Pegadas de Jesus

Pegadas de Jesus

quarta-feira, 8 de janeiro de 2020

SENTIMENTALISMO TÓXICO



Podres de Mimados – as consequências do sentimentalismo tóxico, de Theodore Dalrymple, numa narração rebuscada, mas, ao mesmo tempo agradável e bem humorada, vai nos remetendo a uma realidade cada vez mais concreta e assustadora do mundo moderno.  Leitura instigante que recomendo.


“ O mundo moderno não é mau. Em alguns aspectos é bom demais e está cheio de virtudes insensatas e desperdiçadas”, diz o escritor britânico G. K. Chesterton. E continua: “ as virtudes enlouqueceram porque foram isoladas umas das outras e estão circulando sozinhas”. Theodore Dalrymple, com os exemplos apresentados ao longo do livro  Pobres e Mimados – as consequênias do sentimentalismo tóxico, dá mostras de que seu conterrâneo tinha razão.

É claro que compaixão e anseio por justiça são sentimentos legítimos. Mas, quando integrados numa compreensão idealizada demais do que é o homem, tais sentimentos tendem a se corromper. É justamente isso que acontece quando primeiro os intelectuais, e depois a população em geral, aderem à perspectiva romântica, segundo a qual o homem nasce bom, mas é transformado, corrompido por uma sociedade má. Disso decorre o raciocínio de Dalrymple “ a exibição de vícios tornou-se prova de que o homem foi maltratado. Aquilo que se considerava defeito moral tornou-se condição de vítima, consciente ou não; e, como a humanidade tinha nascido feliz, além de boa, a infelicidade e o sofrimento eram igualmente prova de maus-tratos e vitimização. Para restaurar no homem seu estado original e natural de bondade e felicidade, era necessário, portanto, uma engenharia social em larga escala. Não surpreende que a revolução romântica tenha levado à era dos massacres por razões ideológicas”.

À perspectiva romântica, o autor – que não tem crença religiosa – contrapõe a visão cristã, evidenciando de que maneira esta é muito menos sentimentalista que a secular. De acordo com Dalrymple: “ O secularista enxerga vítimas por toda parte, hordas de sofredores que precisam ser resgatados da injustiça. Nessas circunstâncias, tornou-se vantajoso – psicológica e, às vezes, financeiramente – reinvindicar para si a condição de vítima, porque ser uma vítima é ser beneficiário da injustiça. É por isso que tantas pessoas altamente privilegiadas,que, segundo os padrões de todas as populações que já existiram, levam uma vida de conforto, liberdade e possibilidade extraordinárias, reivindicam a condição de vítimas”.

Na visão cristã, a tolice e a maldade são reconhecidas como partes indissociáveis da condição humana, que variam apenas em grau entre os indivíduos. Justamente por isso, “é possível para alguém que acredita no pecado original, o mais útil de todos os mitos, ser perceptivo e compassivo ao mesmo tempo”. Já quem acredita na bondade natural da humanidade, que perdoa tudo porque afirma entender tudo, tende a se tornar indiferente e insensível.  A leitura do livro deixará evidente a estreita relação que há entre sentimentalismo e brutalidade. (Fonte:É Realizações-Editora).

“O sentimentalismo é o progenitor, o avô e a parteira da brutalidade”
Theodore Dalrymple.

Nenhum comentário: