Pegadas de Jesus

Pegadas de Jesus

terça-feira, 13 de dezembro de 2016

COMO VOU ADORNAR MINHA ÁRVORE DE NATAL?






Durante nove dias, antes do Natal, visitamos lares de nossa comunidade católica, que se reúne para se preparar para a grande festa do Natal do Senhor. Sim, porque o Natal é uma festa cristã. As famílias que nos recebem, o fazem com grande alegria. Há casas que são tão pequenas que algumas pessoas ficam do lado de fora, mas, há uma comunhão tão bonita. Daí, refletimos sobre o tema do dia, sobre nossa espiritualidade, sobre o evangelho de Jesus Cristo, sobre a vida em comunidade. Oramos, intercedemos, cantamos, refletimos. Estreitamos laços com essas famílias. Partilhamos vida. Vivemos na busca de Deus. Reconhecemos nossas limitações, fraquezas, mas também a misericordiosa  presença de Deus, manifestada nas pequenas coisas. É tudo tão simples. Tão singelo.

Não tenho mais tempo nem paciência para as badalações. Até porque isso nunca fez parte da minha vida. Apesar da beleza das ornamentações, das luzes, das confraternizações, dos presentes, da ceia de natal, acho tudo isso despropositado. O natal perdeu a sua essência. 

A grande novidade do natal é a boa, porque não dizer a maior, notícia de todos os tempos, o anúncio da redenção do homem por Deus. No entanto,ninguém quer saber disso. Quem se importa com isso? Quem precisa de Deus?

E a humanidade vai seguindo, crente de que pode prescindir Dele. O brilho do orgulho e da vaidade ofusca toda graça. O egoísmo e o individualismo vão dilacerando as almas. A hipocrisia vai escurecendo corações.

O que se vê, nesse mundo tão absurdamente amado pelo homem, que é capaz de ignorar Deus? Desarmonia. Corrupção. Instabilidade. Conflitos. Terrorismo. Perseguição. Guerra. Violência. Desrespeito. Destruição. Desespero. Morte.  Este é o mundo criado pelos homens. E vai melhorar? Do jeito que a coisa anda, não creio.

Deus é fidelíssimo, é cortês, é educado, jamais entrará sem permissão na história de vida de quem quer que seja. Deu-nos liberdade e respeita nossas escolhas. Mas, chegará um dia em que devemos prestar contas. Se queremos fazer parte do seu mundo, da sua vida, devemos endireitar nossos caminhos, devemos construir a nossa árvore de natal com adornos diferenciados.

Eu pretendo enfeitar minha árvore, a qual devo fixar no meu coração, com coisas que agradem a Deus. Pretendo ser menos chata, mais altruísta, menos ignorante... Pretendo ser mais sábia, mais generosa, mais serena, menos orgulhosa, menos vaidosa, e extirpar qualquer sombra de hipocrisia... Pretendo ser mais misericordiosa e me esforçar por aprender amar sempre e cada vez mais, reconhecendo as minhas fraquezas e compreendendo a fraqueza do meu próximo. Será fácil? De jeito nenhum. Então,por que o Mestre disse que o seu jugo era suave e o seu fardo leve? Porque quando nos propomos a andar com Ele, nossas forças são redobradas e o peso se torna pluma. Isso é graça.

Pra dizer que estou cheia desse Natal do Comércio, da hipocrisia reinante das muitas confraternizações, das Campanhas forçadas para ajudar pessoas e Entidades. Há muita falsidade no ar.

O que mais me incomoda é a falta de amor a Deus. São Francisco de Assis chorou essa desgraça. Dizia ele: O AMOR NÃO É AMADO.

Natal é tempo de mudança interior. Tempo de buscar a Deus e deixar se encontrar.

Desejo a todos um feliz, abençoado e verdadeiro Natal! 

Socorro Melo

Participando com Rosélia Bezerra da VII Interação Fraterna de Natal2016, http://www.idade-espiritual.com.br/


5 comentários:

Roselia Bezerra disse...

Boa Tarde, qurida amiga Socorro!
Que bom vc ter vindo agregar valores de fé à nossa festa virtual!
Não somos nem nunca seremos perfeitos pois somos apenas pó e somente Deus é!
Mas o que conta é tentarmos ser santos a medida da proporção da Graça recebida...
Enfocou bem o valor do Natal e foi ótima sua participação para agregar verdadeiros valores à nossa festa virtual. Excelente!
Seja muito feliz e abençoada!
Bjm muito fraterno e Felizes Festas!

Elvira Carvalho disse...

E uma excelente participação Socorro.
O Natal está-se transformando numa festa pagã. Simbolo de boas comidas e muitos presentes.
Este ano vou viajar 300 Kms, para passar o Natal com duas pessoas que pereceram no final de outubro marido e pai.
A netinha parece que não gostou muito, está habituada a que passemos o Natal juntas. Mas ela tem os pais, tios, primos, e os avós maternos. A minha cunhada e a minha sobrinha ficariam sozinhas a lembrar a perda recente.
Um abraço e tudo de bom para si.

xunandinha disse...

querida amiga Socorro, eu quero Deus na minha vida,além disso como disse na minha interação eu vivo o Natal de corpo e alma pois afinal festejamos o nascimento de menino Jesus, adorei a tua mensagem também eu não ligo a consumismo, beijinhos e um forte abraço de coração, feliz Natal e um próspero Ano Novo 2017

pensandoemfamilia disse...

Assim também entendo o Natal, sempre um despertar para nos melhorarmnos como seres humanos cheios de imperfeições.
Feliz Natal.

Suelen Muniz disse...

Oi Socorro,
Realmente muitas pessoas perderam o real sentido do natal e isso não é bom,uma vez que Jesus veio pra nos ensinar valores como o amor,respeito,paz,simplicidade.
E são exatamente os valores que faltam hoje em dia.
Percebe como uma coisa se liga a outra?
Mas ao mudarmos/melhorarmos quem somos podemos colocar todos esses valores em nossas vidas.
Um lindo natal =)