minha vida. Família pobre, numerosa, cidade do interior, foram fatores que de certa forma influenciaram. Mas, descobri muito cedo a paixão pelos estudos, e me agarrei a todas as oportunidades com unhas e dentes. As escolas públicas, na minha época de primeiro e segundo graus, eram mais conceituadas, apesar dos parcos recursos. Não tínhamos, como hoje se tem, a distribuição gratuita de todo material escolar, uniformes e merenda escolar diversificada. Esporadicamente recebíamos alguns cadernos, grafites e borrachas, e era só isso. A merenda, consistia apenas de papa de aveia, de farinha de milho e uns bolinhos, de vez em quando. Hoje, a situação é bem mais confortável, apesar da precariedade da educação brasileira. Não é apenas a falta de recursos o fator mais grave para a má qualidade da educação que temos visto, pelo menos aqui na minha região. Não sou professora de fato, mas, o sou de direito, e vivo acompanhando a realidade das escolas. Sei que existe uma série de injustiças a serem resolvidas, mas, os alunos, aqueles que deveriam ser os principais interessados, na sua grande maioria não querem saber de nada, não têm objetivos, não valorizam os estudos, são preguiçosos e negligentes, digo isso com conhecimento de causa. Isso é muito triste e preocupante, pois, aluno de escola pública é sempre aluno pobre, e qual será o futuro deles se não abraçarem a única e verdadeira chance de se darem bem na vida? Os pais, infelizmente, também são responsáveis por esta lamentável situação, talvez por negligência, descaso, ou ignorância mesmo, pois, não imaginam o quanto estão contribuindo para a desigualdade e desestabilidade social. Quando estudei, meus pais sequer podiam comprar material escolar, mas, nem por isso pensaram em me tirar da escola, sacrifícios foram feitos, e muitos, porém, os objetivos foram alcançados, pois, cá estou contando a história. O legado que me deixaram foi apenas esse, pois, não havia mais nada a me deixar, e eu pergunto: poderiam ter me deixado coisa melhor? Não, com certeza, pois a formação, o conhecimento, é o maior legado que os pais podem deixar para os seus filhos. Fiz minha parte para recompensar o sacrifício dos meus pais, sendo responsável, comprometida e dedicada. Figurei entre os melhores alunos da minha escola, durante todo meu tempo de estudante, inclusive, do curso superior. O meu maior prazer era apresentar um boletim recheado de notas altas, e ficava feliz quando nas reuniões de pais e mestres, meus professores teciam bons comentários a meu respeito e minha mãe voltava feliz para casa, pois, ela nunca perdia uma reunião. Ela sempre foi minha principal incentivadora. E para nossa grande alegria, consegui concluir meus estudos com muita garra, e no dia da formatura, lá estava ela toda orgulhosa, e eu também, pois, nós duas sabíamos o quanto nos custara aquela façanha.


HUMOR
Certa noite aconteceu uma tremenda festa exclusiva, somente para asteriscos. Vírgulas, pontos, ponto e vírgulas, pontos de exclamação, ninguém mais podia entrar. Lá pelas tantas, no auge da festa, toca a campainha... Todos se perguntam: “Quem poderá ser? Todos os asteriscos estão aqui!” O anfitrião, intrigado, dirige-se à porta. Do lado de fora, um ponto aparece. O anfitrião olha para o ponto e diz: - A festa é exclusiva para asteriscos. Por favor, queira se retirar! O ponto, esperto, esclarece: - Mas, você não está me reconhecendo? Sou eu! É que passei gel nos cabelos...
(Revista Seleções).

Um comentário:

xunandinha disse...

Infelizmente por cá o cenário não é difrente, dá-se livros a meninos carênciados,que não lhes dão o uso devido, almoços e lanches pagos,almoços esses bem elaborados mas que os meninos não comem,os lanches anda por vezes a rebolar pelo chão, chamamos á atenção e não ligam,enfim....Bom, beijinhos