Pegadas de Jesus

Pegadas de Jesus

quinta-feira, 17 de maio de 2012

BCAP - ESPERANÇA



Aprendemos que devemos viver um dia de cada vez... Tudo que temos é o presente, o dia de hoje, pois, passado e futuro não existem... Teoricamente essa máxima é perfeita, mas, suponhamos que estejamos vivendo uma situação onde literalmente o futuro próximo é incerto...

Já não nos anima planejar nada, e nem sonhar... Não há mais tempo... É uma questão delicada... O tempo que resta urge... O que fazer?

Agarramo-nos a ultima esperança... Apostamos nela... E damos sentido à vida, seja qual for o desfecho da situação...

Estranha força, a esperança... Ou seria misteriosa força? Não vem ao caso, o certo é que sem ela, a vida torna-se um lamento.

Eu diria que a esperança é uma disposição de espírito, corajosa, proveniente da convicção de um valor...

E para se ter convicção, é preciso embasamento. No entanto, como se embasar o que não é palpável, concreto? É uma questão de fé, de crença, que se sustenta em probabilidades ou promessas...

Na vida, vamos caminhando por uma longa estrada (gosto de usar essa imagem, pois é a que, grosso modo, me faz entender melhor), que não tem volta... E caminhamos na certeza de que chegaremos a um destino, pois, a nossa essência, nos dá essa convicção.

O tempo é implacável, e nos empurra para frente, e nos oferece oportunidades de reflexão e de transformação... Na estrada, enquanto caminhantes, nos deparamos com toda sorte de obstáculos, de intempéries, mas, a ordem é avançar... E avançamos, a fim de atingir a nossa meta, guiados pela esperança.

Quando não se tem esperança, perde-se o sentido de caminhar. Caminhar para que? Se não se tem um destino a chegar, um objetivo a atingir... E neste estado, sentimo-nos como uma bolha de sabão: frágil, vulnerável, solta ao vento...

A minha esperança, baseia-se na minha fé, em Deus, na vida, e em meus próprios valores, e para mantê-la acesa, sou consciente de que devo alimentá-la constantemente.

A esperança é aquela amiga inseparável, que permanece conosco, quando tudo mais nos abandona, e nos garante que no fim, tudo vai dar certo. É a certeza de que “o que ainda não é, será...”, e de que Deus pode fazer pela graça, o que pela natureza parece impossível...

Por Socorro Melo


Por motivo de força maior, não pude postar no dia correto(15/05), mas, por incentivo da Rute, aqui estou, com minha humilde participação.


23 comentários:

chica disse...

Ficou muito linda tua participação e,sem dúvida, ela é nossa parceira sempre.Ajuda a seguir! beijos,chica

Debby disse...

Oi Socorro
Que lindo, magnifica a sua esperança

E reproduzindo aqui
A esperança é aquela amiga inseparável, que permanece conosco, quando tudo mais nos abandona, e nos garante que no fim, tudo vai dar certo. É a certeza de que “o que ainda não é, será...”, e de que Deus pode fazer pela graça, o que pela natureza parece impossível...

Faço das minhas as suas belas palavras. Para tudo é possível e enquanto fé e certeza nisso a gente tiver.. resta sim muita esperança.

Bjs
Debby :)

Luciano A. Santos disse...

Socorro, se temos fé nossa esperança tem um algo a mais em que se embasar e, assim, fica fortalecida. sem a esperança, nossos dias seriam, certamente, bem mais difíceis.

Gostei muito de tua participação.

Grande beijo.

Roselia Bezerra disse...

Olá, Socorro querida
"O que me importa o tempo e o espaço,
Se trilhei caminhos orvalhados
Em busca do calor do teu abraço?"
(Auxiliadora)

Ela é a minha amiga inseparável também...
E se não fosse assim, hein???
Que ela lhe seja favorável!!!


Concedei-lhe, ó Deus, prodigamente, o ORVALHO DO CÉU...
Até o próximo mês, se Deus quiser!!!
Abraços esperançosos de paz

"Jamais desista de ser feliz, pois a vida é um espetáculo
imperdível, ainda que se apresentem dezenas
de fatores a demonstrarem o contrário."
Fernando Pessoa.

Elvira Carvalho disse...

Tem razão amiga. Sem esperança a vida não é vida. É um castigo.
Um abraço

Claudia disse...

Minha querida! que postagem mais linda...bem isso, não podemos perder a esperança nunca...sempre acreditar e confiar, olhar para os lados e achar o que ainda está por fazer! beijos...

manuela barroso disse...

E foi tão gratificante ler o seu post Socorro, porque concordo completamentecom todos os seu pontos de vista.
Neste caminhar, não entendo como tantos vão em determinada direção sem saber o destino. E aqui morre a Esperança e nasce a Fé. Felizes os que a possuem nem que seja por momentos!
Grande abraço. Parabéns

RUTE disse...

Oi amiga,
obrigada por ter repensado participar. Gosto muito de ler seus conselhos de vida.

A estrela-guia da esperança sempre nos indica o Norte. Desnortear é perder a Esperança. Tal qual você falou:

«Caminhar para que? Se não se tem um destino a chegar, um objetivo a atingir... E neste estado, sentimo-nos como uma bolha de sabão: frágil, vulnerável, solta ao vento...»

Super reflexiva sua prestação.
Beijinhos.
Rute

São disse...

Gosto muito do ensinamento de S. Francisco que escolheu para encabeçar seu blogue.

Do textp também gostei, pois essa máxima de um dia de cada vez não tem todo o meu apoio.

Sim, com a ajuda de Deus, conseguimos suportar tudo.

Forte abraço, Socorro

Luma Rosa disse...

Oba!! Você veio com a gente!! :=))
Quando tudo parece perdido, só a esperança para nos animar. Sem esperança viver não tem graça. A perda da esperança endurece nossos sentimentos, enfraquece nossos relacionamentos, deixa a vida cinza, faz a vida perder parte do seu sabor.
Obrigada por participar! Beijus,

Michelle Siqueira disse...

Olá, Socorro!

Que bom que você decidiu participar, toda reflexão é válida! Ainda mais por quem tem mesmo algo para ensinar...

Concordo, esperança requer coragem. A coragem da qual muitas vezes declinamos por não acreditarmos do que somos capazes. A coragem é uma sentimento grandioso, belo, onipotente. Associá-lo à esperança dá a ela um suporte robusto, fortalecido e recria o sentimento da fé de forma muito positiva. Boa perspectiva a sua, a do recomeçar a caminhada com coragem.

Bjs!

Michelle

Duas Moças Prendadas disse...

amei seu texto , principalmente este trecho : "A minha esperança, baseia-se na minha fé, em Deus, na vida, e em meus próprios valores, e para mantê-la acesa, sou consciente de que devo alimentá-la constantemente."Concordo plenamente !
Tenha um fim de semana bem gostoso, e muita paz no coração !
http://casascoisaseoutros.blogspot.com.br/
Beijo no ♥ !

Dalva Nascimento disse...

Bom dia, Socorro... estou atrasada na visita dos blogs participantes, e hoje vim colher aqui um pouco de esperança, esta força que nos move e que prá mim é impossível não associar a presença de Deus a meu lado.

Bjs. Bom fim de semana!

Carol M disse...

Adorei o texto, concordo com cada palavra.

Gostei principalmente do final:

"A esperança é aquela amiga inseparável, que permanece conosco, quando tudo mais nos abandona, e nos garante que no fim, tudo vai dar certo. É a certeza de que “o que ainda não é, será...”, e de que Deus pode fazer pela graça, o que pela natureza parece impossível..."

Beijos!!!

ELAINE disse...

