Pegadas de Jesus

Pegadas de Jesus

terça-feira, 5 de junho de 2012

DIA DO MEIO AMBIENTE



No dia 05 de junho comemora-se o dia do meio ambiente.

A criação da data foi em 1972, em virtude de um encontro promovido pela ONU (Organização das Nações Unidas), a fim de tratar de assuntos ambientais, que englobam o planeta, mais conhecido como conferência das Nações Unidas.

A conferência reuniu 113 países, além de 250 organizações não governamentais, em que a pauta principal abordava a degradação que o homem tem causado ao meio ambiente e os riscos para sua sobrevivência, de tal modo que a diversidade biológica deveria ser preservada acima de qualquer possibilidade.

Nessa reunião, criaram-se vários documentos relacionados às questões ambientais, bem como um plano para traçar as ações da humanidade e dos governantes diante do problema.

A importância da data está relacionada às discussões que se abrem sobre a poluição do ar, do solo e da água; desmatamento; diminuição da biodiversidade e da água potável ao consumo humano, destruição da camada de ozônio, destruição das espécies vegetais e das florestas, extinção de animais, dentre outros.

A partir de 1974, o Brasil iniciou um trabalho de preservação ambiental, através da Secretaria Especial do Meio Ambiente, para levar à população informações acerca das responsabilidades de cada um diante da natureza.

Mas em face da vida moderna, os prejuízos ainda estão maiores. Uma enorme quantidade de lixos é descartada todos os dias, como sacos, copos e garrafas de plástico, latas de alumínio, vidros em geral, papéis e papelões, causando a destruição da natureza e a morte de várias espécies de animais.

A política de reaproveitamento do lixo ainda é muito fraca, em várias localidades ainda não há coleta seletiva; o que aumenta a poluição, pois vários tipos de lixos tóxicos, como pilhas e baterias são descartados de qualquer forma, levando a absorção dos mesmos pelo solo e a contaminação dos lençóis subterrâneos de água.

É importante que a população seja conscientizada dos males causados pela poluição do meio ambiente, assim como de políticas que revertam tal situação.

E cada um pode cumprir com o seu papel de cidadão, não jogando lixo nas ruas, usando menos produtos descartáveis e evitando sair de carro todos os dias. Se cada um fizer a sua parte, o mundo será transformado e as gerações futuras viverão sem riscos.

Por Jussara de Barros
Graduada em Pedagogia

Fonte: http://www.brasilescola.com/

Que Nossa Senhora de Aparecida derrame sobre a humanidade inteira as graças eficazes de sua chama de amor, para que possamos nos conscientizar, e cuidar melhor do nosso planeta Terra, promovendo ações que garantam a sustentabilidade. Que tenhamos atitudes positivas em prol da preservação das nossas matas, florestas e fontes de água. Que protejamos os animais. E que especialmente, cuidemos da vida dos seres humanos. Que a Terra seja um lugar habitável, com todas as riquezas naturais que nos deu o Criador, e que as futuras gerações possam ter o direito de viverem felizes e saudáveis. Que assim seja!

9 comentários:

chica disse...

Realmente que assim seja e que venha a conscientização e RESPEITO, não esperando grandes atitudes, mas cada um começando por si. beijos,lindo dia e semana,chica

Misturação - Ana Karla disse...

Assim seja!
Socorro, a cada dia que vejo passar, vejo também as pessoas falarem mais em preservar o planeta, mas será que essas mesmas pessoas estão fazendo algo para preservar o planeta de verdade?
Precisamos além de preservar, criar, fazer crescer o nosso planeta em atitudes como re-plantar e evitar totalmente o desperdício. A educação precisa sair do papel e das palavras e serem feitas de verdade, imediatamente.
Xeros

Néia Lambert disse...

Socorro, vou te contar algo: gosto tanto de vir aqui e ler aquela frase de São Francisco, ela me toca profundamente. E agora, após ler o texto postado, fiquei pensando que cuidar do planeta também é uma forma prática de evangelizar.

Beijos

Roselia Bezerra disse...

Olá, querida
Que tudo ocorra na mais perfeita harmonia para todos nós, seres humanos!!!
Que venha o bom senso para que o Meio Ambiente seja perfeitíssimo como foi o sonho do Criador!!
Bjm de paz

Toninho disse...

O fato de ter um dia já é um passo amiga e hoje temos movimentos por todos os lados, ainda que em alguns paises sejam acanhados por demais.Como as crianças estão sendo colocada para os males que afetam este meio, num processo evolutivo, os danos serão minimizados.Há um grande passo a ser dado amiga e vamos com nossas palavras aumentado este exercito da preservção,cobrando dos responsaveis ações concretas.
Grato pela partilha.
Meu abraço de paz e luz.

Luma Rosa disse...

Socorro, podemos agregar atitudes de saúde em nosso dia a dia que também ajudarão a natureza. Quem gosta de morar em uma lata de lixo? Pois o mundo está como uma enorme lixeira, por onde andamos vemos resquícios da falta de respeito por nós mesmos! Boa semana!! Beijus,

pensandoemfamilia disse...

CERTAMENTEE É NECESSÁRIO QUE CADA UM FAÇA SUA PARTE, MAS HÁ PAISES QUE PRIMAM PELAA LIMPEZA D ISTO FAZ TODA A DIFERENÇA. SERá QUE OS POLÍTICOS ACORDARAM SOBRE ISTO. EPOCA DE ELEIÇÕES HÁ PAPEL POR TODA PARTE.

bjs

ELAINE disse...

Amiga querida! Obrigada pelo carinho e pela preocupação! Estou sem postar há vários dias, pois tive uma Lombalgia aguda e fiquei com muitas dores nas costas, com dificuldades sentada, de pé, deitada, enfim nenhuma posição trazia alívio. Já estou me sentindo um pouco melhor, graças a Deus, ao remédio e ao repouso... Tão logo possa, farei uma postagem explicando! Obrigada pelo carinho! Bjo no Coração!
Elaine Averbuch Neves
http://elaine-dedentroprafora.blogspot.com.br/

Elisa T. Campos disse...

Socorro, Que assim seja. Que todos irmanados consigamos conscientizar o mundo.

Um lindo final de semana para você

Beijos.