Hoje, a tarde está nublada e cai uma chuvinha fina. O dia parece triste, mas, há uma algazarra de meninos que jogam bola na rua, acertando, vez por outra, o meu portão. Confesso que isso me irrita.
Há pouco, estava fazendo uma pesquisa sobre o Paquistão, tentando conhecer algo sobre aquele país, saber como são as ruas, pelas imagens, e como vive aquela sociedade. A curiosidade se deve, em virtude de ter terminado de ler o livro Eu sou Malala, e de ter ficado bastante impressionada. Fiquei chocada com tantas coisas que para nossa cultura são inadmissíveis, porém, descobri que em tantas outras coisas nós somos iguais.
Navegando para lá e para cá vi uma imagem que me chamou a atenção, uma menininha estendendo a mão, num gesto de paz, para um homem armado. Aquela imagem me tocou profundamente. Fico imaginando o quanto o mundo poderia ser melhor se tivéssemos todos, os adultos, o mesmo olhar da criança. Como a vida seria mais fácil, e mais plena. Por que é tão difícil promover a paz? A humanidade já evoluiu tanto, já inventou tantas coisas importantes, já descobriu tantos segredos do universo, já experimentou tantos regimes políticos ineficazes, e por que continua repetindo o mesmo erro, teimosamente, sem dar nenhuma chance à paz. Às vezes, até parece, que o ser humano nao é tão inteligente quanto eu supunha ser.
Por que se destrói tanto em nome do poder, da ganância, do orgulho, se na verdade tudo aqui é efêmero? Será que ninguém pensa nisso? Não seria mais interessante cultivar a paz e viver em harmonia? Por que fazer tanto males aos semelhantes? Escravizar, perseguir, aterrorizar... Por que tanta falta de respeito com as crianças? Não consigo entender a maldade feita às crianças, pobres inocentes, tão indefesos.
Malala, a protagonista da história, é um exemplo a ser seguido. Aproveitou as oportunidades que teve, encheu-se de coragem, e também buscou no Divino a sua força. Fez de sua voz a de muitas mulheres, "amordaçadas" por um regime machista, retrógrado. Colocou em risco a própria vida, para protestar contra o abuso e o terror. E foi vencedora. E é vencedora. Como ela mesma diz, tentaram me silenciar, mas, ao invés disso, minha voz ressou no mundo inteiro. Tornou-se pública uma realidade de opressão, violência e descaso do seu mundo, da sua sociedade.
Eu tenho pensado tanto na situação do nosso país. Um lugar bonito, favorecido com uma fauna e uma flora maravilhosas, um povo tão pacífico, acolhedor, e tão mal administrado. Quanta corrupção! Tanta riqueza desviada, que poderia ter sido utilizada para o bem comum.
Eu entendo que o melhor regime político é sem dúvida a democracia. Mas, como é mal administrada a nossa. Nem parece uma. Não há interesse, parece-me, de se realizar algo de bom pela nação, os representantes do povo apenas cuidam e administram seus próprios interesses. E o pior é a cara de pau com que encaram o povo, e a disfarçatez com que proferem suas mentiras.
É desanimador. Sabemos que uma grande mudança, e muito séria, tem que haver, A mentalidade e a cultura de nossa sociedade precisam mudar, senão, vamos à bancarrota em menos tempo do que imaginamos.
(Socorro Melo).
3 comentários:
É triste toda esta situação, mas creio que um dia isto vai mudar. Não quero e não voou perder a esperança pois possuo uma fá muito grande em Deus.
Um abraço.
Élys.
Socorro, estou pasma diante de tanta beleza nessa sua postagem! Parabéns pela maneira linda e apaziguadora com que escreves! Sabe, eu amei! Beijinhos! Minha filha tem o livro, sei do sucesso dele, mas a preguiça de ler tomou-me de um jeito, depois de conhecer a Internet! Socorro, Socorro!
Uma bela partilha Socorro nesta sua leitura e pesquisa.
Bem sabemos deste mundo machista, bem sabemos dos regimes por lá e as atrocidades cometidas. Libertar e gritar para o mundo é quase impossível.
Vi a imagem inicial a ternura e guerra. O mundo tem pressionado estes países para uma mudança e daí vem intolerâncias que fomentam violência cada vez mais.
Democracia apenas na definição, Bem sabemos nós que vivemos pelo nordeste, onde tudo é esquecido e discriminado. No domingo tivemos um belo exemplo da democracia nossa. Uma vergonha amiga.
Mas sua postagem vem com uma lucidez e beleza que ilustra esta semana, que lhe desejo seja vitoriosa e leve.
Meu carinhoso abraço amiga.
Que Deus nos proteja.
Postar um comentário