Socorro querida, a data não importa muito, o que importa realmente é que você compartilhou conosco este texto lindo! Aparece! Bjo no Coração! Excelente domingo!
Elaine Averbuch Neves
http://elaine-dedentroprafora.blogspot.com.br/

LELLA disse...

Oi Socorro!

Só hoje que estou dando retorno ao carinho de vocês a minha participação nessa Blogagem Coletiva com o tema esperança. Grata! E pedindo desculpas pela demora!
Vou colar aqui o motivo que deixei escrito lá:

"Olá aos da Blogagem Coletiva Amor aos Pedaços!
Primeiro trazendo minhas desculpas por essa demora no retorno! Como vocês são novas por aqui, nesse meu blog pessoal, farei um breve resumo de coisas que já contei em algums postagens. É que por voltar a morar sozinha, e com a grana muito curta, eu é que faço todo o serviço de casa. Por conta do esforço, muita das vezes, no final do dia, meu corpo pede mais se esticar na cama. Ficar um tempo a mais sentada, e então vir para o computador, me leva a tentar administrar, priorizar o que tenho que fazer. Esse blog fica até desatualizado. Porque um outro que eu criei, o http://cinemaeaminhapraia.com.br/ , até por ter virado um blog coletivo, meu pouco tempo fica quase todo cuidando dele.
Agora, agradecendo toda essa participação! Grata!
Darei um retorno a todas aqui. Assim como retribuir a visita, se não der a todas hoje, eu continuarei amanhã e depois. É que eu também digito devagar.
Um beijo grande!"

E bem legal a sua participação!

Beijos,

Adri disse...

Socorro, o bom é que você conseguiu se juntar às participações e participar dessa corrente tão rica :) Estranha ou misteriosa, a esperança é uma força poderosa, como você bem lembrou no seu texto, parabéns! Um beijo!

Néia Lambert disse...

Socorro, a esperança é mesmo uma força necessária que nos alavanca na vida. Lindo seu texto!

Beijos

Lúcia Bezerra de Paiva disse...

Interessante, como a postagem anterior- MADURAR - tem muito a ver com a ESPERANÇA...
Assim, percebo. Sem amadurecimento, o indivíduo não é capaz de se organizar mentalmente, de ter tranquilidade e perseverança, para trilhar o seu próprio caminho.

Seus textos, Socorro, nos fazem muito bem, pois nos fazem refletir que a vida é maior dádiva do Criador.
É como se tivéssemos a "obrigação" de ser felizes, de ter esperanças, agradecendo a Vida que nos foi concedida.

Um fraterno abraço, amiga,
da Lúcia

Susi, a Filha do Rei disse...

Ter por amiga inseparável a esperança, é o máximo. um bj obrigada por ter ido ao jardim, volte sempre.

Socorro Melo disse...

Olá, meus queridos amigos e amigas!


Mui grata pela presença de todos aqui, contribuindo para que minha esperança de dias melhores aumente cada vez mais... Fiquei feliz com a presença de todos.Voltem sempre. São muito bem vindos.
Ah, e vou aparecer por lá também, viu! rsrs

Beijos
Socorro Melo

Lu Souza Brito disse...

Olá Socorro,

As vezes deixamos que a Esperança se perca de nós (ou somos nós quem nos perdemos dela), mas é importante saber que ela existe.

Gostei do paragrafo abaixo, pois representa exatamente o que penso / sinto:


"A minha esperança, baseia-se na minha fé, em Deus, na vida, e em meus próprios valores, e para mantê-la acesa, sou consciente de que devo alimentá-la constantemente."

Toninho disse...

O mais importante foi que voce nos apresentou uma reflexiva esperança,li varias postagens e a sua ficou perfeita sendo a esperança o ultimo barco que nos leva ao continente,se o perdemos vai-se toda vida.
Carinhoso abraço amiga.
Sempre uma boa reflexão com arte.