Pegadas de Jesus

Pegadas de Jesus

terça-feira, 8 de novembro de 2011

EUROPA: UMA LINDA EXPERIÊNCIA DE VIDA

Praça de São Pedro - Vaticano


Olá, meus amigos! Estou de volta.

E feliz por retomar minha rotina, e entrar neste universo virtual, em busca de cada um de vocês, que fazem parte da minha vida.
Senti saudade de todos, e de cada um em particular. Por vocês elevei as minhas preces, para que juntos, semeemos a paz e as boas virtudes na blogosfera.
As férias? Vou defini-las em uma palavra: ABENÇOADAS. Foram dias maravilhosos. De tudo, só não consegui descansar, mas, como dizia alguém: terei a eternidade inteira pra isso (rs).
Gente, conhecer um pouquinho de Portugal e Itália foi uma experiência incrível. Vi tanta beleza na arquitetura antiga, tantos monumentos, que impressionam ainda mais pelo significado histórico, tantas obras de arte, entre pinturas e esculturas, que me reportaram a genialidade dos seus autores. Foi fantástico ver a La Pietá, esculpida por Michelangelo, toda em mármore de carrara, na Basílica de São Pedro, e os afrescos de Giotto, na Basílica de São Francisco.
Minha excursão foi uma peregrinação, e por isso tive o prazer e a honra de visitar santuários belíssimos, como a Basílica de Nossa Senhora do Rosário, em Fátima, a Igreja de São Jerônimo, em Lisboa, a Basílica de Santa Clara e de São Francisco, em Assis, de Santa Rita, em Cascia, de São João de Latrão, em Roma, e de São Pedro, no Vaticano, entre outras.
Vi com meus próprios olhos o Coliseu, a Fontana de Trevi (até joguei a moedinha, como manda a tradição, rs), o Panteum, o Circo Massimo, o monumento erguido em homenagem a Vitor Emanuel II (o famoso bolo de noiva, como carinhosamente chamava a nossa guia), as ruínas, os obeliscos, as fontes de Roma, a Torre de Belém e um lindo monumento em homenagem aos navegadores portugueses, em Lisboa. Também vi um lindo amanhecer, o sol saindo e iluminando as águas do Rio Tejo(em Lisboa). E o Rio Tibre cortando a cidade de Roma. Andei pelas ruas de Assis, que é uma linda cidade medieval, com suas ruas estreitas e construções de pedra, seus muros e portões enormes, e onde se respira um ar tão puro, tão impregnado da mensagem de amor deixada por Francisco e Clara, seus personagens mais ilustres. Apaixonei-me por Assisi.
Saboreei os pastéis de Belém. Provei de um bom vinho e de um delicioso bacalhau, no Restaurante Valenciana, em Lisboa. Em Roma provei pizza e nhoque, e tomei sorvete, enquanto admirava a beleza da imponente Fontana de Trevi, à noite. Confesso que estranhei um pouco a comida, mas, gosto do inusitado, do diferente.
Assisti a um a bela apresentação de FADO, no restaurante O TRUÃO, em Fátima, e a um fantástico musical, intitulado Chiara de Dio, em Assis-Itália, onde os efeitos especiais nos arrebataram, diante da beleza e do talento dos jovens atores.
Impressionei-me com a beleza natural que vi entre Assis e Cascia, na Itália. A mistura de cores, nas folhas das árvores, onde o verde, o amarelo e o dourado fazem a festa dos nossos olhos. É deslumbrante. Cascia é uma cidadezinha encantadora, aconchegante, e é onde está situada a Basílica de Santa Rita.
Conhecer um pouco da história de pessoas (falo dos santos e santas), que tão humanas quanto nós, se colocaram à serviço de Deus, e tiveram como objetivo de vida o amor, que lutaram e venceram limitações e tentações, tornando-se sinal de Deus para nós, é de fato maravilhoso. Fiquei emocionada ao ver algumas relíquias, especialmente de Francesco e Chiara, de Assisi, que nos mostram como suas vidas foram pontuadas pela entrega e pela simplicidade.
Ah, mas ir a Roma e não ver o papa, não tem graça, né? Por isso fui participar da hora do Ângelo, que acontece todos os domingos, ao meio dia, e onde ele, o papa, transmite uma mensagem aos peregrinos, e abençoa a cada povo, em sua própria língua. E lá estávamos nós, com nossas bandeiras do Brasil erguidas, tremulando ao vento, e vibramos quando ele dirigiu suas palavras ao povo brasileiro.
Gente, vou parando por aqui, pois, vocês precisam ver tudo isso com seus próprios olhos, e fazer esta maravilhosa experiência de vida.
Realizei um grande sonho, mas voltei com um novo: agora quero conhecer França, Espanha e Grécia. Vou engordar meu porquinho (cofrinho) e daqui a dois anos, se Deus me permitir, voltarei a Europa, pois, já aprendi o caminho. kkkkkkkk.
Obrigada por virem aqui, prestigiar meu (nosso) cantinho.

Assis - Itália
OBS: Postei algumas fotos abaixo (gadget/inferior).

20 comentários:

Jaque Gonchoroski disse...

Socorro querida!
Mas sabe que passou rápido aqui? Parece que foi ontem que estava se despedindo.

E posso falar? Me arrepiei e me emocionei lendo seu post! Uma porque Portugal lembra muito meu falecido sogro, da paixão que ele tinha pelo Fado, pelos vinhos, queijos e pela terrinha...

Um grande sonho realizado né? Deve ter sido lindo mesmo, todos os momentos, as visitas, estar próximo do Papa... Ah que vontade também!
Vou engordar meu cofrinho porque pretendo fazer uma viagem dessas :)

E seja bem vinda novamente querida!
beijos

chica disse...

Que coisa boa essas féria e Portugal infelizmente não conheço, mas a Itália, ROMA, principalmente, adooooooooro...


Bom retorno e vais ter muitas lembranças legais,

beijos chica

Lúcia Soares disse...

Imagino a delícia de férias!
Vou conhecer um pouquinho a Europa, através dos seus olhos.
Beijo!

Juju Porcino Loureiro disse...

FICO FELIZ EM TE VER FELIZ!

FÉRIAS SÓ VALE SE FOR ASSIM...
PRA PASSEAR E CURTIR MUITOOOOO!
BEIJOS E FIQUE COM DEUS!

Flor de Maio disse...

Que bela oportunidade, que momentos!!!! fiquei com vontade e imaginando a sua felicidade. bju

Néia Lambert disse...

Socorro, pelo visto a viagem foi maravilhosa, que coisa boa, agora é a nossa vez de ficarmos embriagados com a beleza das fotos.

Beijos

Bel Alves disse...

É maravilhoso tudo isso...Sabes que meu primeiro desejo na Fontana de Trevi era voltar de novo, não é que depois de três meses voltei!!!Assis é linda demais...as ruelas, as flores nas janelas e vi o teatro de Santa Clara, emociona só de ver , nem precisa entender italiano...Para mim toda vez que volto é uma emoção nova...Conta mais detalhes que estou seguindo suas pegadas...
Paz e bem

Leci Irene disse...

Menina, estou arrepiada! Um sonho de viagem.... Mais fotos?

pensandoemfamilia disse...

oi querida
Que bom retorno o seu, cheio de novidades para nos contar. Já estive na Itália, mas não em Portugal. Tenho planos para conhecer.
A Europa é cultura pura e voltamos impregnados, é muito bom.
bjs

Toninho disse...

Minha amaiga que beleza sua volta com esta alegria cultural espalhada em cada frase.Eu posso imaginar toda emoção e no seu ralato viajei belamente,com olhos fixos na Pietá e vi a moedinha caindo na fonte.Lindo amiga,não tem preço mesmo toda esta alegria,que voce viveu e aqui nos oferta.Seja bem vinda amiga com toda sua simpatia e belos textos para nossa reflexão.
Um carinhoso abraço de paz e luz.
Agora vamos aos trabalhos.
Deus cuida de voces ai.

Roselia Bezerra disse...

Olá, querida
Maravilha de SONHO REALIZADO...
DEUS TE ABENÇOE!!!
Estive fora da net por motivo de mudança mas hoje retorno saudosa...
Bjm de paz

Anne Lieri disse...

Socorro,que viagem maravilhosa vc fez!Isso é que vale a vida!Adorei seu texto e saber suas histórias!bjs,

Anne Lieri disse...

Socorro,que viagem maravilhosa vc fez!Isso é que vale a vida!Adorei seu texto e saber suas histórias!bjs,

Anônimo disse...

SOCORRO SENTI UMA SAUDADE DE VOCE HOJE..VENHO AQUI E VEJO QUE ESTA FELIZ DE UM SONHO REALIZADO ADOREI..TUDO QUE NOS FALOU E MOSTROU NUNCA VIAJEI PARA EXTERIOR MAS JA TENHO LUGAR PREFERIDO ITALIA , PORTUGAL E GRÉCIA ACHO LINDO DEMAIS ESSES PAÍSES PELO QUE VEJO EM FOTOS E AMIGOS QUE JÁ FORAM .
QUERIDA BOM RETORNO

BEIJOS

OTILIA

Élys disse...

Quando se realiza um sonho é maravilhoso. Sentimos através do seu relato e da bonitas fotos a sua felicidade e alegria. Parabéns pela realização e seja bem-vinda.
Um abração.

Beth/Lilás disse...

Socorro queridona, também voltei!
Que delícia esta viagem não?! Eu adoro esta velha Europa e vale a pena uma vez ao ano, se pudermos, fazer estes passeios tão maravilhosos.
Obrigada pelos votos de boa viagem lá pelo meu pedaço. Passamos 11 dias maravilhosos na Espanha e pudemos curtir o que há de melhor naquele país. Aos poucos vou contando o que vi e senti, agora estou matando as saudades dos mais queridos amigos por aqui.
beijos, muitos, cariocas

Yolanda Hollaender disse...

Olá, Socorro! Toda viagem deixa a gente flutuando por um bom tempo... A descrição dos lugares que você foi é fantástica. Além de uma linda peregrinação, você trouxe na bagagem muito conhecimento. A Europa é só Cultura! Cada lugar tem uma história extraordinária e apaixonante, de fato.
Seja bem-vinda de volta!
Meu carinho,
Yolanda

maria claudete disse...

Parabéns pelo roteiro. Conheci um pouco da Europa em 2007 e sei que você vai amar a França, especialmente o sul.Paris é maravilha. Beijos amiga.

CLEMENTE GERMANO MULLER disse...

Oi minha querida amiga. Que bom receber tua amável visita lá no meu diário. Minha nossa, que viagem...
Portugal e Itália é realmente tudo de bom mesmo. Um dia ainda irei até lá, mas só depois que abandonar minhas viagens de motor home pelo Brasil. Linda foto, amei realmente, mas acho que precisa colocar mais fotos pois nós merecemos ter também esse privilégio. Te desejo um ótimo feriadão. Beijos amiga. FIQUE COM DEUS.

Bombom disse...

Fico feliz por teres gostado tanto da tua viagem. Ao ler a tua descrição, foi como se viajasse contigo também! Imagino a tua felicidade por teres realizado um sonho. Também eu há 2 anos pude realizar um dos meus, ao fazer uma viagem à Grécia. Nunca pensei que pudesse apreciar tanto! Vale bem a pena inscrevê-la no bloco dos Objectivos a não esquecer. A viagem a Itália também faz parte dos meus sonhos, só não sei quando...Bjs. Bombom