Pegadas de Jesus

Pegadas de Jesus

quarta-feira, 27 de junho de 2012

NOSSA SENHORA DO PERPÉTUO SOCORRO



Hoje, 27 de junho, celebra-se a festa de  Nossa Senhora do Perpétuo Socorro.

A ela, todo meu amor filial, toda minha veneração, e agradecimentos pela santa interceção, pelas graças recebidas, e pela proteção de cada instante da minha vida, desde o primeiro momento, quando abri os olhos para a luz do mundo, e recebi meu nome em sua homenagem.

A devoção ao ícone de Nossa Senhora

O quadro de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro constitui um admirável ícone oriental. Com termos de origem grega (“eikón”), que significa imagem, pintura ou quadro. Trata-se de uma pintura sagrada, feita em madeira, segundo técnicas e tradições seculares. Os ícones podem representar Jesus Cristo, a Virgem Maria, os Anjos ou os Santos. Obedecem a normas bem precisas sob o ponto de vista artístico e teológico.

Possuem como fundamento a encarnação do Verbo de Deus. A encarnação é o mistério cristão básico no qual a Igreja reconhece que a Segunda Pessoa da Santíssima Trindade se fez homem no seio da Virgem Santíssima por obra do Espírito Santo (Mt 1, 18-25;Lc 1, 26-38). Encarnando-se, o Filho de Deus tornou-se visível (Jô 1, 1-17; 6, 1-6). O ícone procura representar esse Deus divino e humano.

O ícone é uma espécie de sacramental, um sinal da graça, um auxílio para a vida espiritual dos cristãos. Assim como Jesus Cristo, Aquele que assume a história humana e torna-se a revelação concreta da Palavra de Deus, é a imagem de Deus invisível (Cl 1, 15; Heb 1,3), o ícone é a imagem artística e religiosa do Transcendente e Invisível, levando à oração e à meditação aqueles que o contemplam.

O significado do quadro

No quadro de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, tudo tem seu significado: as cores, as legendas, as atitudes e até os detalhes.

1. Abreviação grega de “Mãe de Deus.”

2. Coroa de ouro: o Quadro original foi coroado em 1867 em agradecimento dos muitos milagres feitos por Nossa Senhora em seu título preferido “Perpétuo Socorro”.

3. Estrela no véu de Maria, a Estrela que nos guia no mar da vida até o pôrto da.salvação.

4. Abreviatura de “Arcanjo S. Miguel”.

5. Abreviatura de “Arcanjo S. Gabriel”.

*6. São Miguel apresenta a lança, a vara com a esponja, e o cálice da amargura.

6. A boca de Maria é pequenina, para guardar silêncio, e evitar as palavras inúteis.

*7. São Gabriel com a cruz e os cravos, instrumentos da morte de Jesus.

7. Os olhos de Maria, grandes voltados sempre para nós, afim de ver todas as nossas necessidades.

8. Túnica vermelha, distintivo das virgens no tempo de N.Sra.

9. Abrev. de “Jesus Cristo”.

10. As mãos de Jesus apoiadas na mão de Maria, significando que por ela nos vêm todas as graças.

11. O fundo todo do Quadro é de ouro, e dele esplendem reflexos cambiantes, matizando as roupas e simbolizando a glória do paraíso para onde iremos, levados pelo perpétuo socorro de Maria. ‘O quadro de N. Sra. do Perpétuo Socorro é a síntese da Mariologia”.

12. Manto azul, emblema das mães daquela época. Maria é a Virgem-Mãe de Deus.

13. A mão esquerda de Maria sustendo Jesus: a mão do consolo que Maria estende a todos que a ela recorrem nas lutas da vida.

14. A sandália desatada – símbolo talvez de um pecador preso ainda a Jesus por um fio – o último – a Devoção a N. Senhora!

* Os números 6 e 7 apontam primeiro os anjos e, logo após, a boca e os olhos de Maria.

Fonte: http://paroquiaperpetuosocorro.net/

14 comentários:

BLOGZOOM disse...

Querida amiga, eu não conhecia o nome, visto que este mundo tem tantos santos. Eu sou devota (inclusive) de Nossa Senhora da Paz e é nela que, hoje, vou pensar pois preciso da luz divina.

