O Parque dos Dinossauros, situado em Sousa-PB, é um dos maiores sitios arqueológicos, com aproximadamente 21 sitios, de pegadas preservadas do mundo. Foram observadas pegadas fossilizadas de mais de 80 espécies, a maioria de dinossauros carnívoros. As pegadas variam entre 5 cm e 40 cm. Segundo estudos, grande partes dos vestígios encontrados eram de dinossauros voadores. Em suas trilhas é possível observar vestígios (pegadas) também de dinossauros herbívoros, como o Iguanodonte mantelli, supostamente de quatro toneladas, e de carnívoros como o Velociraptor, com aproximadamente duas toneladas. As pegadas podem ser observadas em 13 camadas. É fato que, duas pegadas do parque foram roubadas, e foram localizadas, uma em Boston (E.U.A) e a outra a França. Esses animais viveram nessa região à aproximadamente 110 milhões de anos, e o parque foi descoberto pelo geólogo Luciano Jaques de Moraes. Apesar do esforço para manter o parque em perfeitas condições, o incentivo dado por parte dos governos municipal e estadual é assim como o parque, “pré-histórico”, arcaico, obsoleto. O parque assim como seus guias, são mantidos pelos turistas.(L.C.)
São muitos os cientistas (brasileiros e estrangeiros), turistas e curiosos que vêm à Paraíba para visitar o Parque dos Dinossauros: uma área de 40 ha, de propriedade da prefeitura. Lá você encontra um pequeno museu onde se vêem réplicas de pegadas, mapas e maquetes que mostram a formação do solo. É lá que fica o leito do Rio das Pedras, onde podem ser vistas, ao vivo, as trilhas deixadas por tiranossauros, arnossauros e e iguanodontes. Fonte: Wikipédia
Imagens do Google
Gente, alguém saberia me explicar como se rouba uma pegada de dinossauro? kkk
16 comentários:
Incrível Socorro!
Achei maravilhoso,,, vou convidar meu marido a esse passeio.
Xeros
Nossa que legal , adorei as fotos
bjs
Bem legal isso e as crianças devem adorar e ficar empolgadas!beijos,chica
Eu não tinha conhecimento que em Souza existia o Parque dos Dinossauros. Muito interessante e as autoridades devem fazer um esforço para conservá-lo o melhor possível.
Um abraço.
Poxa que demais!!! Obrigada pelo post...eu adorei. Quem sabe um dia heim...um belo passeio.
Tenha um lindo final de tarde.
Beijos doces e perfumados.
OLá Socorro,
Interessante, essa história dos dinossauros sempre deram e dão muito que pensar, relativamente ao seu desaparecimento e nada é conclusivo!
Em Portugal também há sítios sinalizados de pegadas de dinossauros, o mais visitado é o parque da Lourinhã, mas devia ser melhor explorado turisticamente, por cá há falta de ideias e cada vez mais falta de dinheiro! Vi uma ocasião uma exposição itenerante de dinossauros, mas com carácter científico e gostei bastante.
Beijinhos,
Manú
Incrível, Socorro, não conhecia tal lugar!
Deve ser mesmo muito interessante.
bjs cariocas
Oi, gente!
O lugar é bem interessante sim, vale a pena conhecer.
Alexandre, não precisa ficar rico não, pra conhecer o Nordeste, viu? Basta só se organizar um pouquinho, kkk
Sou pernambucana, mas, tenho grande admiração pela Paraíba.
Obrigada a todos e voltem sempre.
Grande abraço
Socorro Melo
Eu também gostaria de saber Socorro. Quando li não acreditei. Até isso roubam do Brasil? Já não chega a Amazônia?
Eu adoro lugares assim e gostaria muito de conhecer.
Obrigada por partilhar.
Bjs no coração!
Nilce
Que lugar lindo Socorro!
Adoraria conhecer.
Olha, eu não faço idéia de como se rouba uma pegada de dinossauro não..rsrsrs
Amiga, obrigada pelas palavras tão carinhosas. Estava bem mal da gripe e foi muito bom encontrar tanto carinho ao melhorar. :D
Beijo grande
Também desconhecia esse Parque dos Dinossauros. Muito interessante!
Fez-me lembrar a exposição que vi no Verão no Museu da Ciência em Londres, com os meus netinhos! Eles deliraram e eu também.
( O Poema de Natal é mesmo meu).
Bjs. Bombom
Como é bom qdo alguém traz até a gente algo assim tão lindo! Pior é que eu nem imaginava que isto pudesse existir aqui no meu Brasil!!!!!!!!!
Ana Karla!
Se programe e vá mesmo, é interessante.
Estou tendo dificuldades para comentar no seu Blog.
Beijos :)
É gente, acho que muitos brasileiros não sabem da existência destes sítios arqueológicos da Paraíba, mas, pudera, né? não são divulgados.
Abração a todos e brigaduuuuuu
Estive ai em Sousa agora em julho 2011 e fui conhecer o museu e tudo mais ali. Fui muito construtivo e vale a pena. Voce está de parabens!
Olá meu nome é Katarima Maciel.Sou da Paraíba moro na cidade de Sumé,que é meia pequena só que bem formosa!Minha mãe estuda em Sousa.Ela mora no centro,e a gente passeia por lá de vez em quando.Lá faz um calorzão!!
e otimo la adorei
Postar um comentário