BEIJOS

Imaculada disse...

Querida amiga!
Fiquei encantada e feliz ao ler este post... Amo Nossa Senhora do Perpétuo Socorro: Sempre em minhas dúvidas, necessidades eu a encontro(em forma de quadro ou imagem)em algum lugar.
Inúmeras são as graças alcançadas com sua interseção, estou terminando uma novena,preciso de uma graça, não sabia que hoje era seu dia... e encontrei sua postagem. Obrigada amiga!
Abraços!Uma tarde abençoada pra ti.

Lúcia Bezerra de Paiva disse...

Este ícone é belíssimo! Nessas minhas andanças, nas pesquisas religiosas,há poucos dias, assisti um vídeo no youtube que mostra detalhadamente,focando em close, na imagem, cada uma dessas partes que têm o seu significado. Não sei se você já viu. O título, na procura do vídeo é´: A história da imagem de Nossa Senhora do perpetuo Socorro. É lindo!

Parabéns, pelo dia da sua madrinha, tão bela. Não lembrava, que hoje se festeja o seu dia.. Tenho muitas amigas, com o seu, nome.

Um abraço.

Toninho disse...

Belissima postagem homenagem com uma ilustração perfeita desta santa.Pois bem Socorro a minha mãe com 94 anos é uma fervorosa devota dela.Temos este quadro la em casa.
Que Ela possa sempre esta nesta interceção.
Beleza da fé que nos abriga de todas as maldades.

Um abraço carinhoso amiga.

Claudia disse...

Adorei o post minha querida! nada como a fé para nos levar adiante e fazer de nós pessoas melhores...beijos!

Néia Lambert disse...

Que ela interceda por todos nós Socorro. A imagem é lindíssima, gostei muito de conhecer o significado de cada detalhe.

Beijos

xunandinha disse...

Fiquei encantada com sua explicação,beijinhos e um grande abraço,muita paz

Guma disse...

Querida amiga,

Ler e fazer a devida introspecção, foi assim que fiz das duas vezes que li este texto e agora aqui vim para deixar o desejo de muita paz, hoje e sempre te acompanhe.

Beijo e kandandos com carinho

Anne Lieri disse...

Socorro,que lindas as curiosidades sobre esse quadro de Nossa Senhora!Eu desconhecia o simbolismo!Muito interessante postagem!bjs,

ELAINE disse...

Socorro querida! Obrigada pelo carinho! Minha amiga, que postagem linda! Quantas informações preciosas! Obrigada por compartilhar! Um final de semana iluminado!
Abraço fraterno e carinhoso!
Elaine Averbuch Neves
http://elaine-dedentroprafora.blogspot.com.br/

Luma Rosa disse...

Não sabia de todo o significado do quadro e enquanto lia fui observando a imagem na sidebar. Receber o nome em homenagem a Nossa Sra. do Perpétuo Socorro é uma grande honra, na verdade! Seus pais foram muito felizes na escolha!
Bom fim de semana!! Beijus,

pensandoemfamilia disse...

Lindas e interessantes as informações que nos ofertou. Não tenho conhecimentos sobre imagens. Grata.
Bjs,
Bom inicio de semana.

Elisa T. Campos disse...

Socorro

Nunca tive informações de imagens como esta. E cada item nos leva á reflexão.

Obrigada
Bjs.

Toninho disse...

Minha amiga para colocar um som em blog,primeiro voce tem de criar um login num site que fornece o codigo HTML quando voce escolhe uma musica,tipo estes recados de orkut e facebook, eu uso este que vou enviar o link.Lá voce cria um login e senha.Nele voce procura uma musica que voce gosta e segue para criar o codigo.É bem interativo,voce tenta e depois me fala.Voce escolhe o tipo de player que melhor se ajusta ao seu blog, bem como pode escolher em Preferencias como voce quer que ele seja postado no blog.Meu email é atreis@gmail.com, tente ai neste link: http://www.mixpod.com/.
Espero ter ajudado,qualquer coisa use este email terei prazer em ajudar.
Um abração e bela semana.